Paulo Moura é o novo cidadão do Recife

Natural de Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, e conhecido pela vasta experiência em campanhas eleitorais bem-sucedidas, o estrategista político Paulo Augusto Rodrigues Moura recebeu o Título de Cidadão do Recife na tarde desta sexta-feira (10), na Câmara Municipal, por iniciativa da vereadora Ana Lúcia (Republicanos). "O trabalho de Paulo Moura aproxima o eleitor da atuação dos seus representantes, favorece a participação cidadã consciente e a valorização da democracia", disse a parlamentar. A solenidade foi presidida pelo vereador Felipe Alecrim (PSC).

A mesa da sessão solene também foi composta pelo secretário de Segurança Cidadã da Prefeitura do Recife, Murilo Cavalcanti, neste ato representando o prefeito João Campos, o deputado federal Ossesio Silva, a deputada estadual Dani Portela, e a irmã mais velha do homenageado, Cannie Maier. O evento contou com a exibição de um vídeo sobre a trajetória do homenageado e com a apresentação da Orquestra Cidadã. O jornalista e apresentador Pedro Lins, que estava como mestre de cerimônia na ocasião, fez uma explanação sobre o homenageado. 

Autora da iniciativa, a vereadora Ana Lúcia lembrou ter conhecido Paulo Moura em 2014, através do deputado federal Ossesio Silva, em um encontro do grupo político do parlamentar. "Naquela ocasião, o deputado Ossesio trouxe Paulo para nos apresentar os seus conhecimentos. Foi um momento rico e importante e, ali, começamos a acompanhar um pouco do trabalho dele, que nos transferiu os seus conhecimentos. Eu, que à época estava apenas como representante do Movimento de Mulheres e não tinha a pretensão de entrar na carreira política, fui acompanhando a carreira de Paulo e vendo que nem tudo o que a gente pensa que a política é, ela é. Existem muitas outras coisas que só aprendemos quando nos debruçamos, estudamos e saímos do senso comum", afirmou. 

Ana Lúcia destacou que a carreira profissional do homenageado não é o que o define. "O que marca mesmo Paulo é essa vontade de aprender o tempo inteiro, e é aí que a nossa história se cruza, porque toda professora tem o sonho de transferir conhecimento e, atrelado a ele, precisamos de um aluno que queira aprender. Paulo é ainda hoje o jovem que saiu de Nazaré da Mata para aprender e, dessa forma, não podia deixar de ir tão longe. Paulo Moura é um eloquente estudante, é uma pessoa com um coração grande que sempre tem aquele sorriso e aquela palavra amiga. Para nós, que ocupamos essa cadeira legislativa, é uma honra concedê-lo o Título de Cidadão do Recife, que já deveria ter chegado nas mãos dele há anos. Paulo, saiba que nós sempre queremos que você seja esse cidadão humano, de coração quentinho, que sempre tem uma palavra para levantar as pessoas e fazer com que elas acreditem nelas", salientou. 

Os filhos do homenageado, Felipe Moura e Matheus Moura, e a sua esposa, Luciana Cabral, agradeceram pelo reconhecimento e exaltaram a trajetória de Paulo Moura. "Estou aqui para agradecer por esse título concedido ao meu marido, Paulo Moura. Um título tão importante para essa trajetória que ele vem construindo ao longo desses 20 anos em um trabalho tão amado por ele, o qual muitas vezes teve de abrir mão de estar com a família em momentos especiais e datas importantes".. 

Por sua vez, o deputado federal Ossesio Silva também lembrou de quando conheceu Paulo Moura e exaltou a humildade dele. "Em nenhum momento, desde quando conheci Paulo, ele colocou o título, a posição e a importância que ele tem à frente de Paulo pai, marido, amigo. Eu estava na sede do Partido Republicanos que, na época, ainda era o PRB, e me chega um rapaz simples, mais matuto do que eu e, atrás dele, Paulo Moura. O cumprimentei e em nenhum momento ele se apresentou. Quando fui buscar saber quem era Paulo Moura, soube que estava fazendo amizade com uma pessoa mundialmente conhecida e eu não sabia, por conta da maneira simples e humilde que ele se apresentou e se apresenta. E, por isso e tantas outras coisas que eu não poderia deixar de estar aqui neste momento".  

Emocionado, o estrategista político e mais novo cidadão recifense enalteceu o recebimento da homenagem e o reconhecimento. "Receber esse Título é um símbolo de pertencimento, eu já me sentia recifense e acho que vivia um problema de duplicidade de identidade, porque quando as pessoas perguntavam de onde eu era, eu dizia que era do Recife. E hoje eu me torno um cidadão recifense. É uma alegria muito grande e uma honra receber, oficialmente. Preenche um espaço especial no meu coração e eu quero, perante a todos, assumir esse compromisso de continuar trabalhando e, através de todo o meu conhecimento e atividade profissional, promover e capacitar equipes e eleger pessoas que estejam comprometidas com o bem comum", disse. 

Paulo Moura destacou ainda a importância do seu trabalho na sociedade, com a busca da promoção da igualdade e oportunidade através da educação. "Que outras pessoas através dos mandatos em que o meu trabalho faz e fez parte, possam ter as suas vidas transformadas em favor da causa comum. Que as pessoas tenham mais empatia, que os nossos parlamentares e gestores possam ter essa consciência. E eu, enquanto aquele que trabalha nesse ramo, possa me envolver em projetos vitoriosos, sim, mas, sobretudo, transformadores, e que esses políticos estejam conscientes da sua responsabilidade em favor da democracia, que ainda é muito jovem e é importante que se tenha zelo por ela". 

Em seguida, convidados também prestaram homenagem a Paulo Moura, como a cientista política Priscila Lapa e o reverendo Marcelo Mateus, que exaltaram o grande amigo que o estrategista político representa.  

Clique aqui e acompanhe a solenidade na íntegra.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 10.11.2023