Banda Sinfônica do Recife e maestro Nenéu Liberalquino são homenageados na Câmara Municipal
Além dos parlamentares, a mesa de honra da solenidade foi composta pelo maestro regente da Banda Sinfônica do Recife, Nenéu Liberalquino; pelo secretário de Cultura do Recife, Ricardo Mello; e pela chefe de divisão de produção artística da Banda Sinfônica do Recife, Ivaneide Pereira do Nascimento. Também foram realizadas apresentações musicais pela cantora Anastácia Rodrigues e pela rabequeira Aglaia Costa.
Autora da homenagem, a vereadora Cida Pedrosa destacou a importância da presença de profissionais da cultura na Casa de José Mariano como um incentivo à promoção da cultura na cidade. Segundo ela, os 65 anos de existência da Banda Sinfônica representam um legado para o Recife. "A comemoração é em homenagem a todos os maestros que já conduziram a Banda Sinfônica: ao maestro Edson Rodrigues; ao maestro Duda; ao maestro Ademir Araújo; ao maestro Ricardo Normando; e ao querido maestro Nenéu Liberalquino que, por 21 anos seguidos, continua regendo este coletivo que faz vibrar a cidade do Recife”. Ela recitou um trecho do seu livro "Solo para Vialejo".
A vereadora falou sobre a fundação da Banda Sinfônica, no dia 7 de outubro de 1958, que teve a sua primeira apresentação dois meses depois, em dezembro do mesmo ano. "Pelas mãos do prefeito Pelópidas Silveira, foi criada a Banda Sinfônica do Recife, que teve sua estreia pública no dia 24 de dezembro do mesmo ano, no nosso Sítio da Trindade, palco de tantas lutas e testemunha de tantas conquistas. Em um salto no tempo, chegamos a 2023. Hoje, 9 de outubro de 2023, nesta Casa do Recife, comemoramos a existência de nossa banda por 65 anos seguidos. Quero dedicar um agradecimento especial à Prefeitura do Recife, à Fundação de Cultura do Recife, mantenedores desse rico patrimônio da cidade, e ao Teatro do Parque, território de pouso que acolhe a Banda há tantos anos".
Em um agradecimento especial ao atual maestro da Banda, Nenéu Liberalquino, e também homenageado, Cida Pedrosa afirmou que o olhar dele aproxima a Banda dos recifenses. "Sua delicadeza em contraste com a firme conduta o fez líder de um grupo com tantas potências juntas. Cada musicista deste grupo carrega em si um mundo de sabedorias, sonhos e desejos. Saberes e caminhos. E Nenéu sabe lidar e respeitar essas diferenças. O maestro, com o seu olhar particular, aproxima cada vez mais a Banda do povo do Recife. A sensação que tenho quando vou a um concerto é de que cada pessoa da plateia se comporta como se a Banda fosse sua, de tanta intimidade que tem. E isso tem muito a ver com a condução do seu regente", detalhou.
O secretário de Cultura do Recife, Ricardo Mello, ressaltou que os 65 anos da Banda simbolizam amor e afeto. "Viver momentos como esses nos retroalimentam. Nenéu, além de inspirado, ele é inspirador e, estar aqui com ele e com Ivaneide representando esse conjunto, também. A forma como vocês se colocaram a cada homenageado já diz muito do que é esse conjunto, essa forma espontânea, calorosa, carinhosa, festiva, solidária e companheira diz muito do que vocês entregam. A participação de cada um [dos integrantes] são instrumentos reunidos que se transformam em um grande instrumento de acesso à arte e descoberta. Quando falamos sobre a Banda, sentimos esse cuidado, afeto e zelo que existe".
Por sua vez, Nenéu Liberalquino, que representou os homenageados, agradeceu pelos 21 anos à frente da Banda. "Construímos uma família. Eu me sinto em casa quando estou ensaiando, sinto esse clima de família na Banda. Quero parabenizar a todos os musicistas que já fizeram parte da banda e todos aqueles que eu tenho trabalhado ao longo desses 21 anos e também os novos instrumentistas que entraram a pouco tempo. Isso é um trabalho coletivo e cada um tem o seu papel, mas todos são protagonistas desse trabalho, e eu me sinto muito feliz por estar a frente desse grupo. A soma disso tudo é o carinho que temos recebido do público, que está sempre presente nos nossos concertos e sempre renovando a plateia".
Já a chefe de divisão de produção artística do grupo, Ivaneide Pereira do Nascimento, lembrou que assumiu a gestão da Banda em 2003, e que passou por vários períodos difíceis e bons desde então. "Os primeiros dias e anos foram bem assustadores e desafiadores. Eu me coloquei nesse desafio porque trabalhar com Nenéu Liberalquino é sempre buscar excelência de qualidade, os músicos estão aqui para comprovar isso. A Banda teve um período muito difícil em 2010, quando tivemos que sair do Teatro do Parque porque estava com a estrutura precária. Passamos um tempo ensaiando no Teatro de Santa Isabel e também no Mamam. Mas continuamos com o carinho e o afeto de sempre porque, quando você coloca amor no que faz, por mais difíceis que as coisas sejam, elas parecem prazerosas. Mesmo tendo ficado de 2010 a 2021 sem local, nunca deixamos de realizar um concerto e ter a casa cheia", salientou.
O vereador Almir Fernando, presidente da reunião solene, afirmou que a homenagem feita pela vereadora Cida Pedrosa foi acertada. "Vimos que as pessoas têm um enorme prazer em estar ali e fazer parte da Banda Sinfônica do Recife. Pudemos ver a alegria das pessoas e também ficamos felizes com isso".
Homenageados (as) que receberam placas:
1. Maestro Duda
2. Maestro Edson Rodrigues
3. Maestro Ricardo Normando
4. Maestro Ademir Araújo
5. Maestro Nenéu Liberalquino – 21 anos Regendo a Banda Sinfônica do Recife
6. Ivaneide Pereira do Nascimento
Homenageados (as) que receberam certificados:
1. ADÃO JOSÉ DOS SANTOS
2. ADEMIR CLAUDINO DA SILVA
3. ADRIANA DO NASCIMENTO SILVA
4. ADRIANO LIMA SILVA
5. ADMÁRIO VIEIRA DA SILVA
6. ALEXANDRE LUIS DE FREITAS SANTOS
7. ANA KÉZIA DA SILVA FERREIRA
8. ANTÔNIO JUSTO DE OLIVEIRA SILVA
9. AYRTON VINICIUS QUEIROZ PINTO
10. CÉLIO COELHO DE MELO
11. CLEYBSON LIMA CAVALCANTE
12. DEIVIDY BATISTA DE BARROS
13. DIÓGENES FRANCISCO PIRES
14. ELIEL CORREIA DA SILVA
15. ELIEL FERREIRA DA SILVA
16. ELÍUDO PEREIRA DE SOUZA
17. ELIZABETE BEZERRA DE SÁ LEITÃO
18. ELTONY PEREIRA DO NASCIMENTO
19. EMERSON COELHO DE MELO BARBOSA
20. ERILSON JOSÉ DA SILVA OLIVEIRA
21. EVANDRO SAMPAIO DA NOBREGA
22. EVERALDO MANUEL DE SOUZA
23. FÁBIO PEREIRA DA SILVA
24. FABIANO ANDRÉ FRANCISCO
25. FÁBIO JOSÉ BATISTA
26. FLÁVIO JOSÉ DO NASCIMENTO
27. FLÁVIO SILVA BARROS
28. FLÁVIO ANTÕNIO OLIVEIRA DE SANTANA
29. GENILSON CORREIA PONTES
30. GEORGE ANDRÉ DE BRITO SILVA
31. GILBERTO CORREIA PONTES
32. GILMAR SANTOS SILVA
33. INALDO CAVALCANTE DE ALBUQUERQUE (Spok
34. ISAAC DE SOUZA SANTOS
35. ISABEL GRAZIELA DOS SANTOS
36. ISRAEL INÁCIO DE OLIVEIRA
37. IVALDO VIEIRA DE FREITAS
38. IVANILDO FIGUEIRA DE QUEIROZ
39. JAILSON JOSÉ DA SILVA
40. JEREMIAS MARTINS FLORENTINO
41. JORGE GONÇALVES GUERRA
42. JOSÉ FERNANDES MOREIRA NETO
43. JOSÉ FRANCISCO DE LIMA FILHO
44. JOSÉ HENRIQUE DA SILVA
45. JOSÉ INALDO DA SILVA
46. JOSÉ NILSON LOPES
47. JOSÉ ROQUE DA SILVA NETO
48. JOSEANO LAURIANO DA SILVA
49. JOSUÉ PACHECO DA SILVA
50. LUCAS COSTA ANDRADE
51. LUIZ HENRIQUE PEREIRA
52. MANOEL DEODORO LIBERALQUINO FERREIRA
53. MARCÍLIO DE SOUZA OLIVEIRA JUNIOR
54. MARCELO MARINHEIRO DA SILVA
55. MARCELO PEREIRA DA SILVA
56. MARIA DALVA BASTOS VALENÇA
57. MARLON SILVA FERREIRA
58. MOZART RAMOS DA COSTA
59. NILSON AMARANTE DA SILVA JUNIOR
60. NIVALDO QUEIROZ DE SOUZA
61. RAFHAEL SOARES PESSOA
62. RENAN FELIPE SANTOS REZENDE
63. RICARDO SILVA FRAGA
64. SERGIO RICARDO SOARES DA SILVA
65. SEVERINO CRISÓSTOMO DOS SANTOS
66. SEVERINO RAMOS DE ASSIS FILHO
67. SILVIO PESSOA CAVALCANTI
68. TALLES IAN CIPRIANO DOS SANTOS
69. THALLYANA BARBOSA DA SILVA SILVEIRA
70. THOMAS DE LIMA BARROS
71. THIAGO FOURNIER DE CAMARGO
72. VALDERISA FIGUEIRA GONZAGA
73. VERA LÚCIA LOPES SALVADOR
74. LEONICE BEZERRA DA SILVA
75. VALDEMAR PEDRA RICA FILHO
Em 09.10.2023
Clique aqui e acompanhe a solenidade na íntegra.