Câmara do Recife realiza reunião solene em homenagem ao Dia do Professor

O Brasil possui cerca de 2,6 milhões de professores na educação básica e superior, responsáveis pela educação de 57,7 milhões de brasileiros. Destes, 80% estão no ensino infantil, fundamental e médio atuando em escolas públicas. Trata-se de uma categoria que tem um histórico de luta que vem desde 1945, com a organização de associações de classe. Mas, também é envolvida pela defesa da escola pública e gratuita e com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Por essas e outras bandeiras, a categoria foi homenageada em reunião solene na Câmara Municipal do Recife, realizada por iniciativa da vereadora Liana Cirne (PT), na noite desta sexta-feira (17), dentro das comemorações do Dia do Professor.

Durante a reunião solene, mais de 150 professores foram homenageados. A solenidade foi presidida pelo vereador Jairo Brito (PT), que compôs a mesa de honra com a vereadora autora do requerimento; a senadora Tereza Leitão; a representante da Cátedra Paulo Freire da UFPE, Maria Eliete Santiago; a presidenta do Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife (Simpere), Jaqueline Dornelas;  a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco (Sintepe), Ivete Caetano;  o presidente do Central Única dos Trabalhadores de Pernambuco (CUT/PE), Paulo Rocha; o presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pernambuco (Adufepe), Maria Teresa Lopes Ypiranga e a presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (Aduferpe), Nicole Pontes.

Após a execução do Hino Nacional, a vereadora Liana Cirne, ocupou a tribuna e fez suas considerações. “Esta é uma noite que tem como objetivo enaltecer os educadores e reconhecer o nosso papel na sociedade. Mas esta solenidade é ao mesmo tempo um ato de desagravo, pois nós professores fomos, nos últimos anos humilhados, atacados, desrespeitados, agredidos e tratados pelo governo anterior como inimigos de estado”. Um país que tem professores como inimigos, disse a vereadora, “está adoentado”.

Ela lembrou que muitos professores foram cerceados, fiscalizados e obrigados a adaptar a metodologia a uma ideologia negacionista. “Nós fomos considerados subversivas e subversivos por termos defendido a ciência, que é a base do nosso fazer. Mas hoje subo a esta tribuna para resgatar essa memória e fazer um desagravo a nossa profissão. Temos orgulho de sermos professoras e professores. Sabemos dos desafios que enfrentamos, mas também sabemos da força revolucionária de nossa profissão”

Reafirmo a alegria em homenagear entre tantos profissionais da educação que hoje estão ocupando a Casa de José Mariano, nomes e instituições que todos os dias reforçam a luta pela valorização da categoria e da classe trabalhadora”. Ela disse que os professores “são gigante pela própria natureza” e o que “nós fazemos pelo nosso país e pelas gerações que iniciam sua caminhada não tem a menor correspondência com o reconhecimento profissional que recebemos” e que nenhum movimento ultraconservador e racista vai conseguir “silenciar diminuir a nossa importância”.

Liana Cirne destacou que a valorização dos professores passa pelo pagamento do piso salarial com repercussão na carreira e disse que o percentual precisa repercutir em toda a carreira, para elevar salários de quem já está há mais tempo em sala de aula e também dos outros segmentos da categoria como os analistas educacionais e os administrativos.

A vereadora disse que tem a honra de ser professora e de homenagear cada um dos participantes da reunião solene. “Sintam-se representados por uma parlamentar,  por uma professora, como vocês, de sala de aula”. Em seguida, ela declamou um poema de Paulo Freire. E finalizou dizendo que “nosso fazer é sobretudo poesia”.

Em seguida, a senadora Tereza Leitão disse que na solenidade, “uma professora estava homenageando outra professora” e afirmou que “é muito importante que uma professora como Liana chegue num espaço institucional e não esqueça o lugar de onde ela veio”. Falou ainda da valorização profissional que passa por salário, carreira e formação.

Ao final do discurso da senadora, a vereadora Liana Cirne fez a entrega de um certificado a Tereza Leitão, que também é professora. Em seguida, a professora Maria Eliete Santiago, detentora da Cátedra Paulo Freire da UFPE, ocupou a tribuna e fez suas explanações. Ela afirmou que a solenidade reconhecia a importância socioprofissional dos professores e que representava “um gesto público que ressalta a nossa importância política e social”.

Ela fez reflexões sobre a carreira e perguntou: "por que comemorar o Dia do Professor?" E respondeu que era preciso comemorar a data sempre, pois a categoria tem relevância social. “Se na sua origem foi considerada uma semiprofissão o seu desenvolvimento foi afirmando-a como nobre profissão pela sua natureza, destinação e alcance social”.

Ela também definiu o professor como “um trabalhador qualificado, em formação permanente no sentido posto pelo patrono da educação brasileira, Paulo Freire”. Disse ainda que, apesar da importância social,  ser professor “é encarar uma profissão socialmente desvalorizada e pouco atrativa para a geração jovem”.

Ela disse ainda que “é uma profissão nem sempre tratada com respeito, dignidade, e compromisso do poder público. Mas isso não amolece a categoria, não desanima. E não há desesperança. Essa circunstâncias tem mobilizado e deixado em vigília coletivos de docentes com uma pauta voltada para a dignidade da profissão e carreira, construção de uma escola pública de qualidade social para todos, todas e todes, como a que se refere o professor Paulo Freire em sua obra. É uma educação pública, laica e e participativa. Comemorar a data significa fazer a festa e a luta", afirmou.

A vereadora Liana Cirne entregou certificados aos professores presentes na mesa. Os demais, receberam após a reunião solene. No encerramento, o presidente, vereador Jairo Brito fez as suas considerações finais e convidou  a todos os  presentes para que, em posição de respeito, pudessem ouvir e acompanhar o Hino da Cidade do Recife.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 17.11.2023.