Aline Mariano repercute denúncia de maus tratos aos animais na Exposição do Cordeiro

Os maus tratos sofridos por alguns animais na Exposição Nordestina de Animais, que aconteceu na última semana no Parque de Exposições do Cordeiro, Zona Oeste, foram destacados pela vereadora Aline Mariano (PP), durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (21). Ela leu uma nota de repúdio sobre casos que ocorreram este ano no evento.

A nota lida pela vereadora foi encaminhada pela ativista da causa animal, Goretti Queiroz. Ela menciona “cenas grotescas de abuso e exploração de animais que voltaram a se repetir” na Exposição do Cordeiro. Segundo ela, a causa animal registrou vários casos de violência. “Pôneis foram obrigados a carregar pessoas acima do peso, ficando horas sob o sol escaldante. Tinha família andando de carroças puxadas por carneiro e mais um caso de terror: um boi sendo espancado com chutes e socos por um tratador em frente a todos, que assistiam a esse espetáculo de maldade aterrorizados”.

Após ler a nota, a vereadora fez um apelo para que providências sejam tomadas sobre os casos mencionados. “O que aconteceu e acontece em várias edições é no Recife e, por isso, nós não podemos nos calar. Não podemos deixar de agir porque, de fato, essa cultura é atrasada”. Ela destacou a importância do evento para a economia local. “As exposições movimentam a economia local com a geração de emprego e renda. No entanto, precisamos garantir que os animais não sofram”.

Aline Mariano disse que vai procurar a secretária executiva de Direitos dos Animais, Andreza Romero, para apresentar a nota e sugerir melhorias. “Também precisamos de uma audiência pública com a secretária Andreza Romero e com a sociedade civil para tratar sobre os maus tratos. Tenho certeza que, mais uma vez, os meus pares irão mostrar indignação acerca desse episódio que em nada acrescenta na nossa cidade”, afirmou.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 21.11.2023