Câmara do Recife entrega Medalha de Mérito a dois tenentes-coronéis

Os dois são oficiais da Polícia Militar de Pernambuco, têm a mesma patente, são autoridades militares com relevantes serviços prestados e realizam atividades que merecem o reconhecimento público. Os tenentes-coronéis Alex Francisco da Silva e Alexandre Arruda Pereira e Silva receberam, em reunião solene realizada na noite desta quarta-feira (8), a Medalha de Mérito José Mariano. O título honorífico, entregue a cada um por iniciativa do vereador Luiz Eustáquio (PSB), é a maior comenda entregue pela Câmara Municipal do Recife e têm como objetivo “reconhecer pessoas que realizaram, comprovadamente, benfeitorias em prol da humanidade ou que tenham alcançado destaque em atividades culturais, políticas, científicas e sociais”.

A solenidade foi presidida pelo vereador Zé Neto (PROS), que compôs a mesa de honra com o vereador autor do requerimento; com o coronel Fred Parente Saraiva, representando o comandante da Polícia Militar, coronel Tibério; o coronel PM da reserva Paulo Matos; e os homenageados tenente–coronel Alex Francisco da Silva; e o tenente-coronel Alexandre Arruda Pereira e Silva. Após o Hino Nacional, que foi executado pela Banda da Polícia Militar de Pernambuco, sob a regência do capitão Mozaniel, o vereador Luiz Eustáquio ocupou a tribuna. Ele reafirmou que os tenentes-coronéis Alex Francisco da Silva e Alexandre Arruda Pereira e Silva “estão sendo agraciados com a mais alta honraria desta Casa em razão dos seus importantes serviços prestados ao povo pernambucano. E pela dedicação alçaram o posto de tenente-coronel da Polícia Militar de Pernambuco”.

O vereador lembrou que na hierarquia militar, o tenente-coronel é um oficial de patente superior, estando acima do major e abaixo apenas do coronel, que é o comandante máximo da Polícia Militar de cada estado. “A segurança pública é uma das áreas mais importantes para a nossa população e nós precisamos de uma polícia que entenda e atenda ao bem estar da população”, observou.

Luiz Eustáquio ressaltou a qualidade profissional dos dois oficiais. “Falando de cada um deles, vou começar pelo tenente-coronel Alexandre Arruda Pereira e Silva. Ele é natural do Recife e nasceu no dia 4 de outubro de 1971, tem portanto 52 anos ”. O vereador destacou que o tenente-coronel é filho de dona Eneide Pereira e Silva e do senhor Isaías Arruda e Silva, é marido de Carolina Maria da Silva Neta. O tenente coronel Alexandre estudou rede pública estadual, onde fez o ensino fundamental. Depois cursou o ensino médio no Colégio Marista e prestou concurso para o Curso de Formação de Oficias da Polícia Militar de Pernambuco.

“Em agosto de 1997, foi promovido a 2º tenente do quadro de Oficiais da Polícia Militar de Pernambuco e após isso,  teve grande sucesso em sua carreira militar, sendo promovido ao posto de 1º tenente, em abril de 2004; a capitão, em agosto 2007; depois de major, em março de 2017; e finalmente de tenente-coronel, em 2023. Durante sua trajetória como servidor público militar, trabalhou exercendo cargos no Batalhão de Polícia de Choque; na Companhia Independente de Policiamento Ambiental; no Regimento de Polícia Montada; na Secretaria de Defesa Docial (SDS/PE), entre outros”. Atualmente, o tenente-coronel Alexandre Arruda Pereira e Silva, exerce o cargo de Coordenador de Planejamento Operacional da Diretoria Integrada Especializada.

Já o tenente-coronel Alex Francisco da Silva é natural do Recife e filho de Arnaldo Francisco e Severina Sezário da Silva. Casado com Xênia Alves Porto, é pai de três filhos. Ele é graduado em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul, em São Paulo e no curso de Engenharia Civil pela UPE. O tenente-coronel Alex se incorporou nas fileiras da Polícia Militar de Pernambuco por meio de concurso público realizado no ano de 1995, ingressando na Academia de Polícia Militar, em Paudalho, no curso de formação de oficiais.

“Ao longo da sua carreira militar, o tenente-coronel Alex passou por diversos batalhões, entre eles, subcomandante de Esquadra, comandante do Pelotão Hípico do nono BPM;  comandante da 4ª Companhia de Policiamento Metropolitana; comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar e subcomandante do 18º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco. Em 2012, recebeu a Medalha do Mérito policial Militar de Pernambuco pelo comprometimento e excelente trabalho desempenhado na corporação durante mais de 22 anos dedicados à Polícia Militar de Pernambuco”, afirmou o vereador.

Luiz Eustáquio disse, ainda, que o tenente-coronel Alex Francisco da Silva também se destacou nas ações comunitárias durante a pandemia da covid-19, onde ajudou na distribuição de cestas básicas e sopão solidário na comunidade do Pina, onde na época era major do 19º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco. Durante todo o ano de 2020, trabalhou juntamente com o Grupo de Capoeiras Asa Branca, que exerce um papel social na localidade, retirando crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. “São, portanto, dois homens de grande valor que integram os quadros da Polícia Militar de Pernambuco. E, de forma merecida, estão sendo homenageados com a Medalha de Mérito José Mariano”.

Após o discurso, ele entregou a Medalha de Mérito José Mariano, com o respectivo diploma, ao tenente-coronel Alex Francisco da Silva. Em seguida, ele ocupou a tribuna e fez suas colocações. Ele agradeceu pela honraria e disse que acolhia com gratidão a medalha aprovada em plenário por iniciativa de Luiz Eustáquio. “Nesta Casa, navegamos nas histórias de lutas e conquistas democráticas”, disse, fazendo referência ao patrono da Câmara do Recife, o abolicionista José Mariano. Ele também falou dos trabalhos que realiza nas comunidades, enquanto oficial da Polícia Militar, e disse que reafirmava “o propósito de continuar servindo ao povo do Recife, sustentado pelo meu servir a sociedade”.

Em seguida, o tenente-coronel Alexandre Arruda Pereira e Silva recebeu a Medalha de Mérito José Mariano, com o respectivo diploma. Ao ocupar a tribuna, para fazer suas explanações, ele também agradeceu pela homenagem, falou do trabalho que realizava na cavalaria da Polícia Militar e de memórias afetivas com o Recife . “Ao vir à Câmara Municipal, eu lembro de minha infância e adolescência, pois eu cresci nos arredores do Parque 13 de Maio. Eu vim para uma aula de história aqui neste plenário, quando era estudante de escola pública”, lembrou.  A Medalha do Mérito José Mariano, segundo ele, é uma honra para sua história. “É uma honra ter o meu nome vinculado a este homem, considerado um dos maiores políticos de sua época, de exemplar atuação parlamentar e com notável luta empreendida em favor dos escravos”, afirmou.

No enceramento, o presidente da solenidade, vereador Zé Neto, fez as considerações finais e convidou a todos os presentes para que, em posição de respeito, ouvissem o Hino da Cidade do Recife, executado pela Banda da Polícia Militar de Pernambuco, sob a regência do sub-tenente Edson.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.  

Em 08.11.2023.