Cida Pedrosa aprova votos de aplauso para Cylene Araújo e para o Cendhec

A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) discutiu e aprovou dois votos de aplausos, de sua autoria, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (07). As homenagens são previstas no requerimento de número 11.110/2023, formulando voto de aplausos e congratulações à cantora Cylene Araújo pela celebração de seus 40 anos de carreira; e no requerimento de número 12.118/2023, concedendo voto de aplausos e congratulações ao Centro Dom Helder Câmara de Estudos e Ação Social (Cendhec) por seu 34º aniversário de serviços prestados para uma sociedade democrática e popular.

Ao defender o voto de aplauso a Cylene Araújo, a vereadora disse que a cantora “faz a luta da cultura e dos direitos humanos”. Cida Pedrosa relatou que Cylene Araújo começou a sua carreira artística na TV Jornal, aos 8 anos de idade, fazendo o primeiro programa infantil da televisão de Pernambuco. “Desde então ela continua nesse trabalho, inclusive fazendo a defesa dos direitos humanos. Cylene sempre fez apresentações dentro do Hospital da Restauração para as crianças internadas naquele hospital”. A cantora também faz parte do Centro Dom Helder Câmara de Estudos e Ação Social (Cendhec), disse a parlamentar. “Essa mulher que faz 40 anos de carreira artística, merece o aplauso desta casa”.

Em relação ao requerimento de número 12.118/2023, a vereadora disse que o Centro Dom Helder Câmara de Estudos e Ação Social (Cendhec)  “chega jovem aos 34 anos” e que é uma instituição à frente do seu tempo. “O Cendhec tem dois braços de atuação, sendo o primeiro na urbanização das áreas vulneráveis, pelo direito à cidade; e o segundo é a defesa dos direitos humanos, das crianças e dos jovens”. O Cendhec, disse Cida Pedrosa, foi uma das suas primeiras áreas de militância política. “Eu fui advogada do Cendhec por seis anos, e hoje sou sócia dessa instituição que tem como missão defender a justiça, a democracia, a inclusão social e o combate a todas as formas de preconceito. Esta é uma instituição exemplar de direitos humanos e que é uma das mais antigas em atuação em Pernambuco”.

Cida Pedrosa destacou que o Cendhec “não faz somente a defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes, como também dos direitos da moradia e manutenção das pessoas no local da moradia. É uma instituição que está na lula permanentemente pela regularização fundiária”. A vereadora afirmou que, enquanto advogada do Cendhec, foi a primeira a atuar no processo que condenou policiais militares por crime de tortura. “Essa é uma instituição necessária”, concluiu.

O vereador Ivan Moras (PSOL), durante aparte, disse que o Cendhec “é uma instituição que bota a mão na massa para lutar pelos direitos das crianças e das cidades”. A vereadora Aline Mariano (PP) lembrou que durante seis anos foi presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal do Recife e que reconhece que o voto de aplauso “é indiscutível, pelo trabalho fantástico que o Cendhec desenvolve”. A vereadora Liana Cirne (PT) afirmou que o Cendhec “é referência nacional na defesa dos direitos humanos, das crianças, dos adolescentes e dos direitos à cidade. Esse reconhecimento da Câmara Municipal do Recife é necessário”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 07.11.2013.