Samuel Salazar celebra Dia Internacional da Não Violência
O parlamentar, no entanto, disse que não podia ignorar a realidade do Estado. “Os números alarmantes de violência, divulgados pelo Monitor da Violência, deixam claro que Pernambuco ocupa uma posição indesejada”, observou, acrescentando que o Estado é o terceiro com o maior número absoluto de crimes violentos no Brasil. “É lamentável que, até o momento, o Governo Raquel Lyra não tenha apresentado um plano de ação efetivo para enfrentar essa crise de segurança”, disse.
Samuel Salazar lembrou que o prazo dado para o anúncio do programa Juntos pela Segurança se encerrou na última quinta-feira (28) sem qualquer sinalização do Governo Estadual. “Promessas foram feitas, prazos foram adiados, e a situação de insegurança persiste. Até mesmo a saída da então secretária de Defesa Social, Carla Patrícia, trouxe mais turbulência à questão da segurança pública em nosso Estado”.
Para ele, “o governo já tem 10 meses de gestão e, ao invés de fortalecer, desmontou o Pacto pela Vida, uma estratégia premiada e reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU). E, infelizmente, não apresentou nenhuma política efetiva para combater a crescente violência em Pernambuco, que só aumentou desde o início do ano”.
O vereador comparou as iniciativas de gestão do Governo do Estado com as da Prefeitura do Recife para tentar reduzir os índices de violência. “O compromisso e as iniciativas da gestão municipal no Recife são dignos de reconhecimento. O pioneirismo do Recife na criação da Lei da Política Municipal de Cultura de Paz e Justiça Restaurativa nos coloca à frente na luta por uma sociedade mais justa e igualitária”.
O parlamentar reafirmou que os Centros Comunitários da Paz (Compaz), refletem esse compromisso da gestão municipal. “São espaços onde a cidadania se fortalece e as comunidades prosperam, tendo sua relevância reconhecida até mesmo pela ONU. E com a liderança do prefeito João Campos, o Recife verá a expansão destas ‘fábricas de cidadania’, com novos Compaz em diferentes regiões da cidade. Estes equipamentos são espaços vitais para a promoção da cultura de paz e não-violência, oferecendo uma gama de atividades e serviços que enriquecem nossa comunidade”.
Samuel Salazar disse, ainda, que “a paz vai além de simples medidas de segurança; ela engloba educação, saúde, meio ambiente e outros setores essenciais. Nossa abordagem integrada visa valorizar cada cidadão e cada espaço na cidade. Também quero enfatizar que a paz começa em cada um de nós. E por isso, faço um apelo veemente ao Governo Estadual: Pernambuco precisa de uma estratégia eficaz de segurança. Com esforço coletivo e determinação, acredito que podemos restabelecer a ordem e a tranquilidade em nosso estado”.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 02.10.2023.