Ana Lúcia rebate críticas sobre o número de vagas em creches da Prefeitura
O pronunciamento da vereadora ocorreu na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (14). Ela disse que o estudo do TCE classifica os municípios como desejável, bom, razoável, grave e crítico. “Recife ocupa dentro do ranking que o TCE colocou como razoável, para os que têm a cobertura entre 60 a 80%”, salientou. “Recife está com 77,6%”. Disse que ainda não é a excelência, mas destacou que a capital conta com quase um milhão e 700 mil pessoas e “não se pode comparar com municípios que não chegam nem a 300 mil habitantes”.
Ela chamou a atenção para o mote de campanha do prefeito João Campos, de dobrar o número de vagas em creches, e afirmou que o objetivo vem sendo cumprido. “Quando o prefeito João Campos assumiu, ele sabia do desafio gigante que tinha pela frente com relação à cobertura de vagas de creches, sobretudo na primeiríssima infância”.
Ana Lúcia ressaltou que “locais como o Alto José do Pinho, que historicamente não tinha uma unidade de educação infantil, está em obras uma creche para ser inaugurada. É isso que a gente precisa também ter conhecimento”. Da mesma, falou do Morro da Conceição, que segunda ela, há uma creche, que já atende a 60 crianças, e há mais duas unidades em reforma.
A parlamentar lembrou o modelo de Parceria Pública Privada adotado pelo Prefeitura “não é o modelo ideal, mas essa gestão entendeu que nós precisaríamos elastecer essa parceria para também multiplicar o número de vagas na educação infantil”. Fez questão de salientar que vivencia as questões relacionadas à educação no Recife. Foi professora e gestora da rede municipal, é presidente da Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes e integra o Conselho Municipal de Educação. “O Conselho se reúne todas as quartas-feiras pela manhã. É lá onde chegam todas as demandas sobre educação infantil e demais demandas sobre educação”.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 14.11.2023