Estudantes vivem experiência de serem vereadores por um dia
A visita contou com estudantes com idade entre oito e nove anos. Eles são de duas turmas de terceiro ano do ensino fundamental e vieram acompanhados das professoras Elisangela Viana e Juliane Carolina, de dois auxiliares, e da coordenadora do Ensino Fundamental 1 da ACBV, Rosângela Araújo. Todos os alunos que foram à Câmara Municipal do Recife elaboraram projetos de lei, como tarefas educativas, e aproveitaram a visita para fazerem a entrega à vereadora Ana Lúcia. Cada um dos 48 recebeu um diploma, como recompensa pela tarefa cumprida.
A vereadora lembrou que o projeto “Vereador por um dia” é de iniciativa do ex-vereador Renato Antunes. “Durante os seis anos que ele foi vereador, idealizou e executou essa proposta de aproximar o Poder Legislativo da escola. O resultado é muito positivo, pois desperta dois sentimentos de pertencimento nas crianças. Um deles é em relação à cidade. O outro, é o sentimento em relação à Câmara do Recife de os estudantes serem acolhidos aqui, através de seus projetos de lei”. Segundo Ana Lúcia, muitos projeto de lei elaborados pelos estudantes podem virar requerimentos.
Quem presidiu a solenidade foi a vereadora Ana Lúcia e a mesa foi composta pelos estudantes Danilo Orsini de Sousa, Anna Guedes Macedo, Matheus Aguiar Freire de Almeida, Ana Clara Tavares e pelo deputado estadual Renato Antunes. Foi esse parlamentar que, quando vereador, criou o Projeto Cidadania, com as visitações dos estudantes. A ACBV é uma associação civil sem fins lucrativos, de direito privado, e de acordo com a definição do site da escola, tem como objetivo “oferecer educação acadêmica de qualidade, integrando o aluno com Deus, Família e Sociedade”.
Após o Hino Nacional, o deputado Renato Antunes foi convidado a usar a tribuna e a fazer suas colocações. Ele agradeceu à Câmara Municipal do Recife pela oportunidade de estar fazendo mais uma edição do projeto que elaborou e pôs em prática durante os anos que foi vereador do Recife. “Essa minha volta a esta tribuna é muito emocionante. Digo que não sou deputado, mas que estou deputado”.
O parlamentar lembrou que, quando saiu da Câmara do Recife, para assumir o cargo de deputado, ficou muito preocupado em dar continuidade ao projeto das visitas da ACBV. “Pensei e concluí que esse projeto só poderia ter continuidade com a vereadora Ana Lúcia. Além de ser uma grande amiga, é uma educadora, e também uma mulher cristã”. No final, ele perguntou aos estudantes, que estavam sentados no plenário onde ficam os parlamentares, se eles sabiam qual era o papel de um vereador. A garotada respondeu em coro: “Fiscalizar, legislar e assessorar”.
Depois do discurso, Renato Antunes convidou os alunos Danilo Orsini de Sousa, Anna Guedes Macedo, Matheus Aguiar Freire de Almeida e Clara Tavares, que estavam na mesa de honra, para que fizessem a leitura de seus projetos de lei. O projeto número um foi de autoria de Danilo. Seu projeto determina que os moradores têm obrigação com a manutenção das calçadas que ficam na frente de suas casas. Anna abordou a necessidade de criação de bibliotecas em praças e parques públicos do Recife. O projeto de Mateus determina que a Prefeitura do Recife crie novos abrigos para moradores de rua. Clara Tavares elaborou um projeto que prevê a proibição de pichações em paredes de lojas e prédios públicos.
A aluna Luana Grecco fez a leitura de uma mensagem especial, que ela afirmou ser baseada num livro da Mackenzie. “Somos cidadãos conscientes quando fazemos o certo não apenas porque estamos sendo fiscalizados, mas porque fazer o certo é uma escolha que reflete nosso comprometimento com Deus”. Na sequência, Renato Antunes convidou os 48 alunos para que fizessem a entrega dos projetos de lei e, em seguida, entregou os diplomas a cada um deles.
O discurso de agradecimento foi feito pela aluna Sofie Felix, que também leu um texto. “Agradecemos primeiramente a Deus que permitiu a realização desse projeto, a nossa diretora Kika, junto à coordenação da nossa escola Academia Cristã de Boa Viagem, que propôs esse projeto e pelo aprendizado que tivemos”. As crianças fizeram a apresentação de uma música e, no final, a vereadora Ana Lúcia convidou a todos os presentes para que, de pé, pudessem ouvir e acompanhar o Hino da Cidade do Recife.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 16.11.2023