Rinaldo Junior destaca importância do Dia da Consciência Negra

Celebrado anualmente em 20 de novembro em referência à morte de Zumbi dos Palmares, o Dia da Consciência Negra foi destacado pelo vereador Rinaldo Junior (PSB), em discurso na tribuna durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (20). Ao apontar dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), sobre as dificuldades da população negra no mercado de trabalho, o parlamentar falou sobre a desigualdade salarial e a importância de seguir lutando por igualdade.

De acordo com o vereador Rinaldo Junior, 65% da população negra representa os desocupados no Brasil. “Isso é fruto da desigualdade social, do racismo estrutural que sempre existiu no nosso País. Quarenta por cento dos negros do nosso País recebem o salário menor do que os não negros. Segundo a Rede de Observatórios de Segurança, em 2022, todas as pessoas que foram mortas por bala da Polícia Militar de Pernambuco foram negras. Isso não é coincidência”. 

O parlamentar apontou que os dados são importantes pois mostram a realidade da sociedade. “Ser preto, pobre e periférico no Brasil parece ser crime. Hoje, subo aqui nesta tribuna com o maior orgulho de estar representando o povo preto, de raiz. Não basta ser contra o racismo, precisamos ser antirracistas, em defesa dos que mais precisam”, afirmou. 

Rinaldo Junior destacou a importância da lei federal que prevê paridade salarial entre homem e mulher, mas disse que ainda é preciso mais. “Ainda 11% das mulheres negras recebem menos que as mulheres brancas, mesmo ocupando os mesmos cargos. Mas nós nos organizamos para resistir, crescer e brigar pelos nossos direitos”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 20.11.2023