Câmara do Recife celebra 198 anos do Diario de Pernambuco
Presidida pelo vereador Eriberto Rafael (PP), a mesa de honra da solenidade também contou com a presença da membro da Academia Pernambucana de Letras e desembargadora emérita do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), Margarida Cantarelli; a diretora de jornalismo do Diario de Pernambuco, Paula Losada, representando o presidente do Diario de Pernambuco, Carlos Frederico Vital; e o colunista social do Diario de Pernambuco, João Alberto. O evento contou com a apresentação musical da orquestra Criança Cidadã e a exibição de um vídeo sobre a trajetória do jornal.
Autora da iniciativa, a vereadora Ana Lúcia salientou que a história do Diario de Pernambuco representa o respeito à democracia e à liberdade de expressão. “É uma honra essa Casa ter aprovado o requerimento por unanimidade para fazermos esta homenagem ao Diario de Pernambuco, que caminha para o seu bicentenário. O jornal começou a sua história com anúncios gratuitos sobre temas de interesses das pessoas em geral. Trinta e oito anos antes da abolição da escravatura, na década de 1850, o Diario assumia a sua posição antiescravista, chegando a ser alvo de censura em alguns momentos”, disse.
Segundo Ana Lúcia, o jornal mais antigo em circulação na América Latina tornou-se uma referência confiável e respeitada, destacando-se como uma fonte de informação precisa. “A sua contribuição para a formação da opinião pública é inegável, proporcionando aos leitores uma visão abrangente e aprofundada de eventos locais, nacionais e internacionais. A importância do Diario vai além da mera transmissão de notícias, ele desempenha um papel vital na construção da identidade local. O seu compromisso com a representação equilibrada dos acontecimentos tem fomentado a construção de uma sociedade informada e consciente”, afirmou.
Ao final do seu discurso, a parlamentar exaltou a celebração dos 198 anos “não apenas pela longevidade de um jornal, mas pela continuidade de um legado de informação, responsabilidade e serviço à comunidade. O Diario permanece como um farol, iluminando o caminho da população do nosso Estado com notícias confiáveis”.
Ao ocupar a tribuna da Câmara do Recife para tecer as suas considerações, a diretora de jornalismo do Diario de Pernambuco, Paula Losada, leu uma mensagem de agradecimento do presidente do jornal, Carlos Vital, que justificou a ausência na homenagem. “Em primeiro lugar, peço as mais sinceras desculpas pela minha ausência. Mas em meu nome e no de todos os que fizeram e fazem o Diario de Pernambuco, agradeço imensamente esta tão relevante homenagem pelos 198 anos do jornal. O reconhecimento ao trabalho realizado pelo Diario ao longo desses quase 200 anos é um importante incentivo e estímulo para todos nós”, relatou.
Paula Losada lembrou que o jornal também passou pelas mãos do conselheiro Rosa e Silva e do empresário Assis Chateaubriand, e segue firme no propósito de defender a democracia. “Temos trabalhado incansavelmente para que o Diario, um importante guardião da história de Pernambuco, continue à frente do seu tempo, inovando e se consolidando como um dos mais relevantes veículos de comunicação do Brasil”.
Ela pontuou que a velocidade das transformações que vêm ocorrendo na comunicação do Brasil e do mundo fazem com que não seja “uma tarefa fácil” manter a longevidade do Diario de Pernambuco. “As mudanças que a revolução tecnológica provocaram na sociedade afetaram os meios de comunicação tradicionais, particularmente os jornais impressos. Mas, com muita determinação e dedicação dos nossos profissionais, ultrapassaremos, se Deus quiser, os 200 anos”, exaltou.
Já o presidente da solenidade, o vereador Eriberto Rafael, destacou a importância do reconhecimento da Casa de José Mariano ao Diario de Pernambuco. “O acesso à informação é um dos grandes pilares da manutenção da democracia. A informação com precisão e credibilidade é o que o Diario de Pernambuco vem entregando a Pernambuco durante esses 198 anos”, destacou.
Clique aqui e confira a solenidade na íntegra.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 17.11.2023.