Câmara realiza solenidade para homenagear Movimento Pró-vida
Presidida pelo vereador Fred Ferreira (PL), a reunião solene foi realizada dentro das celebrações da Semana pela Vida, prevista pela Lei Municipal número 18.923/2022, originada em projeto de lei de Felipe Alecrim. A semana ocorre anualmente na primeira semana do mês de outubro, culminando com o Dia Nacional do Nascituro, em 8 de outubro. Este ano, o evento coincidiu com o momento em que o Supremo Tribunal Federal (STF) debruça-se sobre o tema da descriminalização do aborto nas primeiras 12 semanas, já tendo um voto favorável à prática.
O presidente da solenidade compôs a mesa de honra com o vereador autor do requerimento; padre Biu de Arruda, sacerdote, jurista e autor Pró-vida; pelo biólogo e professor, expoente Pró-vida, Êndel Alves Gomes de Oliveira; médica e presidente da Rede Estadual Pró-vida, Sarah Dulce; e a liderança do Grupo Pró-vida de Pernambuco, Victor Borba; a coordenadora da Pastoral da Gestante, Mercês Souza. Após a execução do Hino Nacional, Felipe Alecrim ocupou a tribuna e fez suas considerações.
“Hoje é um tempo especial. Há décadas não dispúnhamos de um espaço como este para bradar nossas mensagens. Hoje, temos. Muito me alegra também a lei de minha autoria, que institui a Semana pela Vida, que nos dá uma oportunidade para falarmos da importância de valorização da vida”. Ele reforçou a necessidade de os cristãos se envolverem e apoiarem a política em defesa da vida enquanto patrimônio concreto da dignidade humana. Exaltou os valores cristãos, condenou “a cultura da morte” e afirmou que é preciso “dizer não à legalização das drogas e do aborto”.
Felipe Alecrim disse, ainda, que se sentia muito gratificado em poder destacar o trabalho realizado pelas 41 pessoas que receberam placas durante a solenidade e disse que se via na luta de cada um dos homenageados. “Nós precisamos crescer na realidade da promoção da vida”, disse. Ele afirmou que o grande propósito da solenidade era defender a vida. “Somos pessoas que temos a coragem de nos posicionarmos e de bradarmos que somos a favor da vida desde a concepção até o fim natural. Precisamos elucidar o malefício do aborto, o dom da vida, e levar para cada pessoa o que é de fato o sentido da vida”.
Após o discurso, o vereador Felipe Alecrim fez a entrega de uma placa aos homenageados. A lista com os nomes dos 41 homenageados está abaixo. Na sequência, a liderança do Grupo Pró-vida de Pernambuco, Victor Borba, ocupou a tribuna e fez suas colocações. Dirigindo-se ao vereador Felipe Alecrim, ele disse que “muito nos orgulha ter um representante da fé católica nesta casa legislativa. Sua missão é árdua, mas gratificante”.
Victor Borba falou sobre a fé, a vida e a família. “Vivemos no Brasil ondas e ventos desfavoráveis para a causa do aborto. Há uma política federal divergente da fé católica”, disse, citando passagens bíblicas. “A vida começa na concepção e é papel do cristão defender a verdade e guardar a fé”, concluiu. Ele afirmou que no mundo, hoje, ocorram cerca de 50 milhões de aborto por ano.
Uma apresentação de música gospel foi feita antes de o biólogo e professor, expoente Pró-vida, Êndel Alves Gomes de Oliveira, discursar. Ele agradeceu pelo trabalho realizado por cada um dos representantes de associações filantrópicas, assim como de religiões que formam o Pró-vida, e que estavam presentes na solenidade. “Este ano, com esta peça tramitando no Judiciário, a ADPF 442 (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental número 442), que pede o aborto em até 12 semanas, nossa luta só aumenta. Precisamos continuar trabalhando nesta causa, porque a vida tem um valor intrínseco. E esse trabalho exige muito de nós”.
A médica e presidente da Rede Estadual Pró-vida, Sarah Dulce, também ocupou a tribuna e fez suas colocações. “Nosso grupo é de Caruaru e começou a se organizar com cinco pessoas. Nós nos organizamos porque somos contra o aborto, mas não sabíamos o que fazer com nossas propostas. Sabíamos que tínhamos que fazer algo e não sabíamos o quê. Foi então que descobrimos vocês. Hoje, estamos à disposição”.
Depois do discurso de Sarah Melo, um vídeo institucional falando sobre os resultados do trabalho da Rede Nacional em Defesa da Vida e da Família (RNDVF), uma organização sem fins lucrativos que compõe o Pró-vida, foi exibido no telão do plenário da Câmara do Recife. E, em seguida, o sacerdote, jurista e autor Pró-vida, padre Biu de Arruda, também fez suas considerações.
Ele começou fazendo um elogio à Câmara Municipal do Recife e disse que era o ambiente “mais importante para a cidade do Recife, pois é aqui onde as decisões acontecem e as leis são criadas. Que bom que estamos aqui nesta casa defendendo os valores éticos e morais”. Parabenizou o vereador Felipe Alecrim pelas pautas que defende através do seu mandato. “Se Felipe Alecrim não estivesse aqui, nós também não estaríamos defendendo nossos valores. Que esta tarde, com esta defesa destemida, não fique apenas marcada em nossa memória, mas também em nosso coração”.
O padre Biu de Arruda disse que o tema do aborto “é instigante”. Chamou de “holocausto silencioso”. Acrescentou que era “bom semear a boa semente”. Ele contou histórias bíblicas, falou da ADPF 442 e afirmou que, apesar de a ação prever o aborto, “algo de bom estava acontecendo”. Segundo ele, desde que a ação começou a tramitar no STF “o Brasil está se levantando contra o mal. O mal faz barulho, mas não vence. Estamos aqui esperançosos, com nossa fé, coragem e força. Essa terrível ação que os homens de Brasília estão preparando não vai ser aprovada porque Deus não vai permitir e nós estamos unidos. Seguramos a mão do outro para dizer que somos a favor da vida”.
O padre criticou as pessoas que dizem ser a favor dos Direitos Humanos e defende o aborto. “Vamos louvar a Deus pela vida do nascituro, daqueles que estão para chegar”, conclamou. A coordenadora da Pastoral da Gestante, Mercês Souza, foi a última discursar. Ela falou sobre o trabalho que desenvolve à frente da Igreja da Torre há 28 anos. “O nosso trabalho principal é evangelizar. A palavra vai para todos como o mesmo carinho”. Para encerrar a reunião, o presidente da solenidade, vereador Fred Ferreira convidou a todos os presentes para que, em posição de respeito, possam ouvir e acompanhar o Hino da Cidade do Recife.
Lista dos homenageados:
1. PE. ACÁCIO CARVALHO
2. ALINE SILVA
3. ALLINE SOUZA
4. DR. ANA PAULA
5. ANDERSON MOTA
6. PE. BIU DE ARRUDA
7. CAROLINA CRUZ
8. CHRISTIANE LOPES
9. PE. CÍCERO FERREIRA
10. DÉBORA MACÊDO
11. DIEGO GALVÃO
12. PE. DOUGLAS SEVERO
13. ÊNDEL ALVES
14. FÁBIO VELOSO
15. HÉRIKA DANTA
16. IRAPONAN ARRUDA
17. JEFFERSON ANDRADE
18. PE. JOÃO BOSCO
19. MONSENHOR JOÃO CARLOS
20. PE. JOSÉ ERINALDO
21. JULIETA PEREIRA SANTIAGO FILHA
22. PE. KAIO DUARTE
23. DR. LÍDIO CARVALHO
24. LIGIA MARIA
25. LOURDES MORAIS
26. MÁRCIO BORBA
27. DIÁCONO MAURÍCIO ALECRIM
28. MERCÊS SOUZA
29. MÉRCIA ALVES
30. DR. MILTON MORAIS
31. MONIQUE SOARES
32. DR. PAULO HENRIQUE
33. DR. ROBERTO WANDERLEI NOGUEIRA
34. DR. SANDRA FLEISHMAN
35. SARAH DULCE
36. SERVERINO MINERVINO
37. SONY LEITE
38. DR. STEVAM RIOS
39. DR. SUMAYA GOLVEIA
40. VICTOR BORBA
41. PROF. WELKON KLEIN
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 06.10.2023, às 20h18