Bispo Paulo Ortêncio Filho é cidadão do Recife
Luiz Eustáquio disse que estava emocionado com a solenidade e citou os projetos que o Bispo Paulo Ortêncio Filho vem dirigindo em benefício dos que necessitam. “Esse é um momento muito importante e é muito bom poder entregar um Título a uma pessoa que você conhece bem. O Bispo Paulo Filho é um homem que faz muito pelo Recife. Ao longo dos anos, fomos construindo uma amizade e ele tem realizado diversas ações em prol dos pernambucanos com um amplo trabalho de ressocialização e evangelização com detentos de complexos prisionais do Estado. O Bispo criou o Projeto Vida Nova, que proporciona apoio a famílias da comunidade “Ceuzinho”, atendendo cerca de 90 famílias oferecendo cursos e recreação às crianças carentes. E é de sua iniciativa o Projeto Emanuel, que beneficia por mês 100 moradores em situação de rua. É uma igreja que tem crescido muito e a gente encontra harmonia. E isso é magnífico. Ela não leva somente a mensagem do Evangelho, mas ela também leva o amor de várias formas para as pessoas, o amor do ombro amigo e faz missões de levar alimento. Ele faz viagens ao interior, então ele é um cidadão além do Recife”.
Luiz Eustáquio falou da importância do pastor para o Recife, detalhou a luta nos projetos, os conselhos aos fiéis e ressaltou que o religioso é merecedor do Título de Cidadão. “É merecedor de ser cidadão do Recife, muito tem feito por esta cidade e muito ainda vai fazer com a graça de Deus. Ele não para de trabalhar, não poupa esforços, horário, faz campanha de jejum e oração de 21 dias. Ele estimula os fiéis a lerem livros, a Bíblia todos os anos, ensinando a palavra de Deus que esse é o seu papel. Tudo isso agrada o coração de Deus. E quando Deus se agrada, Ele honra. Então, você está sendo honrado aqui, primeiramente por Deus, depois por nós. E o Senhor honra aqueles que o servem com verdade e com um coração limpo. Hoje podemos dizer para todo o Recife que esse filho tem feito muito”. Depois das palavras do vereador Luiz Eustáquio, o músico Elizeu Alves fez uma apresentação musical, na voz e violão, assim como o coral Coro da Família.
Paulo Ortêncio, bispo e pai do homenageado, dirigiu-se à tribuna para tecer palavras de agradecimento pelo Título ao filho Cidadão do Recife. “A palavra de Deus diz que o homem que teme ao Senhor, ele é honrado pelo Senhor. É um dos requisitos para que a pessoa tenha sucesso na vida. E sucesso não é aquisição de coisas porque as coisas passam. E transmitimos para os nossos filhos o temor (honra, respeito e consideração) a Deus. Por isso, Paulo Ortêncio Filho tem essa visão de ter recebido o temor de Deus e continua nesse mesmo propósito. E os netos continuarão esse mesmo sucesso, sendo sucessores permanentes do temor de Deus”.
O mais novo cidadão recifense, Paulo Ortêncio Filho, enalteceu os sentimentos de gratidão, em vários momentos do discurso, e da importância da fé na vida das pessoas. “Nós não somos gratos porque somos felizes. Nós somos felizes porque somos gratos. Isso tem a ver com o legado e eu quero começar falando sobre gratidão e legado porque tem tudo a ver com esse momento. Eu aprendi que nós não vemos as coisas como elas são, nós a enxergamos como nós somos e legado é muito mais do que herança. Legado é aquilo que as pessoas colocam em nós e não simplesmente deixam para nós. Porque o que deixam para nós, nós acabamos. Você ganha um carro, uma casa, você vende, destrói, mas quando uma semente é colocada dentro do que o seu coração, como fé e esperança são plantadas no seu coração, você começa a viver o DNA daquilo que lhe foi plantado”.
O líder religioso destacou expansão da Igreja e agradeceu a família, Luiz Eustáquio pela honraria e fez questão de ressaltar o valor de Deus. “Da cidade do Recife nós começamos a alcançar outros lugares, outras cidades, outros estados e até fora do país. Porque Deus nos deu raízes, mas Deus também nos deu asas e nos fez prósperos na Terra onde Ele nos plantou. Por isso eu começo agradecendo a Deus por aquilo que Ele fez, aquilo que Ele está fazendo e por aquilo que Ele ainda vai fazer. Obrigado à minha família e ao reconhecimento da cidade, por meio de Luiz Eustáquio, embora sabendo que o mérito é do Senhor em mim. Porque se Deus não estivesse trabalhando em mim, com certeza eu não estaria hoje, aqui. Como disse meu pai, citando o livro de João, Capítulo três, o homem não pode receber coisa alguma se do céu não lhe for dada. Minha palavra de gratidão nessa noite e que Deus continue abençoando cada um de vocês”.
Ao concluir a solenidade, Tadeu Calheiros disse que o Título de Cidadão é sinônimo de reconhecimento. “Um Título de Cidadão do Recife para todos nós, recifenses, nascidos ou outorgados, é motivo de muito orgulho. Sabemos o que é ser filho dessa terra, frutificar nessa terra e fincar raízes. A entrega do Título de Cidadão é o reconhecimento de fato para aquilo que as pessoas já o fazem no seu dia a dia que é contribuir para o desenvolvimento da cidade. Sem sombra de dúvida, por tudo que foi falado, pela quantidade de fiéis que aqui está e pelo que eu pude pesquisar e conversar, esse Título se faz mais do que justo e merecido. O Recife ganha com isso. Parabéns, Luiz Eustáquio, pela iniciativa e parabéns ao Bispo Paulo Ortêncio Filho”.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 02.10.2023