Câmara concede homenagens a instituições que disseminam o baseball no Recife

A Câmara do Recife promoveu nesta sexta-feira (6) uma reunião solene dedicada à cultura do baseball na capital pernambucana. Na cerimônia, idealizada pelo vereador Marco Aurélio Filho (PRTB), foram homenageadas três instituições ligadas ao fomento ao desporto no município: o time Recife Mariners Baseball, a organização sem fins lucrativos Project Beisbol, e o Consulado Geral dos Estados Unidos da América (EUA) no Recife. O vereador Felipe Alecrim (PSC) presidiu a solenidade.

A reunião marca a realização de uma etapa local do projeto Unidos pelo Beisebol: MLBPAA Tour do Brasil 2023, promovido pelo Project Beisbol (EUA), pela Associação dos Ex-jogadores da Major League Baseball (MLBPAA), e pelo Recife Mariners Baseball, com apoio do Consulado Geral dos EUA no Recife. O evento, que acontece na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) nesta sexta-feira e no sábado (7), vai contar com ações e oficinas que prometem aproximar crianças e treinadores do Recife de nomes como André Rienzo, Paulo Orlando, Marvin Benard, Desi Relaford e Pedro Feliz.

Em seu discurso, Marco Aurélio Filho demonstrou preocupação com o baixo envolvimento da população brasileira adulta com atividades esportivas e lembrou que 58% das escolas públicas de Ensino Fundamental do País não possuem quadras esportivas, segundo o Censo Escolar de 2022. “O poder público ainda é muito falho na atenção ao esporte. A gente precisa trazer a responsabilidade nessa construção da conscientização do esporte na construção cidadã, e, acima de tudo, como uma política pública efetiva que transforma a vida das pessoas”.

O parlamentar afirmou que, ao se deparar com o trabalho realizado pelo Recife Mariners Baseball, percebeu que a iniciativa precisava ser colocada em evidência por meio da Câmara Municipal. Na solenidade, o time foi representado por seu presidente, Jaime Natrodt. “Eu não sabia que tinha baseball aqui. E quando ele [Natrodt] foi me mostrando o trabalho que era feito, quando ele foi me mostrando o que estava acontecendo, eu disse a ele: a gente precisa trazer à baila essa atuação de vocês. A gente precisa mostrar para o Recife, mostrar para Pernambuco que aqui existe baseball e que o baseball também é uma modalidade que transforma a vida das pessoas”.

Após a entrega dos certificados de homenagem, os representantes das três entidades ocuparam, um de cada vez, a tribuna do plenário para tecerem as suas considerações.

Jaime Natrodt delineou a história recente do desenvolvimento do baseball no Recife. De acordo com ele, esse movimento nasceu há 15 anos e, a partir de 2016, ganhou também um braço voltado a projetos sociais em espaços como os Centros Comunitários da Paz (Compaz). “Desde 2007 até hoje, o baseball é uma paixão neste Estado e nesta cidade, e é uma paixão que vem crescendo cada vez mais. Nós ficamos muito felizes por levar esse esporte como uma paixão, porque a gente entende que o baseball é transformador, é mudança de vida nas pessoas. De 2016 para cá, entendemos que temos que levar essa paixão a outras pessoas”.

A instituição Project Beisbol foi representada por Justin Halladay. De acordo com ele, o Recife possui os elementos necessários para que a prática do baseball floresça, mas é preciso haver esforços do poder público para que isso aconteça. “O esporte do baseball requer que todos trabalhem juntos. É um esporte muito custoso”, considerou. “Sem isso, o esporte não vai crescer. Precisamos que o governo local dedique seus recursos, tempo e sabedoria ao processo”.

Já a cônsul-geral dos EUA no Recife, May Baptista, discursou sobre o poder do esporte para criar pontes sociais. “Parabéns aos jogadores e diretores dedicados a disseminar uma das nossas paixões nacionais. Na minha carreira diplomática, atuei alguns anos como diretora de programas de diplomacia esportiva. O esporte sempre se mostrou como ferramenta essencial na conexão de pessoas e valores. É com o esporte que unimos jovens e adultos, cidadãos de diferentes países, de diferentes realidades sociais, e juntos nos conectamos num só objetivo: colaborar.

Ao final da solenidade, Felipe Alecrim classificou Marco Aurélio Filho como um vereador “que busca construir políticas públicas que, de fato, transformam a vida das pessoas e também a nossa cidade” e também teceu comentários sobre o poder social do esporte. “É muito visionário perceber que o esporte tem, também, esse papel fundamental de transformar vidas, especialmente daquelas pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social, que não são poucas aqui na nossa cidade”.

Clique aqui e assista à matéria do TV Câmara do Recife.

Em 06.10.2023