Elaine Cristina destaca projeto de sua autoria e convida para audiência pública

Durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (27), a vereadora Elaine Cristina (PSOL) destacou o projeto de lei Ordinária de número 285/2023, de sua autoria, que institui o “Dia Municipal de Conscientização Sobre o Uso da Maconha Medicinal” no calendário oficial de eventos. A parlamentar também fez um convite para a audiência pública com o tema “O uso da maconha medicinal no tratamento das pessoas atípicas e com doenças raras”, que será realizada nesta terça-feira (28), às 14h, no plenarinho da Casa.

A vereadora Elaine Cristina informou que a data proposta para a celebração do “Dia Municipal de Conscientização Sobre o Uso da Maconha Medicinal” é o 27 de novembro", mesma data em que é comemorado o Dia da Maconha Medicinal no Brasil. “Essa pauta é urgente e necessária, especialmente diante das evidências científicas que comprovam os benefícios terapêuticos dessa planta para diversas condições médicas. A medicina da maconha tem demonstrado eficácia no alívio de dores crônicas, no controle de espasmos musculares em casos de doenças neurológicas, e no tratamento de náuseas em pacientes que fazem quimioterapia”, disse. 

De acordo com a parlamentar, o projeto tem como objetivo promover o diálogo e a conscientização sobre o uso responsável e legalizado da maconha medicinal. “Ao reconhecer a data aqui nesta Casa, estamos dando um passo importante em direção à humanização do tratamento médico e à promoção de alternativas terapêuticas eficazes. É fundamental que o nosso município esteja alinhado com as discussões nacionais e internacionais sobre o tema, buscando sempre o bem-estar e a saúde da nossa população”. 

Ainda sobre a importância do uso da maconha medicinal, a vereadora Elaine Cristina fez um convite para a audiência pública com o tema “O uso da maconha medicinal no tratamento das pessoas atípicas e com doenças raras”, de sua iniciativa, que será realizada no plenarinho da Casa nesta terça-feira (28), às 14h. “É um momento para debatermos o uso da medicina da maconha e a sua eficácia no controle de diversas doenças crônicas e seus benefícios terapêuticos. Não é novidade que eu tenho uma criança que tem epilepsia e faz o uso da maconha medicinal desde 2015 e, graças a ela, hoje o meu filho tem vida e qualidade de vida, e eu trago isso aqui com muita felicidade, pois a maconha medicinal vem proporcionando qualidade de vida não só aos pacientes, mas também às famílias”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 27.11.2023