Câmara entrega Título de Cidadão do Recife a Jailson Marcos
O vereador Almir Fernando (PCdoB) foi o presidente da solenidade. Ele compôs a mesa de honra com a vereadora autora do requerimento; o homenageado Jailson Marcos; e o estilista Eduardo Ferreira. Como é de praxe, a reunião começou com a execução do Hino Nacional e em seguida a vereadora Aline Mariano foi convidada a ocupar a tribuna e fazer suas considerações.
“O nosso homenageado é potiguar de nascimento, mas radicado há 38 anos no Recife. Já conquistou um público cativo na cidade, e Brasil a fora também, graças à modelagem conceitual de seus calçados e ao desejo de manter um negócio com características tão peculiares, que fica até difícil categorizar se o que ele produz está ligado à tradição artesanal nordestina ou à alta costura”, afirmou a parlamentar.
Aline Mariano lembrou que Jailson Marcos surgiu no cenário da moda “durante a explosão do movimento Mangue Beat, que além da música produzida por bandas como a de Chico Science e Nação Zumbi, também fez renascer a produção do cinema na capital pernambucana e Recife voltou com tudo ao cenário cultural”. Segundo a vereadora, o sapateiro e designer de sapatos construiu uma verdadeira história de sucesso. “Entre os clientes famosos, temos o verdadeiro embaixador da marca, o multiartista Carlinhos Brown, que monta todos os looks com peças do designer”.
Ainda em seu discurso, Aline Mariano abordou momentos da carreira de Jailson Marcos e lembrou que a primeira loja da marca criada por ele foi aberta em 2014 na Galeria Joana D´arc, no Pina, Zona Sul da cidade. “Antes, o ateliê e ponto de venda ficavam na residência dele, no bairro da Torre. São inúmeras criações marcantes e uma produção inteiramente local, artesanal e autoral. Um artista sempre à frente em relação às tendências da moda, ele utiliza em suas criações materiais sustentáveis, seja pelo uso de garrafas PET recicladas ou pelo reaproveitamento de materiais da indústria automobilística”, disse.
Ela concluiu dizendo que era “com muita alegria que está Casa José Mariano concede a Jailson o Título de Cidadão do Recife, mais alta comenda da nossa cidade. Jailson, o Recife te abraça”. Um vídeo sobre o homenageado, produzindo suas famosas peças, no ateliê, foi exibido no telão do plenário da Câmara Municipal. Após a exibição, a cantora Nena Queiroga e o cordelista Toinho Mendes fizeram apresentações. Na sequência, Aline Mariano entregou o Título de Cidadão do Recife a Jailson Marcos, com a respectiva medalha. Mais um vídeo foi exibido, com depoimento de Carlinhos Brown, dizendo por que usa as sandálias produzidas por Jailson. O cantor Gustavo Travassos cantou uma música para o homenageado.
Quando o mais novo Cidadão do Recife ocupou a tribuna, para fazer o discurso de agradecimento, disse que se sentia feliz por estar recebendo “este Título na presença de todos, da minha família, dos amigos, clientes, e equipe de trabalho”. Ele agradeceu pelo Título não só à vereadora Aline Mariano como também a todos os vereadores e vereadoras do Recife. Também fez agradecimentos especiais à cantora Nena Queiroga e à irmã Telma Araújo.
“Já se passaram 38 anos desde que vim morar aqui no Recife e, desde então, passei e me sentir um recifense por emoção”. Jailson Marcos falou que, na cidade, conquistou amigos e disse que o seu “amor e encanto por esta cidade é anterior à época que vim a morar aqui”. Lembrou que ficava encantado “quando vinha passar as férias aqui, na casa de minha irmã. Lembro-me da primeira visita que fiz à Casa da Cultura. Para mim foi uma experiência impactante”.
Ele disse que sentiu o mesmo impacto quando visitou o Mercado de São José e teve a ideia de confeccionar a primeira sandália de couro. “No campo da fé foi aqui no Recife que descobri a minha devoção a Nossa Senhora do Carmo, padroeira oficial, e a Nossa Senhora da Conceição, padroeira afetiva. Foram dois momentos fundamentais para agradecimento e renovação de minha fé”, disse.
Jailson Marcos afirmou que “esse Título tem um significado especial, pois foi aqui no Recife que me descobri sapateiro e artesão. E depois fui reconhecido como designer de sapato. Mas é como sapateiro que gosto de ser chamado. No Recife, estabeleci muito amigos, sobretudo com o estilista e irmão Eduardo Ferreira, que me conectou com a moda”. No final, ele disse que o Título era um reconhecimento do seu trabalho e que se sentia orgulhoso com a comenda. No encerramento da solenidade, o vereador Almir Fernando, que presidiu a reunião, convidou a todos para acompanharem o Hino da Cidade do Recife.
.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 04.10.2023.