Eriberto Rafael parabeniza 198 anos do Diario de Pernambuco e discute requerimentos
O vereador Eriberto Rafael lembrou que o Diario de Pernambuco foi fundado em 1825, sob a batuta do tipógrafo Antônio José de Miranda Falcão, tendo passado, posteriormente, por outras gestões. “Ao longo de quase dois séculos de existência, o Diario de Pernambuco testemunhou em suas páginas momentos marcantes da nossa história. Ele lutou pela liberdade de imprensa, contra a repressão nos anos de chumbo. Pioneiro na defesa da imprensa livre, suas páginas foram palco de importantes debates políticos e sociais, servindo como uma bússola de informação para os pernambucanos”, afirmou.
De acordo com Eriberto Rafael, falar do Diario de Pernambuco é falar de um patrimônio vivo e um documento da história da Cidade e do Estado. “É um jornal de referência que se consolidou pela qualidade do seu jornalismo e pela credibilidade da sua informação, contribuindo diretamente para a construção de uma sociedade mais justa, livre e democrática. Hoje, o Diario de Pernambuco enfrenta vários desafios para se manter de pé, especialmente por causa das mudanças no mercado da comunicação. Ainda assim, tem buscado se adaptar às novas tecnologias, tendo como marca, atualmente, a forte presença no ambiente digital e nas redes sociais”, disse.
Em aparte, o vereador Samuel Salazar (MDB) reafirmou a importância do reconhecimento ao jornal. “O Diario de Pernambuco é um orgulho para nós e, como vivemos os superlativos, também temos o jornal mais antigo da América Latina”.
A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) parabenizou o autor do requerimento pela iniciativa e fez um convite para a reunião solene em homenagem ao aniversário de 198 anos do jornal, que será realizada na sexta-feira (17), às 10h, no plenário da Casa. “É importante lembrarmos da história que o Diario de Pernambuco construiu com muita responsabilidade e compromisso com a notícia séria”.
Discussão de requerimentos - Ainda durante a reunião plenária, Eriberto Rafael discutiu, em bloco, 15 requerimentos de autoria do vereador Ronaldo Lopes (PSC) que tratam de infraestrutura para vários bairros do Recife. “Gostaria de parabenizá-lo pelos requerimentos propostos. É muito importante quando a gente aponta melhorias e o nosso papel de vereador é justamente fiscalizar. Agora, o que não podemos nos furtar, é de reconhecer o que está acontecendo no Recife". Ele destacou obras e serviços realizados pela Prefeitura e disse que é necessário dar publicidade aos trabalhos realizados. "Eu vejo [que é realizada] propaganda de algo que está sendo feito para mostrar à população a benfeitoria”, afirmou.
De acordo com o parlamentar, a Prefeitura do Recife tem atuado para dar melhor condição de vida às pessoas mais necessitadas. “É verdade que o Recife tem muitos desafios, infelizmente, nem todas as barreiras podem ser feitas de uma vez, nós gostaríamos muito, mas vamos continuar mostrando às que foram feitas e apontando aquelas que estão faltando”, disse.
Em aparte, a vereadora Aline Mariano (PP) reforçou o papel fiscalizador do legislativo. “Há uma diferença muito grande entre fiscalizar, levar solução e ficar aqui repetindo um jargão que nem cola mas, como se a propaganda fosse enganosa. Eu não sei o que a oposição tem contra prestar contas, mas o governo tem obrigação de fazer isso através das propagandas institucionais”, disse.
Também em aparte, o vereador Almir Fernando (PCdoB) deu um exemplo da comunidade do Alto José do Pinho, na Zona Norte. “Lá tem lixo na rua todos os dias, mas todos os dias a coleta da Prefeitura do Recife passa recolhendo. No entanto, as pessoas colocam o lixo na rua novamente. O que precisamos fazer é tentar conscientizá-los sobre isso”.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife sobre os 198 anos do Diario de Pernambuco.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife sobre a gestão municipal.
Em 14.11.2023