Solene destaca os 61 anos da regulamentação da profissão e de fundação do CRECI-PE 7ª Região

Os 61 anos da regulamentação da profissão e de fundação do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Pernambuco (CRECI-PE 7ª Região) foram celebrados na reunião solene na Câmara Municipal do Recife, promovida pelo vereador Rinaldo Junior (PSB), na manhã desta quinta-feira (26). Alcides Cardoso (PSDB) presidiu o evento. Representantes de empresas do ramo imobiliário e diversos corretores e corretoras marcaram presença no plenário da Casa de José Mariano.

Além dos vereadores, a mesa de honra da solenidade foi composta com a 2ª vice-presidente do CRECI, Maria Zélia Pereira da Silva, neste ato representando o presidente da entidade, Francisco Monteiro;  o diretor para Assuntos Parlamentares do CRECi, Felipe Pessoa de Melo e o empresário e corretor de imóveis, Paulo Miranda

O autor da homenagem, vereador Rinaldo Junior (PSB), ressaltou o valor do registro dos trabalhadores da categoria e explicou a história da criação da profissão. “Hoje, nós estamos fazendo uma solenidade, aprovada por unanimidade, ao aniversário do Conselho que está com 61 anos de vida. O início da profissão no país teve origem com a chegada da corte portuguesa à Bahia e ao Rio de Janeiro, em 1808. O primeiro Sindicato de Corretores de Imóveis, na história brasileira, foi criado em 1937, no Rio de Janeiro. Já em 12 de maio de 1978, foi sancionada a Lei nº 6530 que regulamenta a profissão de corretor de imóveis. A maioria dos profissionais não tem o registro no Conselho. Mas isso deveria acontecer, assim como existe em classes profissionais como as dos médicos, engenheiros e advogados. Se não tiver a segurança do trabalho de vocês, não me sinto seguro, por exemplo, em fechar um negócio”.

Rinaldo Junior salientou a importância dos 61 anos do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Pernambuco e lembrou que a Casa de José Mariano é um local de debates. “ Não é à toa que um Conselho completa 61 anos. São anos com muita luta, a nova sede vai ser entregue brevemente e a categoria merece. Meus parabéns para todos e todas".  Após o discurso, o vereador entregou um certificado aos 61 anos da regulamentação da profissão e de fundação do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Pernambuco (CRECI 7ª REGIÃO PE). Durante a solenidade, um vídeo foi exibido sobre a profissão.

Representando os profissionais do segmento, o empresário e corretor de imóveis, Paulo Miranda, dirigiu-se à tribuna para agradecer o evento e teceu detalhes da sua trajetória profissional. “Sinto-me honrado em representar todos os profissionais. São 60 anos de trabalho, uma empresa com 50 anos de vida e tenho todos os meus filhos trabalhando como corretor de imóveis, o que muito me orgulha. Muito obrigado”.  

Já Felipe Pessoa de Melo, diretor para Assuntos Parlamentares do CRECI, explicou as ações desenvolvidas pelo órgão. “Com alegria estamos aqui, nesse momento,  vendo essa classe maravilhosa e compartilhando uma gestão cada vez mais espelhada com todos os CRECIs brasileiros. Agradeço ao Rinaldo Junior pela iniciativa e a todos os presentes. O CRECI tem vários cursos disponíveis todas as semanas, assim como cursos à distância. Se você comprar um imóvel, sem um corretor, é um desperdício porque o profissional vai dar transparência e tudo irá ocorrer plenamente dentro do mercado, com as devidas certidões, tudo livre e desembaraçado. Em nome do presidente, Francisco Monteiro, muito obrigado a todos vocês”.        

Maria Zélia Pereira da Silva, 2ª vice-presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI), fez questão de enaltecer o crescente número de corretoras mulheres em Pernambuco. “Sinto-me lisonjeada por estar nesse momento, na Câmara. O Recife, como todos sabemos, é uma cidade vibrante e em constante movimento com o mercado imobiliário e a figura do corretor de imóveis, nesse processo, é crucial. Importante é enfatizar o papel das mulheres corretoras. Sou diretora de uma Comissão criada diante da evolução das mulheres no mercado. Demos o nome de Comissão das Mulheres Corretoras Arretadas de Pernambuco onde fazemos a diferença e que representa, hoje, as mulheres no mercado. Elas são 40% em Pernambuco, número acima da média nacional. Estamos fazendo um trabalho bem feito, no caminho certo, sempre juntos para que a categoria cresça e não levantando bandeira contra os homens. Não é isso, nós queremos união. Juntos podemos construir um futuro mais brilhante para a nossa capital”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 26.10.2023