Câmara do Recife celebra Dia Internacional do Idoso

O Dia Internacional do Idoso, celebrado anualmente em 1ª de outubro desde 1990, foi comemorado em reunião solene realizada na Câmara do Recife na tarde desta segunda-feira (2), por iniciativa do vereador Tadeu Calheiros (Podemos), que prestou reconhecimento a 15 pessoas de diversas áreas profissionais. A data foi criada pela Assembleia Geral das Nações Unidas com o objetivo de provocar reflexões sobre os desafios do envelhecimento e da necessidade de políticas públicas que favoreçam a autonomia e o envelhecimento saudável. A solenidade foi presidida pelo vereador Felipe Alecrim (PSC).

Compuseram a mesa de honra, além dos vereadores, a presidente da Sociedade de Geriatria e Gerontologia de Pernambuco, Sandra Brotto; a enfermeira, mestre em psicologia clínica e especialista em gerontologia, Telma Souza; a coordenadora da Unicap Prata - Universidade Para Todas as Idades, Cirlene Silva; e a gerente do Conselho da Pessoa Idosa do Recife, Cora Cacilda. Durante a solenidade também foi realizada uma apresentação musical do grupo formado por estudantes de música, Saint’s Kids. 

O vereador Tadeu Calheiros, autor da iniciativa, apresentou dados do Índice Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que mostram que o Brasil já soma mais de 33 milhões de idosos e, por isso a importância em celebrar a data. “Hoje, o País já conta com mais idosos do que pessoas de até 9 anos de idade. O Estatuto do Idoso, que está completando 20 anos, foi um importante marco para a proteção da nossa população idosa. Mas é preciso ir além. É preciso fiscalizar, fazer cumprir o que manda a lei e pensar em novas formas de melhorar a vida da população. Isso aumenta a nossa responsabilidade e nos motiva a ir além. Já travamos importantes lutas aqui na Casa para garantir mais vacinação, mais recursos para a saúde”. 

O parlamentar falou da valorização e dos avanços no Sistema Único de Saúde (SUS), para que os idosos possam ter um melhor atendimento e maior atenção. “É uma demanda que cresce a cada dia. Precisamos de mais profissionais de saúde, de mais investimento, de centros especializados para saúde do idoso. Não podemos admitir tanta demora para realização de exames que são fundamentais e que podem salvar vidas. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o número de pessoas com idade superior a 60 anos chegará a dois bilhões  até 2050; isso representará um quinto da população mundial”, pontuou. 

Segundo ele, ao apresentar dados do Ministério da Saúde, a população idosa do Brasil ultrapassará o total de crianças entre zero e 14 anos em 2030. “Isso vai chegar e precisamos estar prontos para estar com essa quantidade de idosos. Porque eu quero, no futuro, estar aí, no lugar de vocês, recebendo essa homenagem pela minha trajetória de vida, pela experiência que eu sei que vocês tem pra dar e vender. E que assim seja. Olhar para o futuro, como eu disse, é fundamental. Mas, hoje, eu quero parabenizar vocês pelos belos exemplos de vida que tivemos a oportunidade de conhecer. Eu estou muito feliz pelo dia de hoje e desejo uma vida longa a todos vocês”. 

O vereador Tadeu Calheiros entregou certificados a 15 idosos que atuam e se destacam em áreas como comunicação, saúde, serviços gerais, pesquisa e educação. Uma das homenageadas, Celeste Colaço da Silva, que é auxiliar de serviços gerais, agradeceu por ter conseguido criar os filhos e pela homenagem recebida. Além disso, junto aos convidados, ela fez uma oração do Pai Nosso. 

Por sua vez, a enfermeira, mestre em psicologia clínica e especialista em gerontologia, Telma Souza, agradeceu pelo reconhecimento no amplo conhecimento na temática do envelhecimento e políticas públicas. “É um privilégio para mim estar aqui. Eu acompanho os relatos de vida de cada um que está aqui e nos afirma o que as pesquisas apontam em relação ao envelhecimento ativo. O engraçado é que alguns deles não conhecem a filosofia Ikigai, que é da razão do que o faz levantar todos os dias, mas vivem na prática. Nos relatos de vida de cada um, percebemos algumas características necessárias para o envelhecimento positivo, que é ter autoestima, otimismo, bom humor”. 

Emocionada, Telma Souza fez questão de fazer um alerta aos mais jovens sobre o cuidado com o idoso. “Vocês não podem gostar de algo sem conhecer. Conheçam os seus idosos, a sociedade precisa valorizar a intergeracionalidade. Ser velho é a categoria de maior inclusão: pobre, rico, preto, branco, homossexual, heterossexual, não importa. Completou 60 anos aqui no Brasil, é idoso. Vivemos num País de polarização, mas precisamos manter a nossa essência”, destacou. 

A presidente da Sociedade de Geriatria e Gerontologia de Pernambuco, Sandra Brotto, informou que, apesar do nome, a instituição ainda é jovem, pois foi fundada em 1961, no Rio de Janeiro, e em 1998 no Recife. “O objetivo da Sociedade é tentar agregar os médicos e outros profissionais no envelhecimento, para que a gente apoie a divulgação e o conhecimento científico. Mas é importante que se diga que a sociedade precisa estar mais perto dos seus idosos. Essa transição demográfica que o Brasil está tendo não é novidade. Os maiores de 80 anos estão crescendo de forma acelerada e isso traz grandes desafios à saúde pública”, pontuou. 

Sandra Brotto mencionou que as pessoas idosas obtiveram vários benefícios após o Estatuto do Idoso ser instituído, mas que ainda precisam de mais avanços. “O Estatuto garantiu e segue garantindo grandes conquistas para essa população. Precisamos falar mais sobre o etarismo, que é o preconceito contra a pessoa idosa, e o amplo conhecimento vai fazer com que a gente busque esses direitos. Enquanto sociedade vamos continuar não só cobrando, mas também atuando”. 

Ao final da solenidade, o vereador Felipe Alecrim afirmou ter sido uma honra presidir a solenidade e que a Câmara do Recife reconhece e valoriza os idosos. “O vereador Tadeu Calheiros é um militante da área da saúde e acredito que os debates nesse campo ferem muito a dignidade da vida humana, que inclui a qualidade de vida dos idosos. Todos os discursos falados aqui mencionaram o trabalho, a fé em Deus e os valores da  família e talvez esse seja o grande segredo da felicidade plena”. 

Homenageados:

ANTÔNIO GONÇALVES DA SILVA - Unicap Prata
BARTOLOMEU MARINHO DE SOUZA - locutor e repórter esportivo
CELESTE COLAÇO DA SILVA – auxiliar de serviços gerais
CRISTINA MARIA DE SOUZA BRITO DIAS – doutora em psicologia, professora aposentada
EDJANE MARIA DAS NEVES CARVALHO – pedagoga aposentada
FÁTIMA MARIA MACIEL – agente comunitária de saúde
JOÃO SOARES DA SILVA – mecânico e motorista
LAUDECI ALVES BEZERRA – técnica de enfermagem
MARIA DAS GRAÇAS PEREIRA GUIMARÃES – agente comunitária de saúde
MARIA DE FÁTIMA NEVES DE BARROS LIMA – agente comunitária de saúde
MARIA DE LUCENA ARAÚJO - escritora
MARIA LÚCIA GOMES DOS PRAZERES - pesquisadora
PEDRO ANTÔNIO DOS SANTOS – pedreiro e instrutor de música
REGINALDO FERREIRA DE MELO - alfaiate
TEREZA CRISTINA PESSOA LOPES – agente comunitária de saúde

Clique aqui e acompanhe a solenidade na íntegra. 

Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.

Em 02.10.2023