Liana Cirne discute requerimentos de sua autoria
“Quero me dirigir em especial aos meus colegas para apresentar um pedido de desculpas. Peço desculpas porque cometi um erro que não me é próprio. Tenho a alegria de ser reconhecida pelos meus colegas por ser uma vereadora bastante zelosa no uso das minhas atribuições parlamentares, regimentalista, e isso muito me honra. E, para fazer jus à reputação que construí com muito trabalho, apresento esse pedido de desculpas”, destacou a vereadora Liana Cirne.
Ele se referiu ao requerimento de número 11.410/2023, que concede voto de aplauso ao senador Humberto Costa pelo lançamento do livro “O Brasil Holandês” (Senado, 2023), que trata do domínio holandês em Pernambuco. E a um segundo requerimento, número 11.411/2023, que concede voto de aplauso aos senadores Humberto Costa e Randolfe Rodrigues pelo lançamento do livro “A política contra o vírus - Bastidores da CPI da Covid”. Os dois requerimentos foram aprovados em plenário.
A vereadora Liana Cirne falou da importância dos livros destacados. “Eu recomendo muito o livro ‘O Brasil Holandês’ porque é um trabalho histórico dos mais importantes, com a participação de pesquisadores relevantes, como Leonardo Dantas, que fala sobre a presença dos holandeses no Nordeste, do nosso bairrismo. O outro livro, ‘A política contra o vírus’ é um documento histórico que retrata uma página da nossa história que conseguimos virar com dificuldade. É sobre a importância de termos as nossas instituições democráticas funcionando regularmente”, detalhou.
Vereadora de Arcoverde - A vereadora Liana Cirne voltou ao plenário, durante a reunião para discutir requerimento de autoria da vereadora Elaine Cristina (PSOL). “Quero manifestar a minha total solidariedade de que sigamos juntos com esta Casa para que possamos garantir os direitos das pessoas com deficiência e com autismo”. Na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira foi votado e aprovado o requerimento de número 12116/2023, de autoria da vereadora Elaine Cristina, concedendo voto de repúdio à vereadora Zirleide Monteiro, “pela fala preconceituosa e capacitista proferida durante uma sessão plenária da Câmara Municipal de Arcoverde.
“Como mão atípica, as últimas semanas foram especialmente difíceis para mim. Ser mãe atípica significa estar continuamente em luta pelos direitos dos nossos filhos”, disse. Liana Cirne afirmou que é importante “as pessoas terem empatias com o que nós passamos, mas ninguém faz ideia do que nós passamos”. A fala da vereadora de Arcoverde, disse Liana Cirne, a encontrou em momento de vulnerabilidade porque “eu vinha num momento de violações dos direitos do meu filho por uma instituição que existe para garantir os direitos das pessoas, o Judiciário".
Liana Cirne disse que “todo mundo reclama da vereadora de Arcoverde, mas quando um ônibus para com o objetivo de fazer um cadeirante subir, todos reclamam. Eu repudio a fala da vereadora, mas repudio também todas as que são feitas no nosso trabalho, nas decisões do Judiciário quando não reconhece os direitos dos nossos filhos, que são cidadãos e não pessoas inferiores. Não queremos favores para nossos filhos. Não é um favor quando defendemos os direitos de nossos filhos. Nós não queremos que tratem nossos filhos como coitados, não queremos nada especial. Queremos reconhecimento”.
A fala da vereadora de Arcoverde, disse Liana Cirne não é uma exceção, mas ela reproduz na tribuna as práticas cotidianas. “É pouco repudiar sua fala. Precisamos repudiar qualquer conduta capacitista, qualquer falta de respeito, qualquer fala que faça a gente se sentir menor, diminuída”.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife sobre votos de aplausos.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife sobre voto de repúdio.
Em 07.11.2023