Câmara presta homenagem a fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais
Além dos parlamentares, compuseram a mesa honra o presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 1ª Região (CREFITO-1), Flávio Maciel, e o presidente do Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais do Estado de Pernambuco (Sinfito/PE), Cristiano Batista.
Em seu discurso de homenagem na tribuna da Câmara, Tadeu Calheiros enfatizou a relevância das duas profissões para o sistema de saúde e para os pacientes. “São trabalhos que vão muito além da recuperação das habilidades e capacidades físicas e cognitivas: devolvem autoestima; confiança; alívio; autonomia; superação de obstáculos, devolvem qualidade de vida”.
A respeito da fisioterapia, Calheiros salientou o trabalho exercido pela categoria durante a pandemia de covid-19 e, também, nas mais diversas situações que envolvem o cuidado com a saúde. “Além de cuidarem da parte respiratória, são inúmeras as áreas de atuação dos fisioterapeutas, entre elas, aquática, cardiovascular, do trabalho, esportiva, gerontologia, neurofuncional, traumato-ortopédica, enfim. São atividades que proporcionam a recuperação dos movimentos e o alívio dos incômodos, prevenindo lesões, e isso é salutar”.
Sobre a terapia ocupacional, o parlamentar prestou um relato pessoal de uma paciente de sua família prestado por esses profissionais e explicou que a atuação deles proporciona melhorias que vão além da saúde física. “Os terapeutas ocupacionais são importantes suportes no processo de recuperação, na medida em que buscam ajudar os pacientes nos processos de aquisição de habilidades e de reabilitação das capacidades precarizadas. Aprimoram o exercício de atividades cotidianas para que a pessoa tenha mais autonomia e independência. E isso se reflete, diretamente, no quesito saúde mental”.
Após a entrega de uma placa de homenagem aos profissionais a Flávio Maciel, o presidente do CREFITO-1 também ocupou a tribuna do plenário para tecer suas considerações. Ele fez uma defesa de um debate político sobre a valorização dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais e sobre a garantia de disponibilização dos dois serviços para toda a população.
“Esta reunião solene é, obviamente, um reconhecimento a essas duas categorias profissionais indispensáveis à saúde pública e à assistência social brasileira. Isso está muito claro. Porém, existe uma importante distância entre aquilo que de fato é propagado em relação ao reconhecimento social dessas profissões e como verdadeiramente os representantes políticos do nosso país nos enxergam”, ponderou. “Eu entendo que, além de ser uma homenagem, este momento precisa ficar marcado como o início de uma aproximação entre essas duas categorias profissionais e esta Casa, a partir da qual é possível criar pontes para ampliar a nossa discussão junto às outras Casas Legislativas deste país”.
O presidente do Sinfito/PE, Cristiano Batista, também discursou durante a solenidade. Ao final do evento, o vereador Alcides Cardoso destacou a necessidade avanços e parabenizou o vereador Tadeu Calheiros pela iniciativa da celebração. “Eu fico impressionado porque depois de uma pandemia dessa, em que todos nós precisamos de terapeutas e fisioterapeutas, ainda estamos nessa fase de não ter incentivo”, disse o presidente da reunião. “Parabenizo a Tadeu pela iniciativa de dizer que os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais são profissionais que devem ser mais valorizados, porque exercem um trabalho fundamental”.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 03.10.2023