Câmara entrega Título de Cidadão do Recife a Mozart Sales

Com uma trajetória profissional dedicada à causa pública, integralmente voltada a projetos que já beneficiaram a população tanto em postos que ocupou no Governo Federal quanto no Estado de Pernambuco, o médico, doutor em saúde integral, criador do Mais Médico, ex-vereador do Recife e atual assessor especial do Ministério das Relações Institucionais, Mozart Júlio Tabosa Sales, recebeu o Título de Cidadão do Recife, na tarde desta sexta-feira (14). A entrega foi feita pelo vereador Osmar Ricardo (PT), cumprindo um decreto Legislativo do ex-vereador Henrique Leite. O ministro de Estado da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que estava presente no evento, recebeu voto de aplausos.

A solenidade foi presidida pelo vereador Romerinho Jatobá, que também é presidente da Câmara Municipal do Recife. A mesa de honra foi composta com o prefeito do Recife, João Campos; o ministro de Estado da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha; o ministro dos Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho; a senadora Tereza Leitão; o homenageado; o vereador autor do requerimento; e o ex-vereador e autor do decreto legislativo, Henrique Leite. Também foram convidados para a mesa o deputado federal Pedro Campos; e o deputado Estadual e Presidente do PT Estadual Doriel Barros.

Após a execução do Hino Nacional, Osmar Ricardo ocupou a tribuna e fez suas colocações. Ao iniciar o discurso, saudou todos os vereadores, deputados, ex-vereadores e componentes do PT que lotaram o plenário da Casa de José Mariano. “Quero traduzir o que o companheiro Mozart representa para nós”, disse. O parlamentar afirmou que Mozart Sales nasceu em Fortaleza, em 7 de dezembro de 1968 e mora no Recife desde os 20 anos. É casado com a médica Jurema Telles, com quem tem três filhos".

Ao fazer referências ao perfil biográfico de Mozart Sales, Osmar Ricardo afirmou que o homenageado se formou em Medicina em julho de 1995, na Faculdade de Ciências Médicas (FCM/FESP) e em 1999, ingressou no quadro do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), órgão vinculado à UPE. Presidiu a Associação Pernambucana de Médicos Residentes (APMR), tornando-se, em seguida, Secretário-Geral da Associação Nacional de Médicos Residentes (ANMR). Fez residência em clínica médica pela FCM/UPE.

Em 2001, foi aprovado em concurso e integrado ao quadro de funcionários do Instituto de Medicina Legal (IML) de Pernambuco, ano que concluiu a especialização na mesma área. Em outubro de 2004, foi eleito vereador de Recife e presidiu, de 2005 a 2008, a Comissão de Saúde da Câmara, destacando-se pela aprovação do projeto de lei que ampliou para 180 dias a licença maternidade das servidoras do município.

No exercício do mandato, participou de outras conquistas significativas, como a abertura do pavilhão Ovídio Montenegro do HUOC, e funcionamento e implantação de teto financeiro para o Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco (Procape). "Nesse sentido, essa justa homenagem será o reconhecimento público por esta Casa Legislativa a esse admirável homem, cidadão e profissional", afirmou..

Em setembro de 2009, Mozart Sales tornou-se Chefe de Gabinete da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), tendo sido convidado para o posto pelo ministro da Pasta, Alexandre Padilha. Dois anos depois, voltou a Pernambuco, para assumiu a cadeira de deputado estadual. Participou ativamente da votação da reforma administrativa do Estado.

Em 2011, com a posse de Alexandre Padilha no Ministério da Saúde, foi  Chefe de Gabinete da Pasta. No ano seguinte, designado secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde. Dentre os programas que Mozart Sales executou no âmbito da Secretaria, destacaram-se a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde; o Profaps - Programa de Profissionalização dos Trabalhadores em Nível Médio na Saúde; o InovaSUS - Práticas Inovadoras de Gestão do Trabalho na Saúde.

A atuação de Mozart Sales mais marcante, de acordo com o vereador, foi no sentido de viabilizar a implantação do programa Mais Médicos, cujo objetivo é disponibilizar médicos para as populações mais carentes de todos os recantos do Brasil. Ele também, segundo o vereador Osmar Ricardo, criou um programa para capacitar agentes comunitários no combate ao crack; ampliou vagas para a residência médica, aumentando a formação de médicos especialistas e criou um portal para tirar dúvidas de médicos, ajudando a diminuir os erros no atendimento à população.

Após o discurso, o vereador Osmar Ricardo fez a entrega do Título de Cidadão do Recife, com a respectiva medalha, ao médico Mozart  Sales. Osmar Ricardo também entregou voto de aplauso ao ministro de Estado da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que foi aprovado em reunião Ordinária. Em seguida, Mozart Sales ocupou a tribuna e fez suas colocações. “É com muita emoção que volto a ocupar esta tribuna da Casa de Jose Mariano, 15 anos depois. Fui vereador do Recife em 2004”. Ele se emocionou ao lembrar de sua trajetória pessoal e também dos momentos de luta do Recife. “Este Recife não se rende. Muito antes de qualquer discussão, esta cidade ensinou o Brasil a discutir a República”.

Disse que veio estudar na capital do Estado devido à vanguarda no ensino. Lembrou que estudou no Colégio Radier, citou a sua paixão pelo time Santa Cruz, e afirmou que tem gratidão “pela universidade pública que me acolheu. Quando eu entrei naquela universidade ela se chamava Fesp e quando eu saí era UPE”. Ele falou da condição histórica de Pernambuco, lembrou da luta do SUS, o "sentimento de recifensidade", a força e identidade cultural do Recife. “Poucos estados cultuam sua bandeira como Pernambuco”.

Falou do Carnaval, de Olinda, do Galo da Madrugada, mas também ressaltou a eleição do ex-prefeito João Paulo, da qual participou ativamente. Observou que, naquela gestão, trabalhou com o movimento popular, usando o orçamento participativo. “O poder popular é quem deve dizer as condições do que tem que fazer. Fizemos em dois anos o que existia em 40. Essa transformação só foi possível pela gestão de João Paulo e pelo apoio da Câmara do Recife”.

Em seguida, lembrou da época quando foi para o Ministério da Saúde e da volta ao Recife, quando se elegeu vereador. “Fui presidente da Comissão de Saúde e líder da bancada. Foi muito importante ter participado do Parlamento. Eu aprendi aqui nesta Casa que a construção coletiva permite que um projeto de lei saia melhor do Legislativo do que quando entrou”. Disse ainda que foi deputado estadual e que chegou a se candidatar a federal. Em seguida, falou de sua participação no Governo Federal.

O ministro de Estado da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha falou em seguida. Ele agradeceu pelo voto de aplauso e fez elogios aos professores que seriam homenageados na reunião solene seguinte, que estavam no plenário. Ele falou sobre Mozart Sales e disse que uma de suas dimensões políticas era a paixão; e a outra, a capacidade de agregar as pessoas. “Ele aprendeu a agregar, na adversidade, na diferenças, aqui na Câmara do Recife”. O presidente da reunião solene, vereador Romerinho Jatobá, fez as considerações finais e convidou a todos para acompanharem o Hino da Cidade do Recife.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 17.11.2023.