Em discurso sobre o Outubro Rosa, Ana Lúcia defende políticas de prevenção e diagnóstico

Com a chegada do mês de outubro, o Outubro Rosa – campanha anual que visa a promover a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama – passa a integrar os debates no plenário da Câmara Municipal do Recife. Uma das parlamentares a levar o tema à tribuna da Casa de José Mariano nesta segunda-feira (2) foi a vereadora Ana Lúcia (Republicanos). Durante a reunião plenária desta manhã, ela salientou a necessidade de investimento nas políticas públicas de prevenção e de rastreio do câncer de mama.

Em seu discurso, a vereadora afirmou que a alta incidência desse  tipo de câncer o torna um problema de saúde preocupante. “O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres no mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de casos foram estimados para o ano de 2020. Isso representa 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres”.

Ana Lúcia refletiu sobre os desafios do diagnóstico de câncer e frisou que o poder público deve fortalecer o acolhimento das mulheres na rede de saúde. “É muito cruel o diagnóstico de câncer de mama. Ele nos deixa no canto da parede, nos sentindo sozinhas. É um tratamento duro, difícil”, pontuou. “As unidades de saúde precisam atuar muito fortemente com a questão da prevenção. Ainda é muito difícil o acesso aos mamógrafos. [São necessárias] mais campanhas que possibilitem às mulheres fazerem mamografias anualmente, sobretudo na faixa etária dos 40 anos em diante”.

Depressão – Ainda durante a reunião desta segunda-feira, o plenário aprovou o requerimento nº 10942/2023, de autoria da vereadora Ana Lúcia, concedendo voto de aplauso e congratulação ao grupo voluntário Depressão tem Cura (DTC), pela campanha contra a depressão e o suicídio “SOS Vida”.

A parlamentar se dirigiu novamente à tribuna para defender a matéria. De acordo com ela, o DTC atua durante o ano inteiro – e não apenas em momentos com o da campanha Setembro Amarelo – para levar informações e apoio a pessoas com depressão. “Todas as pessoas que fazem parte desse grupo já passaram pela depressão. O grupo tem esse papel de aglutinar pessoas que já viveram em situação de depressão e que se colocam à disposição de outras pessoas. Existe uma linha direta com um telefone, que se chama SOS Vida, e esses agentes voluntários fazem campanha não só no mês de Setembro, mas durante todo ano, espalhando mensagens de valorização à vida pela cidade”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife sobre o Outubro Rosa.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife sobre o voto de aplausos para o Grupo Voluntário Depressão Tem Cura.

Em 02.10.2023