Cida Pedrosa exalta três votos de aplausos

A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) fez questão de destacar três proposições de sua autoria, durante reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (21), que visam conceder voto de aplausos e congratulações à Loja Passa Discos, Casa do Pão e ao Movimento Sem Terra (MST) pela conquista do Prêmio Pacto Contra a Fome.

O requerimento nº 12569/2023 concede voto de aplausos e congratulações à loja Passa Discos, na pessoa de Fábio Cabral, pela ocasião do aniversário de 20 anos de existência, dando visibilidade à música produzida em Pernambuco e no Nordeste, que acontecerá no próximo dia 23 de novembro. “Alguns empreendimentos nesta cidade são espaços de resistência da cultura. E a Passa Discos é uma loja desse tipo. Ela é herdeira da tradição da Disco 7, Cântaro e da Aky Discos, lojas que fazem a cultura acontecer. Imaginar que hoje em plena era digital do Spotify, de você baixar música que quiser pela internet, ter uma loja de discos que sobrevive 90% de música nordestina e pernambucana é dizer: Fábio Passa Disco, Fábio Cabral, você é uma figura que faz a diferença. Lá são feitos shows, encontros e lançamentos”, ressaltou Cida Pedrosa.

Já o requerimento nº 12645/2023 concede voto de aplausos e congratulações à Casa do Pão pela celebração do seu primeiro aniversário, no último dia 15 de novembro, de serviços prestados à população em situação de rua. E o de nº 12646/2023 concede voto de aplausos e congratulações ao MST pela conquista do Prêmio Pacto Contra a Fome em reconhecimento ao desempenho do projeto mãos solidárias que doou mais de 1,6 milhão de marmitas em Pernambuco.

“Os outros dois requerimentos, que eu vou tratar conjuntamente, são duas iniciativas contra a fome. A Casa do Pão foi criada no Congresso Eucarístico, no dia 15 de novembro do ano passado, cujo tema era “Pão em Todas as Mesas”. Tem diversos serviços como lavanderia, vestiários com banheiro e ainda oferece atendimento médico, psicológico, jurídico além de uma Capela para atividades religiosas a Capela que leva o nome de Santa Dulce dos Pobres. O outro requerimento sobre o Prêmio recebido pelo MST é mais do que merecido. A gente está falando aqui daqueles que produzem agricultura familiar e não de latifundiários, grandes senhores do poder e senhores de terra. A gente está falando daqueles que têm pequenos espaços de plantio que colhem, plantam e dividem porque conhecem a fome e sabem, exatamente, qual é a maior chaga do Brasil. Porque o Brasil e o mundo não poderão ser felizes enquanto uma pessoa dormir à noite de barriga vazia”.

No aparte, Felipe Alecrim (PSC) disse que a Casa do Pão era um trabalho extremamente necessário e enalteceu a missão da Igreja Católica. “Eu costumo dizer uma frase que eu carrego comigo em minha caminhada: ai do mundo se não fosse a Igreja Católica. E a importância dos poderes públicos enxergarem no terceiro setor e de um modo muito especial nessas missões que a igreja abraça, a importância do trabalho que cada um deles realiza levando dignidade para a vida dessas pessoas. Importante que essas parcerias aconteçam e aconteceram a partir desse diálogo da Arquidiocese de Olinda e Recife, com a Prefeitura e o Governo do Estado e várias outras instituições. Inclusive, as próprias paróquias que diariamente se revezam para que aquelas pessoas, que vivem em situação de rua, possam ter uma vida com mais dignidade”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 21.11.2023