Michele Collins ressalta importância da campanha Outubro Rosa
A vereadora Michele Collins lembrou que a campanha existe há mais de duas décadas. “A iniciativa ganhou força nos anos 90, quando instituições sem fins lucrativos passaram a desenvolver trabalhos nesse mesmo período. A partir daquele momento, iniciava-se a campanha do Outubro Rosa. Nesta Casa, temos o projeto de resolução 5/2013, de minha autoria, que engaja os vereadores e servidores na campanha”, informou.
A parlamentar apresentou dados sobre o câncer de mama no Brasil, que surge a partir de vários fatores na vida da mulher. “O câncer de mama é o segundo tipo de doença que mais atinge o público feminino. Ela representa aproximadamente 25% de todos os cânceres que acometem as brasileiras. No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer, estima-se que este ano devem surgir 59 mil novos diagnósticos. Vários são os fatores que influenciam o surgimento de novos casos, como o histórico familiar, aspectos da vida produtiva e consumo de álcool e outras drogas”.
Michele Collins destacou a importância da realização do exame de câncer de mama para que se tenha um diagnóstico precoce. “O diagnóstico precoce é um dos objetivos dessa campanha. Ele garante uma sobrevida maior para essas mulheres e oportunidade até de se curar. Mulheres com o diagnóstico precoce e tratamento adequado conseguiram se livrar dessa doença o quanto antes. Muitas mulheres têm medo de fazer o exame pela possibilidade de encontrar algo, mas se encontrar algo precocemente é melhor porque temos a oportunidade de tratar da forma correta”.
Ainda sobre o tema, a vereadora falou da importância do estímulo das pessoas próximas às mulheres em incentivar a realizar os exames anualmente. “Nós mulheres temos o papel de incentivar outras mulheres. Precisamos nos cuidar. Mas também é importante ver os homens engajados nessa campanha, para que possamos sair daqui comprometidos com essa causa. Não é apenas falar que chegou outubro e deve-se fazer o exame. É ir atrás e procurar influenciar as suas mulheres a isso".
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 03.10.2023