Cida Pedrosa aprova requerimentos em defesa do Teatro Valdemar de Oliveira

A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) debateu e aprovou quatro requerimentos, de sua autoria, referentes à situação do Teatro Valdemar de Oliveira, localizado no Boa Vista, cujo teto desmoronou e o prédio está em situação de escombros. “Os recifenses acompanharam o que aconteceu com aquele teatro, que é um espaço importantíssimo para a nossa cultura. É lamentável aquela situação. Na quarta-feira da semana passada houve um ato pelo tombamento e eu estive lá, junto com os manifestantes, para somar as forças”, disse, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (2).

Através do requerimento número 11017/2023, Cida Pedrosa, dirigiu apelo à governadora Raquel Lyra para que sejam tomadas medidas emergenciais de conservação e reparos do Teatro Valdemar de Oliveira, imóvel sob processo de tombamento (processo administrativo Secult número 005/2022), com fundamentação na lei estadual 7.970/1979 e decreto estadual 6.239/1980. Pelo requerimento número 11018/2023, também dirigindo à governadora, a vereadora pede para que sejam tomadas medidas com objetivo de garantir maior frequência de rondas da Polícia Militar na Praça Oswaldo Cruz, onde o teatro está localizado.

O requerimento número 11019/2023 é dirigindo ao prefeito do Recife, João Campos, para que seja providenciada inspeção ambiental de combate às arboviroses no teatro. E, através do requerimento número 11020/2023, Cida Pedrosa dirige indicação também ao prefeito para que sejam providenciadas ações de assistência social à população de rua que fica na Praça Oswaldo Cruz.

“O que está acontecendo naquele teatro é uma invasão permanente e de quebra-quebra. Por isso, pedimos que, com o tombamento, o governo do Estado já pode e deve fazer a vigilância daquele espaço”, disse. Segundo a vereadora, ainda há cadeiras, livros e fitas no teatro que estão em condições de uso e precisam ser preservados. “Podemos ainda salvar parte do acervo que se encontra lá. Pedimos ações emergenciais para reparos emergenciais e para evitar que mais perdas ocorram. Temos que fazer a coberta, senão tudo vai ruir. Não podemos perder mais esse teatro”, disse.

Quanto aos requerimentos dirigidos à gestão municipal, a vereadora justificou que o teatro “precisa de uma ação da Vigilância Sanitária, pois há vários focos de mosquitos da dengue no local. E isso causa grande problema de saúde pública para a população que mora e trabalha nas proximidades”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 02.10.2023.