Rinaldo Junior repudia racismo sofrido por frentista e enfatiza ofício à Saúde do Estado

O vereador Rinaldo Junior (PSB) repudiou, durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (16), as ofensas racistas sofridas por um frentista em Curitiba (PR) e que se tornaram conhecidas a partir da divulgação de um vídeo pelas redes sociais, que teve repercussão nacional. De acordo com o parlamentar, o trabalhador, que é nordestino, também sofreu ataques xenofóbicos. “Eu fiquei muito estarrecido ao ver o vídeo onde o homem se dirigia ao frentista com insultos racistas e xenofóbicos”, disse.

O ataque mencionado pelo vereador Rinaldo Junior aconteceu na madrugada de sábado (14), em um posto de combustível em Curitiba, quando um cliente do local proferiu falas racistas contra o trabalhador e o operador de caixa. Um boletim de ocorrência foi registrado pela vítima. “Esse vídeo é um absurdo porque o trabalhador está no exercício da sua profissão, ser xingado, maltratado, e humilhado, não é admissível. Saiba, senhor frentista, que não teve o nome divulgado, que aqui no Recife nós apoiamos você”, disse. 

O vereador informou que, por coincidência, o Dia dos Frentistas é celebrado anualmente no dia 15 de outubro. “Hoje eu quero fazer essa homenagem aos trabalhadores que acordam cedo e largam tarde, que estão todos os dias na rua, pegam transporte coletivo sucateado e, muitas vezes, passam três horas no trânsito para ir e voltar do trabalho”, pontuou. Além disso, o parlamentar também parabenizou a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) pelo Dia do Professor em nome de todos os professores e professoras do Recife. 

Ofício - O vereador Rinaldo Junior (PSB) dirigiu-se novamente à tribuna, no grande expediente, durante reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (16), para enfatizar que enviou um ofício à Secretária de Saúde do Governo de Pernambuco, Zilda Cavalcanti, para tratar de demandas da pasta, como a questão do Hospital do Idoso, e não houve retorno. “Enviei um ofício há 46 dias e não obtive resposta. Não vou descansar enquanto não conseguir uma reunião”.  De acordo com ele, é preciso tomar uma medida mais emergencial para que a Secretária abra um diálogo com os parlamentares da Casa de José Mariano.  

“Um cidadão entrou em contato informando que o hospital de Areias está faltando médico, leitos e até insumo naquela unidade de saúde. E eu cito isso porque logo em frente, ao atravessar a rua, no mesmo complexo, existe uma unidade de saúde novinha pronta para ser utilizada que está fechada fruto de uma briga judicial (Hospital do Idoso). A Vara da fazenda Pública já autorizou que seja feita uma conversa e a Câmara tomou a posição de mediar esse conflito”.

O parlamentar informou que já conversou com a Secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, e sugeriu que o povo do Recife fosse junto cobrar a reunião com a Secretária de Saúde de Pernambuco. “A Secretaria de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, considerou positiva a conversa e informei que estou tentando conversar há 46 dias com a Saúde do Estado. Então, chegou a hora da Câmara Municipal do Recife tomar uma atitude mais enérgica já que o povo tem cobrado muito, não só a mim, como a outros parlamentares. Já que a secretária Zilda Cavalcante não marca uma reunião, e não recebe vereador, reuniremos o povo do Recife para irmos juntos à Secretaria de Saúde de Pernambuco porque talvez, assim, com o povo do lado da gente, ela nos receba. Eu estou falando de um Governo do Estado que criou um programa chamado Ouvir Para Mudar é tudo isso, é muito contraditório”.

No aparte, Aline Mariano (PP) fez um histórico dos pedidos à Secretaria de Saúde de Pernambuco e considerou que os parlamentares da Casa de José Mariano foram “ignorados” pela gestão estadual. “Historiando um pouco, nós tínhamos apresentado um requerimento pedindo uma audiência, o encontro chegou a ser marcado, mas desmarcaram depois. Rinaldo Junior fez uma nova articulação no plenário que contou com mais de 20 assinaturas, pedindo para que ela (Zilda Cavalcante) pudesse receber a Comissão, e de lá para cá nós não tivemos sequer atenção. A imprensa noticiou bastante e fomos ignorados. Então, não dá para entender como é que se faz a boa política sem ouvir e, principalmente, prejudicando os idosos da nossa cidade. Podemos fazer um ato na frente da Secretaria de Saúde de Pernambuco para ver se a Secretária começa a se sensibilizar. Rinaldo Junior tem insistido nessa agenda e nós estamos sendo desmoralizados. Pode contar comigo”.

Clique aqui ou aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 16.10.2023