Marco Aurélio Filho reclama da falta d’água em áreas periféricas do Recife

O vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) reclamou do desabastecimento de água, principalmente nas áreas periféricas da cidade. Na tribuna da Câmara Municipal do Recife, durante a reunião Ordinária desta terça-feira (28), ele cobrou do governo do Estado ações efetivas, para que a Compesa leve água às torneiras de áreas de morro. O parlamentar destacou que promoverá uma audiência pública no próximo dia 11 de dezembro, às 14h, no plenarinho da Casa, para discutir o assunto.

Segundo o vereador, em alguns locais da cidade a situação é muito difícil. “Não aguento mais chegar nas comunidades e ver o povo chorando e sofrendo pela falta de água”, lamentou. Ele disse que a Compesa envia carros-pipa para os morros e que chega a ter brigas entre moradores por conta da água. “É desse jeito. A ponto de uma pessoa puxar a faca para o outra, essa é a realidade”, lamentou.

Marco Aurélio Filho apontou ser preciso que a Casa de José Mariano faça um apelo conjunto à governadora Raquel Lyra, para que algo seja feito em relação ao desabastecimento de água da cidade do Recife. “A periferia não aguenta mais ficar sem água na torneira”, disse. “O que precisa ser feito?”, questionou.

O parlamentar destacou que a audiência pública será um momento oportuno para respostas aos questionamentos. “Eu conclamo os diversos mandatos que também têm interesse nessa pauta para que possamos compreender junto à Compesa, o que de fato será feito a longo prazo e também para agora”. Marco Aurélio Filho relatou casos em que há falta de água há 40 dias, a exemplo da rua Aline, no Alto do Pascoal, e reclamou do calendário de abastecimento apresentado pela empresa, que disse não ser cumprido.

Juntos Pela Segurança – O vereador Marco Aurélio Filho também fez observações sobre o programa Juntos Pela Segurança, lançado pelo Governo de Pernambuco, nesta segunda-feira (27). Ele disse que sentiu  ”bastante falta de uma efetiva valorização dos profissionais que fazem a segurança, especialmente dos policiais militares neste programa”, destacou. “Mas, eu estou otimista porque eu quero é que dê certo”.

O Juntos pela Segurança é uma política estadual lançada para substituir o Pacto Pela Vida, implementado em 2007 pelo ex-governador Eduardo Campos (PSB). Entre as principais metas apresentadas está a redução, até 2026, de 30% nos números de homicídios, violência contra a mulher, crimes contra o patrimônio e roubo e furto de veículos - a meta do Pacto Pela Vida era de 12%.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 28.11.2023