Reunião solene homenageia Gabinete Português de Leitura de Pernambuco
Além do presidente da solenidade, a mesa de honra foi composta pelo vereador autor do requerimento; o conselheiro da Embaixada de Portugal, Francisco Duarte; o vice-provedor do Hospital Português, Joaquim Amorim; e o presidente do Gabinete Português de Leitura, Celso Stamford. Após a execução do Hino Nacional, de praxe nessas comemorações, o vereador Alcides Cardoso foi convidado a ocupar a tribuna e a fazer suas considerações. ‘O Gabinete Português de Leitura é uma verdadeira baraúna. A expressão era utilizada pelo ex-governador Joaquim Francisco para se referir a grandes amigos e instituições, que se mantém ativos e resistentes como a árvore do Sertão nordestino”.
Alcides Cardoso rememorou a história da instituição e disse que ela foi fundada em 3 de novembro de 1850, pelo cirurgião e jornalista João Vicente Martins, em sessão solene no Teatro Apollo, constituindo a primeira diretoria e reunindo os primeiros associados. “Ela foi criada com a finalidade de unir os portugueses residentes em Pernambuco, fomentando a sua unidade moral e congregando-os no culto à pátria portuguesa e amor ao Brasil”.
O parlamentar disse que o Gabinete Português de Leitura de Pernambuco é uma instituição cultural sem fins lucrativos, não recebe subsídios oficiais e se sustenta através das doações de beneméritos e das cotas pagas pelos sócios da entidade. Alcides Cardoso afirmou ainda que, ao ser criada, a instituição instalou-se inicialmente na Avenida Marquês de Olinda, no bairro do Recife. Mas que desde 1921, a sede do Gabinete está localizada na Rua do Imperador Dom Pedro II, no bairro de Santo Antônio, no Recife, e é a instituição portuguesa mais antiga de Pernambuco.
“Sua biblioteca, que é, sem dúvida, uma das mais importantes do Recife, foi crescendo ao longo dos anos e hoje possui um acervo de referência nas áreas de literatura, história e assuntos gerais, com um acervo superior a mais de 60 mil volumes, no qual se pode encontrar obras raras do século XVII, XVIII, XIX e também do século XX e contemporâneos”, disse, acrescentando que o GPL-PE promove a realização de solenidades, comemorações, seminários, conferências, exposição de livros, fotografias, pinturas, cursos e projeções cinematográficas portuguesas e inúmeras pessoas frequentam o referido espaço diariamente para pesquisar e estudar todas as obras que desejam, sendo este serviço oferecido de forma gratuita.
“Tenho a imensa satisfação de realizar essa reunião solene não só em homenagem aos 173 anos do Gabinete Português de Leitura de Pernambuco, do qual tenho orgulho de ser conselheiro, e em celebração ao aniversário dessa entidade tão importante para os portugueses residentes no Estado e os recifenses, como também para reconhecer as muitas conquistas ao longo de mais de um século e meio de existência”. Para o vereador, a Câmara Municipal do Recife também está de parabéns por ter recebido, em suas instalações a comunidade portuguesa, “tão querida e admirada por todos”.
Alcides Cardoso finalizou dizendo que o Gabinete Português de Leitura é um exemplo de casa cultural, “que investe, defende e propaga a cultura, e pelo modelo de gestão realizadora e motivadora, que com muita persistência e dinamismo vem proporcionando condições mais atrativas e instalações mais modernas para os visitantes e seus associados”.
Após o discurso, foi apresentado um vídeo sobre a o Gabinete Português de Leitura de Pernambuco e a sua importância para a manutenção da cultura portuguesa no Estado. Na sequência, o vereador Alcides Cardoso fez a entrega de uma placa em homenagem aos 173 anos de fundação da instituição, sendo, no ato, representado pelo presidente Celso Stamford.
No discurso de agradecimentos pela homenagem, Celso Stamford destacou que o Recife sempre teve, ao longo da história, grande importância nas áreas culturais, políticas e literárias. “No centro desta cidade, nasceu o GPL-PE. Hoje, o Gabinete Português de Leitura, junto com as demais instituições portuguesas de Pernambuco, passam por uma transformação. Deixamos de ser simplesmente a comunidade portuguesa do Recife e passamos a ser a comunidade luso-brasileira no Recife”. Nessa comunidade estão incluídos os filhos de portugueses nascidos em Pernambuco.
Celso Stamford afirmou que, na qualidade de presidente do GPL-PE, tinha “a honra de receber aqui nesta Casa do povo, esta homenagem tão importante”. Segundo ele, a reunião solene foi um reconhecimento à instituição, “e também um reconhecimento ao trabalho de todos os dirigentes que por lá passaram e que fizeram o Gabinete Português de Leitura estar onde está. Esta homenagem é a ratificação da importância cultural daquela casa para o Recife”.
O presidente do Gabinete Português de Leitura disse ainda que a instituição já teve uma frequência de 80 visitantes por dia e chegou a receber grupos de até 200 turistas, mas que agora se encontra de portas fechadas. Só recebe visitantes com agendamento, devido à violência do centro do Recife. Ele defendeu a revitalização da Rua do Imperador e o resgate do centro do Recife “para que o GPL volte a abrir as portas diariamente”.
Para encerrar, o presidente da solenidade, vereador Felipe Alecrim, fez suas considerações finais e convidou a todos os presentes para que, em posição de respeito, pudessem ouvir e acompanhar o Hino da Cidade do Recife.
Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.
Em 09.11.2023.