Luiz Eustáquio debate saúde da população negra e comemora Pedalando Contra as Drogas
O projeto de lei 56/2022, que ainda precisa de uma segunda votação, chegou ao plenário com pareceres favoráveis das comissões de Saúde; de Igualdade Racial e Enfrentamento ao Racismo; e de Educação, Cultura, Turismo e Esportes. A semana de saúde da população negra, que é o teor do projeto de lei de Liana Cirne, de acordo com Luiz Eustáquio, é importante porque há doenças específica que acometem somente a população negra, mas tem importância também porque há registro de casos de racismo na hora do atendimento.
“Este projeto de lei é importante porque há relatos de casos ocorridos em hospitais onde os enfermeiros não querem sequer tocar em pacientes por causa da pele. Isso é repugnante. Não podemos permitir que o racismo continue acontecendo”. Ele lembrou que o racismo institucional é reflexo da história do Brasil. “O país foi o último a abolir a escravidão no mundo”.
O parlamentar sublinhou que recentemente até o Banco do Brasil pediu perdão à população negra pela situação de escravidão durante o período colonial. “Até o banco pediu perdão, mas não sei se as igrejas não pediram, pois elas achavam, que povo negro não tinha alma”. Ele observou que “o racismo é uma doença que mata muita gente. O oprimido negro tem morrido por causa do racismo”. Ele acrescentou, ainda, que a população negra, além do preconceito que enfrenta, também está mais exposta à violência do que a população branca.
O vereador Ivan Moraes (PSOL) pediu aparte. Falando sobre a questão do racismo, ele apresentou um levantamento que foi publicado esta semana pelo Observatório de Segurança. O nome da pesquisa é “Pele Alvo” e constatou que “pelo segundo ano seguido a polícia mata apenas pessoas negras no Recife”. Em Pernambuco, segundo Ivan Moraes, 90% da letalidade pela força coercitiva, “é direcionada a pessoas negras. E esse é um dado triste e perverso, que não podemos omitir. E simboliza tudo o que o vereador Luiz Eustáquio fala”.
8ª edição do Pedalando Contra as Drogas- Presente há 8 anos, o projeto Pedalando Contra as Drogas, uma iniciativa da ONG Associação Oásis da Liberdade (AOL), aconteceu no último dia 19 e contou com a participação de mais de dois mil ciclistas com o objetivo de "Pedalar Pela Vida". O trajeto foi entre a rua da Aurora até o 2° Jardim de Boa Viagem e o vereador Luiz Eustáquio comemorou o evento, no grande expediente da reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (21). “O maior pedal de Pernambuco onde todos se unem para uma causa”.
“O Pedalando Contra as Drogas foi muito bonito. Foram mais de duas mil pessoas pedalando conosco nas ruas da cidade do Recife. Algo maravilhoso e a gente fica muito feliz pelas pessoas abraçarem isso porque não é apenas um pedal. É sair por uma causa. E são pessoas que se unem por uma razão, de levar uma mensagem a favor da vida para todos os lugares de que a droga mata”.
Luiz Eustáquio ressaltou que drogas têm destruído, principalmente, as pessoas da periferia e confessou que perdeu uma pessoa muito próxima. “É muito sério e grave. Por isso que nós, quando fazemos o Pedalando, nós estamos levando uma mensagem para a nossa sociedade e dizendo que nós queremos um Recife livre das drogas. Queremos uma mudança na nossa sociedade e não à liberação porque têm matado milhares de jovens. Eu já tive vários amigos e um irmão de criação que morreram para a violência da droga”.
O parlamentar explicou a criação do Oásis da Liberdade e agradeceu a cada um que participou do evento. “Antes de ser vereador, nós já tínhamos um compromisso quando fundamos o Oásis da Liberdade, onde resgatamos crianças das ruas da cidade do Recife que, naquela época, usavam cola. Não tinha ainda o crack, mas já tinha gente presa por conta das drogas. E hoje, cada dia que passa, está sendo desenvolvida uma substância mais poderosa. Eu quero dizer a todos e todas que pedalaram conosco muito obrigado por abraçar essa ideia. Essa luta é nobre, uma luta por vidas e eu quero que Deus abençoe a vida de cada um desses que têm nos ajudado a fazer esse projeto tão magnífico. A nossa luta sempre vai continuar”.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife sobre a semana de saúde da população negra.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife sobre o Passeio Ciclístico Pedalando Contra as Drogas.
Em 21.11.2023.