Reunião solene homenageia o Futebol Feminino de Pernambuco

Apesar dos bons resultados nas competições, o futebol feminino vem lutando por reconhecimento desde antes dos anos 80, e segue na batalha para continuar ganhando espaço e respeito. Com o intuito de prestigiar a modalidade esportiva, reforçar a necessidade de sua valorização e incentivar as atletas, o vereador Tadeu Calheiros (Podemos) realizou reunião solene na noite desta segunda-feira (27). Durante a solenidade, foram entregues 22 certificados e uma placa comemorativa a jogadoras e apoiadores da modalidade do esporte, em Pernambuco.

A solenidade foi presidida pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos), que compôs a mesa de honra com o vereador autor do requerimento; a coordenadora do Futebol Feminino do Sport Clube do Recife, Janira Ricardo; o diretor do Futebol Feminino da Federação Pernambucana de Futebol, Elias Coelho; a gerente de Registros de Atletas na Federação Pernambucana de futebol (FPF) e supervisora de Imprensa da Confederação Brasileira de Futebol, Adja Andrade; e a  jornalista e apresentadora do Globo Esporte de Pernambuco e da TV Globo, Sabrina Rocha. Após o Hino Nacional, Tadeu Calheiros foi convidado para ocupar a tribuna e a fazer suas colocações.

No discurso, o vereador considerou que o futebol feminino é um importante instrumento para a construção de uma cultura social e profissional; mas disse que a modalidade também tem um impacto na educação integral das meninas, assim como na saúde. “Como apaixonado pela vida, pela saúde e pelo esporte, principalmente pelo futebol, fico muito feliz em poder homenagear esta noite, em nome da Câmara Municipal do Recife, o futebol feminino e suas atletas. Ver o plenário deste parlamento com pessoas que acreditam e torcem pelo crescimento da modalidade é motivo de alegria”.

Tadeu Calheiros afirmou que desde que a rainha Marta começou a ganhar os holofotes do planeta, o futebol caiu no gosto das mulheres e conquistou admiradoras e praticantes, nos quatro cantos do país. “À exemplo dos homens, a habilidade, a técnica, a ousadia, a criatividade e a alegria do futebol brasileiro também está no ‘DNA feminino’. Com o sucesso de Marta uma safra de grandes jogadoras se multiplicou e segue se multiplicando. O que dizer de veteranas como Formiga, Pretinha, Sissí e Cristiane, além de outros tantos nomes de gerações mais atuais, como Debinha, Andressa, Tamires e a goleira pernambucana Bárbara?”

O vereador sublinhou que em termos de investimentos, patrocinadores, organização de competições e espaços na mídia, o futebol masculino ainda leva grande vantagem sobre o feminino, mas que é inegável o crescimento do esporte entre as mulheres, principalmente no eixo Sul-Sudeste, e em vários países da Europa e na América do Norte. “O mundo já enxerga o futebol feminino como um grande negócio e isso é muito positivo e animador. Cada vez mais vidas são transformadas, com inúmeras atletas extrapolando as fronteiras do Brasil para brilhar em clubes tradicionais da Espanha, Inglaterra, Portugal, Itália e Estados Unidos e não nos referimos somente às atletas. Afinal, um grande corpo de profissionais, das mais diferentes áreas, integra o mundo do futebol e brilham aqui e lá fora”.

Tadeu Calheiros lembrou que treinadores, estatísticos, médicos, preparadores físicos, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, odontólogos, e jornalistas brasileiros também “batem um bolão” em suas respectivas funções. Aqui no Recife, segundo ele, escolinhas, clubes, associações e institutos levantam a bandeira da modalidade. “Um deles, é o “Instituto Geração Quatro” e sua contribuição ao futebol feminino merece destaque. O instituto possui 16 núcleos para a formação de atletas e um deles, localizado Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem) é voltado exclusivamente para as meninas. Atualmente, possui 80 jogadoras”, afirmou. Os outros quinze núcleos são mistos.

O vereador disse que quando decidiu fazer uma reuni]ao solene para homenagear e reconhecer a importância do futebol feminino, não pensou duas vezes. “A própria Casa de José Mariano reconhece o peso da modalidade, na medida que a realização desta reunião teve a aprovação unânime dos 39 vereadores. Foi uma honra ter sido o “autor” desse requerimento. O futebol feminino pernambucano merece os nossos aplausos, a nossa gratidão e a nossa admiração”.

Após o discurso, o vereador Tadeu Calheiros entregou um certificado aos homenageados e às homenageadas. Algumas receberam flores, também. A lista completa está abaixo. A coordenadora do Futebol Feminino do Sport Clube do Recife, Janira Ricardo recebeu também uma placa e flores. O cantor Fabrício Oliveira fez uma apresentação musical e, em seguida, a presidente da solenidade, vereador Ana Lúcia, convidou a gerente de Registros de Atletas na Federação Pernambucana de Futebol (FPF) e supervisora de Imprensa da Confederação Brasileira de Futebol, Adja Andrade, a ocupar a tribuna e a fazer as suas colocações.

Adja Andrade agradeceu ao vereador Tadeu Calheiros pelo reconhecimento do futebol feminino como uma modalidade merecedora de destaque. “É uma grande felicidade estar aqui, nesta casa, que abriu as portas para receber o futebol feminino. Nós que o vivemos a realidade desse esporte, sabemos que ele avançou e não retrocede. Este ano tivemos uma final de campeonato aqui em Pernambuco sendo transmitida pela televisão aberta. Os jogos tiveram um público grande. Mas, apesar desse avanço, continuamos precisando muito do apoio de pessoas que queiram dar a mão a esse esportes”.

A atleta fez um elogio às atletas mais antigas, que jogaram o futebol feminino em Pernambuco, e disse que essas mulheres enfrentaram muito preconceito, luta e fizeram com que o futebol esteja onde está. “O futebol feminino hoje tem profissionais e devemos a essas mulheres, que são verdadeiras guerreiras e grandes jogadoras”. No final, Ana Lúcia fez as colocações finais e convidou a todos os presentes para que, em posição de respeito, ouvissem e acompanhassem o Hino da Cidade do Recife.

 

Lista das homenageadas:

1. Adja Andrade 

2. Ana Clara Gomes Rosa (Popó)

3. Ana Laura Aureliano

4. Camila Correia Alves

5. Deborah Cecília

6. Eduardo José da Silva

7. Elias Coelho

8. Fabya Santos

9. Girley  Barbosa

10. Gleice Falcão

11. Jaqueline Rodrigues

12. José Valdênio dos Santos Pereira

13. Lindalva Correia (Pintinho)

14. Luis Cláudio de Carvalho

15. Maglene Amorim (Meg)

16. Nara Paes de Andrade Vieira

17. Regiane Santos

18. Sabrina Rocha

19. Sarah Porto

20.. Janira Ricardo

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 27.11.2023.