Victor André Gomes ressalta importância da construção da Ponte Júlia Santiago

Anunciada na semana passada pela Prefeitura do Recife, a construção da Ponte Júlia Santiago, que vai ligar os bairros de Areias e Imbiribeira, no sentido das zonas Oeste e Sul, foi tema do discurso do vereador Victor André Gomes (União Brasil) na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal, na manhã desta segunda-feira (9). “Essa será uma grande obra viária, de muita importância para quem mora e trabalha na Zona Oeste da nossa cidade”, disse.

O parlamentar apresentou dados do Portal da Transparência da Autarquia de Trânsito e Transportes Urbanos (CTTU), que registrou, no ano passado, que o bairro da  Imbiribeira foi o terceiro com o maior número de sinistros de trânsito do Recife. “Ao anunciar a construção dessa ponte, o prefeito João Campos mostra que preza pela qualidade de vida de nossos cidadãos. Eu tive a oportunidade de estar ao lado dele, no início das obras e ouvi vários moradores dizerem que esperaram por essa ponte a vida inteira. Ou seja, isso mostra o quão bem direcionadas são as obras de infraestrutura”.

Victor André Gomes destacou que a ponte terá um prazo de 36 meses entre a inauguração e a conclusão e será a maior já construída no Recife nos últimos 40 anos. “Ela terá 2,3 quilômetros em toda extensão e, especificamente na ponte, serão 330 metros lineares. É muita obra”. Ele também apresentou, durante o discurso, dados mostrando que a ponte inclui a construção de ciclofaixas, ciclovias e quatro faixas de veículos automotores.

Ele detalhou que a ponte Júlia Santiago terá ciclofaixa bidirecional, novos abrigos de ônibus, embutimento de fios de telecomunicação, melhoria de rede de drenagem, iluminação em LED, além de requalificação de pavimento.  “É um orgulho para todo recifense presenciar o início dessas obras, independentemente de ligação partidária. O Recife, hoje, é um canteiro de obras”, definiu.

O vereador destacou, ainda, que o tempo de percurso entre os bairros vai reduzir bastante quando a ponte estiver em uso. “O tempo para se deslocar para Areias, Caçote e Imbiribeira, hoje, é de até 35 minutos. Com a conclusão das obras, o tempo de percurso será de mais ou menos 12 minutos. Isso significa que a gestão cuida da qualidade de vida das pessoas que moram ou trabalham naquela região. A ponte também vai preservar o direito de ir e vir e dar sensação de pertencimento a todos os trabalhadores da construção civil, que estão no trabalho da obra”, disse.

A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) pediu um aparte e parabenizou o prefeito João Campos. Ela lembrou que Júlia Santiago, que dará nome à ponte, era negra, operária, militante do PCdoB e foi a primeira vereadora do Recife. “150 anos depois da inauguração da Ponte Princesa Isabel, uma outra mulher dará nome a uma ponte, com o diferencial que essa foi operária”, disse. Cida Pedrosa lembrou que é de sua autoria um projeto de lei que ainda está tramitando nas comissões da Câmara do Recife, que prevê denominar de Júlia Santiago a próxima ponte a ser construída no Recife. Esse projeto de lei, no entanto, ainda não foi votado.

A vereadora Aline Mariano (PP) também parabenizou o prefeito, destacou a importância da construção da ponte para a população e disse que “é por isso que João Campos tem 71% de aprovação da população do recife. Ele realiza obras que todos os recifenses gostariam de ver”.

O vereador Chico Kiko (PP) também parabenizou o prefeito e o vereador Victor André Gomes por ter trazido o tema ao plenário. Chico Kiko lembrou que, em abril de 2021, teve uma reunião com o prefeito e, na ocasião, teria explicado “a necessidade de se construir uma ponte naquela região”. Ele garantiu que mostrou ao prefeito “a necessidade da ponte como forma de desafogar o trânsito, sobretudo da Avenida José Rufino. E também dei entrada em projeto de lei para dar o nome de Júlia Santiago à ponte”. Esse projeto de lei também se encontra nas comissões.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 09.10.2023.