Almir Fernando homenageia doadores de sangue em reunião solene
A solenidade foi presidida pelo vereador Doduel Varela (PP), que compôs a mesa de honra com o vereador autor do requerimento; a representante do GSH Banco de Sangue, Ana Luiza Araújo; a representante do Instituto de Hematologia do Nordeste (Ihene), Milene Félix; e a doadora e homenageada, Ana Claudia Batista da Costa, no ato representando todos os homenageados. Após o Hino Nacional, Almir Fernando ocupou a tribuna e fez suas colocações. Tanto o Dia Nacional do Doador de Sangue quanto o Dia Municipal são comemorados em 25 de novembro de cada ano. Almir Fernando é o autor da lei municipal 18.136/2015, que criou a data no Calendário de Eventos do Recife e que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue.
Ao ocupar a tribuna, o vereador afirmou que os doadores de sangue são “verdadeiros heróis da vida, pois doar sangue é mais do que ajudar uma pessoa, é dar uma nova chance a quem precisa viver”. Almir Fernando lembrou que o Dia Nacional do Doador de Sangue tem como objetivo agradecer aos doadores de sangue pela ação de doar e sensibilizar a população para a importância da doação. “Uma única doação pode salvar até quatro vidas”, acrescentou.
O parlamentar observou, ainda, que doar sangue “é um ato de solidariedade que pode fazer toda a diferença na vida de quem precisa” e lembrou que o sangue doado é utilizado para pessoas com doenças hematológicas variadas e câncer, pessoas que se submetem a cirurgias eletivas de grande porte e para emergências. “A doação de sangue é um processo simples e seguro. Qualquer pessoa saudável, com idade entre 16 e 69 anos, pode doar sangue. Antes da doação, é realizada uma entrevista para avaliar as condições de saúde do doador e garantir a segurança do receptor”, disse.
Para estimular a doação, o vereador disse que a conscientização da importância da doação e a desmistificação do tema são fundamentais para que mais pessoas doem sangue espontaneamente. “Aos doadores de sangue, o meu muito obrigado por essa atitude nobre e solidária. Vocês são verdadeiros heróis anônimos, pessoas solidárias e altruístas em relação à sociedade e que demonstram amor ao próximo e respeito à vida”.
O presidente da solenidade, vereador Doduel Varela, convidou o vereador Almir Fernando para fazer a entrega de um certificado aos homenageados. A lista completa pode ser conferida abaixo. Em ato contínuo, a representante do GSH Banco de Sangue, Ana Luiza Araújo, ocupou a tribuna e fez suas colocações. Ela agradeceu ao vereador Almir Fernando e falou da importância do Dia Nacional do Doador. “A importância dessa data vai além do ato solidário. É um dia de conscientizar, pois menos de 2% da população brasileira faz doação. Muitos de vocês desconhecem esse percentual. Se esse número fosse pelo menos 4%, já poderíamos suprir através desse quantitativo a doação”, disse.
Outra convidada que fez uso da palavra foi Ana Costa, que discursou em nome de todos os homenageados. Ela também agradeceu aos vereadores Almir Fernando, autor do requerimento, e Doduel Varela, que presidiu a solenidade, e em seguida falou sobre a doação. “Todos nós temos um histórico com o ato de doação. A minha vem da adolescência, quando vi meu pai ouvindo um noticiário e havia uma chamada do repórter falando sobre a necessidade. Eu quis doar, mas na época só era possível doar a partir dos 18 anos. O meu sonho não era tirar habilitação quando completasse 18 anos, mas fazer doação. Quando fui doar, deu anemia e foi bem frustrante. Depois, eu retornei e finalmente consegui. Eu sempre digo que doar não é somente dar vida, mas é ter vida também. Desde então, eu doo regularmente. Há 18 anos faço doações e hoje, também doo plaquetas”.
Ela lembrou que no ano passado foi a primeira vez que usou o ato de doação para contar em concurso público. Ela também relatou que a doação por parte da população LGBTQIA+ já foi proibida, mas que hoje é liberada. “Nos anos 1980 se disseminou a falsa ideia de que a população LBGT não podia doar, mas agora já é possível. Isso é uma conquista política”. Ana Cláudia Batista da Costa defendeu também a ideia de que os doadores precisam divulgar que são doadores, e que chamem a população para repetir o gesto. “Eu acredito que o exemplo é muito importante. Se mais gente doasse, o percentual já teria sido superado”
No final, Doduel Varela agradeceu a presença de todos e todas, também falou da importância de a Câmara do Recife estar homenageando os doadores de sangue, disse que se sentiu honrado em cumprir o papel de presidente da solenidade e convidou a todos para acompanharem o Hino da Cidade do Recife.
Lista dos homenageados:
ADILSON COSTA DOS SANTOS
ÁLVARO EMANUEL PINCHO SANTANA OLIVEIRA
ANA CLAUDIA BATISTA DA COSTA
ANDRE LUIZ HERNANDES
ANTONIO DE ALBUQUERQUE GONÇALVES JUNIOR
CLAUDEMIR CASSEMIRO DOS SANTOS
CRISTIANE OLIVEIRA DA SILVA
DANILO SILVEIRA BARROS
DIOGO WALLACE FERREIRA DE ALMEIDA
EDUARDO CESAR DE OLIVEIRA LEAL
ELIZEU CORDEIRO DE FARIAS NETO
FELIPE HENRIQUE SANTOS SOUZA
FELIPE SILVEIRA BARROS
GERSON KENNEDE DA SILVA FINIZOLA
GILSON GUILHERME DIAS DE PAULA LIRA
GIVALDO RODRIGUES DE ALBUQUERQUE
HIGO FARADAY PARAÍSO LEÃO
IRANILDO GOMES LEAL JÚNIOR
ISAAC VLADIMIR GOMES DOS SANTOS LOPES
IVO ABBAD LEITE
JONAS PEDRO DE OLIVEIRA
LEANDRO GUSTAVO FLOR
LEONARDO DE ARAÚJO CABRAL
LUCAS CORREIA DE OLIVEIRA CAVALCANTI CUNHA
LUIZ HENRIQUE FARIA SOARES JÚNIOR
MAIARA SALLES FERREIRA DE FREITAS
MIGUEL TAVARES DE LIMA FILHO
NATASHA VANESSA VILHENA MONTEIRO SCHETZ
NAYARA MACHADO DE SOBRAL LEITAO
ÓSEAS ALVES BOMFIM
OTACIANO JOAQUIM DA SILVA
PAULO SÉRGIO DA SILVA
PEDRO HENRIQUE VANDERLEY PASSOS
RAFAEL DA COSTA MENESES DO NASCIMENTO
RICHARDSON LOPES AUGUSTO
RODRIGO CHAVES DE ALMEIDA
RODRIGO LINS GUEDES
ROMULO CESAR DA SILVA
RUBENS DE SOUZA CARVALHO
STEFÂNIO RAMALHO DO AMARAL
THIAGO DE OLIVEIRA MELO DANTAS MENDES
VITOR FERNANDES DALLEGRAVE
VLADEMIR LEVY CAVALCANTE DA SILVA
WEVERTON PEREIRA FERNANDES COSTA
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 29.11.2023.