Programa “Investe Recife” é aprovado na Comissão de Desenvolvimento Econômico

A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara do Recife reuniu-se nesta sexta-feira (24), por videoconferência e aprovou o projeto de lei do Executivo de número 39/2023, que autoriza o Poder Executivo Municipal a instituir o serviço social autônomo denominado "Agência Recifense de Promoção de Investimentos e Competitividade – “Investe Recife" e estabelece normas sobre o seu funcionamento. A reunião foi presidida pelo vereador Luiz Eustáquio (PSB), e contou com a presença do vereador Ebinho Florêncio (Podemos).

Na justificativa do projeto de lei do Executivo  número 39/2023, o prefeito João Campos detalha que o município tem "demandado um conjunto articulado de ações com vistas a aquecer a atividade econômica", com o objetivo de alcançar melhores índices econômicos e impulsionar oportunidades de emprego e renda à população. "Esse PL foi objeto de um longo estudo multidisciplinar que compreende várias áreas do conhecimento para fomentar a economia e o ambiente de negócios da cidade, a partir de observação de experiências bem sucedidas em outras capitais, como São Paulo e Curitiba, que instituíram agências de fomento nos mesmos moldes". 

O prefeito do Recife diz, ainda, que a administração pública tem "concentrado esforços em um dos eixos de atuação junto ao setor privado" para prospectar novos negócios na cidade. "E também expandir os empreendimentos já existentes, para o estímulo e fomento da economia local. É a partir daí que a gestão se comprometeu a criar uma estrutura administrativa para a condução desse trabalho, intitulada Agência Investe Recife".

Além da aprovação do projeto de lei do Executivo, a Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara do Recife também fez a distribuição de 12 proposições, que devem receber os devidos pareceres; A próxima reunião  do colegiado será no dia 29 de novembro, como afirmou o presidente do grupo, o vereador Luiz Eustáquio. 

Clique aqui e acompanhe a reunião da Comissão na íntegra.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 24.11.2023