Ana Lúcia destaca obras da Prefeitura em comunidades vulneráveis e Semana de Combate ao TAG
“Nós estivemos em alguns bairros localizados na grande Casa Amarela, fomos observar o quanto nós temos avançado em obras. O prefeito João Campos (PSB) tem trabalhado arduamente para atender os mais vulneráveis”, relatou a vereadora. “Em todas as escadarias em que eu tive a oportunidade de subir há uns dois anos eu encontrei os corrimões, eu encontrei as escadarias requalificadas. Eu encontrei a população contemplando obras de mais de 40 anos de anseio”.
Ao plenário, Ana Lúcia argumentou que a Prefeitura realiza obras em áreas mais bem equipadas da cidade com o intuito de beneficiar a população em geral, mas sem esquecer dos locais mais necessitados do Recife. Em seu pronunciamento, ela mencionou algumas reações ao anúncio da construção da Orla Parque, projeto de requalificação e integração da orla de Boa Viagem a Brasília Teimosa.
“Foi feita uma pesquisa para dar respaldo à obra de requalificação da orla e 70% da população recifense entende que a orla de Boa Viagem é o local para se divertir, se encontrar, tomar o caldinho, conversar. É o lazer mais democrático desta cidade”, disse. “Fiquei preocupada quando alguns disseram: mas e para os mais vulneráveis? E para as pessoas que estão nos morros, nos locais de difícil acesso? E aí eu disse: a gente também tem acompanhado. E eu retornei a alguns bairros onde temos contato com algumas famílias e percebemos que, de fato, lá também existem muitas obras”.
Semana de Combate ao TAG - No grande expediente, a vereadora Ana Lúcia destacou o projeto de lei 125/2021 que institui, no Calendário Oficial de Eventos do Recife, a Semana Municipal de Conscientização, Prevenção e Combate ao Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG). A proposição é de autoria da parlamentar.
“Essa é uma temática muito discutida atualmente, sobretudo quando a gente fala de saúde mental. E todas as vezes em que a gente trata do TAG, a gente lembra que precisamos de conscientização, prevenção e de combate mesmo. No projeto que tramita nessa Casa, ele traz, no parágrafo único, a Semana que será celebrada anualmente, no dia 10 de outubro, Dia Mundial da Saúde Mental. Que a gente possa tratar de desenvolver ações de prevenção, fomentar e capacitar agentes educacionais e profissionais que estão na ponta dentro das escolas”.
Ana Lúcia ressaltou a importância do evento na comunidade escolar e recordou de uma notícia veiculada na imprensa sobre ansiedade em alunos. “ São campanhas educativas que venham a coibir a prática do bullying dentro das unidades de ensino e estimular práticas de desenvolvimento restaurativas. Recordo matéria do portal G1 que retratou uma crise de ansiedade geral em estudantes dentro de salas de aula. Esses momentos ocorrem quando eles vão passar por atividades que necessitam, por exemplo, de notas. Precisamos fomentar, dentro das unidades de ensino, equipes multiprofissionais que farão o atendimento e prevenção. A conversa se faz necessária uma vez que os estudantes, por muitas vezes, não têm aparato dentro das famílias. É preciso ter um olhar muito focado para entender o porquê deles estarem tão preocupados excessivamente com determinado assunto”.
No aparte, Aline Marino (PP) disse que existe Lei Municipal, de sua autoria, que torna obrigatória, nas escolas e creches municipais do Recife, a presença de profissionais que estejam habilitados a prestar primeiros socorros, bem como fazer os devidos encaminhamentos à unidade médica, quando necessário (Lei 17.643). Ela também citou a Lei 18.410/2017, também de sua autoria, a qual institui no Calendário Oficial do Recife, o "Mês de Prevenção e Combate ao Bullying Escolar", a ser celebrado anualmente no mês de abril, recebendo a denominação de "Abril Laranja". “Conversando com diretores, psicóloga e corpo docente de uma escola particular, foi surpreendente porque não sabiam que já existe uma lei acerca do bullying nas escolas. Essa Lei abrange escolas públicas como particulares. Não podemos, principalmente no momento em que nós vivemos, deixar que vire letra morta. A escola ficou muito interessada e me prometeu que já começaria a fazer campanhas”.
Clique aqui ou aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 09.10.2023