Guarda Municipal do Recife é celebrada em reunião solene
O vereador Paulo Muniz salientou que a razão pela qual propôs a solenidade era profundamente significativa: reconhecer o inestimável papel desempenhado pela Guarda Municipal no cotidiano dos (as) recifenses. Ele fez questão de detalhar a história da criação da corporação da capital pernambucana. “Hoje é um dia muito especial. E gostaria que o dia de hoje coincidisse com a data da formação da Guarda. A lei que a criou é o Decreto número 3, de 22/02/1893. Mas o Decreto só foi colocado em prática 61 anos depois, em 1954. A Guarda, na época, foi criada para tomar conta de praças e jardins. Ela é a garantia da nossa tranquilidade ao atravessarmos uma rua movimentada, a certeza de que nossos filhos estão seguros quando vão à escola e a esperança de um ambiente urbano cada vez mais seguro e amigável para todos nós. São vocês, homens e mulheres que, com coragem e dedicação, enfrentam os desafios diários para proteger cada um de nós, e é por isso que esta homenagem se faz tão necessária”.
O parlamentar disse que era importante vislumbrar o armamento da Guarda Municipal e que todos os profissionais possuem um grande espírito de solidariedade. “Quando a gente fala em armamento da Guarda, tem que haver treinamento, teoria, inspeção da Polícia Federal, dentre outros aspectos. Ninguém nasce policial, ninguém nasce habilitado para portar uma arma. Eu gostaria de agradecer o empenho que vocês têm, seja no trânsito, seja na segurança da cidade. Dia desses, eu vi uma cena muito interessante onde um Guarda Municipal ajudava um cidadão que estava com um carro parado. Isso é ter coração”.
Paulo Muniz também defendeu a realização de concurso público à corporação e citou ações visando melhorias aos profissionais da segurança. “Além de reconhecer o trabalho excepcional que a Guarda Municipal realiza em nossa cidade, é meu compromisso pessoal lutar ao lado de vocês. Defendo a realização de novos concursos públicos para diminuir o déficit de profissionais porque acredito que, com mais recursos humanos, a Guarda poderá cumprir seu papel de maneira ainda mais eficaz. Neste ano, submeti toda a emenda parlamentar, no valor de R$ 220 mil reais, para a Guarda Municipal. Acredito que investir em vocês é investir no futuro do Recife. Muito obrigado e que Deus abençoe a Guarda Municipal do Recife e todos os seus membros”. Após o discurso, Paulo Muniz entregou certificado para 101 profissionais da Guarda Municipal do Recife.
A subcomandante da Guarda Municipal do Recife, Dione Pereira, lembrou que a instituição foi criada na cidade em 1893, sendo a mais antiga do País, com 130 anos completos neste 2023. “Atualmente, temos um efetivo de 1732 agentes. A corporação tem como missão resguardar patrimônio e equipamentos públicos da cidade. Também temos grupamentos operacionais que realizam trabalho preventivo e ostensivo com ronda turística, ronda escolar, ronda da saúde, ronda Maria da Penha, Samu, Rondac e GTO. Além da guarda patrimonial, atua também a brigada ambiental, ligada à Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e na fiscalização do trânsito, ligada à CTTU”, pontuou. Ela também informou que a Guarda realiza cursos e capacitações semanalmente para todo o efetivo.
Dione Pereira é a primeira mulher negra a assumir o cargo de subcomandante da corporação. Ela agradeceu pelo reconhecimento à instituição e afirmou que os desafios da Guarda Municipal têm sido superados diariamente. “O trabalho, aprendizado, dedicação e compromisso da nossa corporação tem nos ajudado a superar os desafios diariamente. Diante do que vivemos, tivemos vários avanços e hoje trabalhamos em outras condições para atender um serviço de maior qualidade, comprometimento e responsabilidade para atender a demanda da Prefeitura do Recife e do cidadão recifense”, destacou.
A vereadora Ana Lúcia falou do orgulho que a Casa tem em prestar a homenagem à Guarda Municipal do Recife e, em seguida, finalizou a reunião solene. “Eu tenho muito orgulho da Guarda Municipal. Sabemos da importância dos senhores em todos os momentos, sobretudo quando o cidadão que está na ponta precisa do serviço”, afirmou.
Homenageados (as):
|
Clique aqui e acompanhe a sessão solene na íntegra.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 16.10.2023