Ronaldo Lopes solicita intensificação na fiscalização do trânsito de Nova Descoberta e debate projeto de sua autoria
O vereador Ronaldo Lopes reforçou que a comunidade de Nova Descoberta enfrenta problemas no trânsito há anos. "As ruas são estreitas e muito engarrafadas. Acidentes como o que aconteceu com seu Edilson são comuns. Ele estava de bicicleta indo trabalhar, quando foi surpreendido por um carro forte. Segundo relatos dos moradores que viram o acidente, o veículo estava acima da velocidade de 30 quilômetros por hora permitira na via", explicou.
O parlamentar informou ter ido pessoalmente à Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), protocolar o pedido a partir de um ofício. "Se houver uma sinalização e fiscalização no trânsito, diminui os incidentes. Fomos hoje à CTTU solicitar melhor eficiência na fiscalização de trânsito e instalação de lombadas na Rua Nova Descoberta, para que incidentes como esse não voltem a acontecer. A mesma coisa acontece no Vasco da Gama e no Córrego da Areia, têm momentos que não passa nem bicicleta na rua".
Comerciário - O vereador Ronaldo Lopes voltou à tribuna para debater o projeto de lei Ordinária (PLO) número 199/2023, de sua autoria, que institui o Dia do Comerciário e do Promotor de Vendas no Calendário Oficial de Eventos do Município do Recife. “Esse projeto é importante porque visa valorizar essa classe que trabalha todos os dias e que não tem o devido reconhecimento”, disse. Ele ressaltou a coincidência de o projeto de lei estar sendo votado na data que comemora dez anos da lei federal 12.790/2013, que criou o Dia do Comerciário. “Existe a data em nível federal, mas não no nosso calendário”, assinalou.
O projeto de lei 199/2023 foi aprovado em segunda votação e segue para sanção do prefeito João Campos. De acordo com a proposta, o Dia do Comerciário e do Promotor de Vendas será celebrado anualmente no dia 30 de outubro. “As atividades do comércio e de promoção de vendas desempenham um papel fundamental na economia local, impulsionando o desenvolvimento, a geração de empregos e a movimentação financeira de nossa cidade”, disse.
Ele destacou os seguintes argumentos para justificar a criação dessa data comemorativa: reconhecimento e valorização dos profissionais; fomento ao comércio local; incentivo à capacitação e profissionalização; valorização do trabalho em equipe e promoção da equidade. “Embora a categoria dos Comerciários já possua regulamentação por meio da Lei Federal nº 12.790, de 14 de março de 2013, inclusive com o estabelecimento de uma data comemorativa nacional no dia 30 de outubro de cada ano, isso não ocorre com os promotores de vendas, sendo legítimo o reconhecimento dessa importante força de trabalho”.
Em sua opinião, a instituição do Dia do Comerciário e do Promotor de Vendas no município é uma iniciativa que visa reconhecer, valorizar e fortalecer o papel desses profissionais no desenvolvimento econômico local” Além de proporcionar um momento de celebração, a data comemorativa estimula o crescimento do comércio local, incentiva a capacitação e promove o trabalho em equipe”, afirmou.
Clique aqui e aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 30.10.2023