Secretaria de Saúde presta contas do segundo quadrimestre de 2023

Em audiência pública realizada por iniciativa da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, a Secretaria de Saúde do Recife, em conjunto com todas as áreas que a compõem, apresentou o II Relatório Detalhado Quadrimestral do ano de 2023, na tarde desta quarta-feira (8), conforme determina a Lei Complementar 141, de 13 de janeiro de 2012 e da Lei de Responsabilidade Fiscal. O objetivo foi compartilhar os projetos, ações e trabalhos realizados até o segundo quadrimestre para atender as necessidades de saúde da população do Recife, seguindo os encaminhamentos e pactuações com o Governo Estadual, o Governo Federal e alinhamento com o Conselho Municipal de Saúde.

A audiência pública foi realizada de forma híbrida sob a coordenação da vereadora Natália de Menudo (PSB), que também é presidente da Comissão de Saúde. Do colegiado participou, ainda o vereador Tadeu Calheiros (Podemos). A representante da Secretaria de Saúde foi a secretária Luciana Albuquerque, que compareceu por teleconferência, com sua equipe. Conforme dados apresentados no relatório, entre os meses de janeiro a agosto, a Prefeitura do Recife gastou com a Saúde o que é recomendado por lei, ou seja, aplicar recursos para a saúde de no mínimo 15% da receita própria. No período, o município aplicou 19,68%, demonstrando a manutenção da tendência de cumprir com o mínimo constitucional preconizado.

O relatório apresentado também reiterou o compromisso da Prefeitura do Recife com aumento do investimento com a área da saúde. De acordo com a secretária, os dados e informações estratégicas revelam que há um objetivo em qualificar a rede de atenção, ofertar serviços e cuidados de qualidade para sua população, além de contribuir para o fortalecimento do SUS e do exercício do Controle Social. A Secretaria de Saúde realizou entre os meses de abril e agosto o Processo Seletivo para os Gerentes Gerais dos oito Distritos Sanitários, além de 190 Coordenadores de unidades para as policlínicas, maternidades, serviços de pronto atendimento, centros de atenção psicossocial, estando a seleção para as unidades básicas ainda em andamento.

A vereadora Natália Menudo elogiou a apresentação do relatório e fez alguns questionamentos a respeito do novo modelo de gestão para as unidades de saúde da família, visando melhorar os indicadores. O mesmo ocorreu com o vereador Tadeu Calheiros, que também fez elogios e parabenizou pela ampliação da Atenção Primária, mas também fez questionamentos e tirou dúvidas sobre diversos pontos da política de saúde municipal. A secretária Luciana Albuquerque tirou as dúvidas dos parlamentares.

Vacinação e Mutirão – Na Alta e Média Complexidade a Secretaria de Saúde entregou, entre outras ações, o Centro de Parto Normal (CPN) da Maternidade Professor Arnaldo Marques, no Ibura. Quanto à Vacinação, de acordo com o relatório, a Prefeitura do Recife abriu em maio mais de 150 salas de vacina da cidade para o “Dia D de imunização contra a gripe”, além de ter proporcionado a montagem de outros 14 postos volantes na cidade. Também foi disponibilizado em alguns locais, vacina contra Covid-19 para toda a população a partir de 6 meses e atualização de cartão de vacina para as crianças menores de 1 ano. Também em maio, houve vacinação contra a Covid-19 e Influenza no Abrigo Noturno Irmã Dulce, para a População em Situação de Rua.

Com o início da campanha de vacinação contra a Influenza, a vacinação contra a Covid19 permaneceu presente nos mutirões de vacinação distribuídos em vários pontos da cidade do Recife, sem necessidade de agendamento, nos fins de semana, em até 40 localidades; dentre esses mutirões, o mutirão do final de semana do São João, ofereceu vacinação em 20 pontos da cidade, sendo no formato de demanda espontânea. Em agosto, a Prefeitura do Recife iniciou a aplicação das vacinas contra HPV e Meningite (conjugada), voltadas para o público adolescente. Ainda em agosto, devido à alta demanda pelo serviço de vacinação antirrábica, a Sala de Vacinação Antirrábica do Centro de Vigilância Animal (CVA) ganhou mais um dia de atendimento ao público.

O mutirão Recife Cuida Cirurgias e Recife Cuida Especialidades, no segundo quadrimestre de 2023, promoveu o mutirão de exames conseguiu reduzir em 29% o número de procedimentos em fila e 24% do número de usuários em fila para tais procedimentos (indo de 136.930 para 97.535 e de 90.224 para 68.464, respectivamente). Quanto ao mutirão de cirurgias, houve redução de 38% tanto para consultas de cirurgias em fila, como também do número de usuários em fila (passando de 16.363 para 10.143 e de 15.981 para 9.986, respectivamente). Quanto ao mutirão de cirurgias ginecológicas, desde o início dos mutirões totalizam 997 consultas realizadas, 401 indicações cirúrgicas, 272 cirurgias agendadas e 267 cirurgias realizadas.

Atendimentos - Além disso, na Saúde Digital, houve o lançamento do aplicativo Atende Gestante. Em relação à Saúde da Mulher, em julho, em celebração ao Dia Nacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, a Secretaria da Saúde do Recife realizou uma série de ações de promoção e  prevenção em saúde da mulher e também trabalhou o resgate de processos históricos, o fortalecimento de identidade e o combate ao racismo. No mês de agosto, foram ofertadas 1.920 vagas para realização de mamografias gratuitas, em 24 pontos espalhados nos oito Distritos Sanitários da cidade, dando continuidade às ações de prevenção do câncer de mama. A Política de Saúde da População Negra do Recife realizou o VIII Ninar nos Terreiros.

Quanto à requalificação e expansão da Rede de Saúde, até agosto de 2023, 109 unidades de saúde do município passaram por intervenções. Do total de intervenções, 103 são unidades de atenção básica, quatro unidades de média a alta complexidade e dois prédios administrativos. Destaca-se, no período de maio a agosto, a requalificação da Unidade Saúde da Família Tia Regina Córrego do Deodato, em Água Fria e a entrega 62 de 39 baias individuais projetadas e recuperação de três baias coletivas para equinos no CVA.

As ações do Recife Cuida nos bairros ofertaram serviços gratuitamente, como consultas e aplicação de vacinas (Influenza, bivalente e atualização do calendário vacinal), exames de citopatologia, aferição de pressão arterial e glicemia, e testagem para detecção de sífilis e HIV. Até o 2º quadrimestre de 2023, foram realizados os mutirões em 41 bairros, levando atendimentos para 27.375 pessoas e realizando 123.150 atendimentos.

A secretária de Saúde falou, ainda, sobre as principais causas de internações nas unidades da rede municipal. Os dados referentes à morbidade hospitalar, para o período de janeiro a julho de 2023, evidenciam como primeira causa de internações gravidez, parto e puerpério (7.157), seguida, respectivamente, neoplasias (7.144), doenças do aparelho circulatório (6.103), lesões de envenenamentos e consequências externas (5.584) e doenças do aparelho respiratório (5.309). Na questão de mortalidades, também no mesmo período de janeiro a julho de 2023, as principais causas de óbitos estão relacionadas às doenças do aparelho circulatório (25,7%), seguida pelas neoplasias (17,6%), causas externas de morbidade e mortalidade (12,5%), e doenças do aparelho respiratório (12,3%).

A produção da Atenção Básica na rede do município, para este quadrimestre de 2023, foi de 2.145.472 procedimentos. Desse total, 43,1% referem-se à visita domiciliar e territorial, e 21% por procedimentos individuais. Os principais procedimentos registrados nas Unidades de Saúde da Família, foram: consulta médica em atenção primária (217.426) seguido da aferição de pressão arterial (116.132) e consultas de profissionais de nível superior na atenção primária (exceto médico) com 104.760 procedimentos. Houve, no período, atendimento odontológico. Os principais procedimentos realizados foram: orientação de higiene bucal (24.507), primeira consulta odontológica programática (21.003), raspagem alisamento e polimento supragengivais (4.764) e exodontia de dente permanente (4.749).

Referente à produção hospitalar de urgência e emergência, de maio a agosto de 2023, foram realizados 10.340 procedimentos. O grupo de procedimentos com maior produção registrada, no período em análise, foi o de procedimentos clínicos com 7.895 (76,3%) registros, seguido pelos procedimentos cirúrgicos com 2.439 (23,5%) procedimentos. Dentre os procedimentos, desponta o parto normal com 2.373 registros, seguido do tratamento de pneumonias ou influenza (gripe) com 805 procedimentos.

A produção ambulatorial dos serviços especializados, de maio a agosto de 2023, apresenta 3.416.269 procedimentos realizados. Na vigilância de saúde, foram realizados 25.623 procedimentos. Foram realizados nas ações do Vamos Testar e Recife Cuida, os procedimentos de testagem rápida para detecção de infecção pelo HBV (vírus da Hepatite B) (2.018), teste rápido HIV (2.018), teste rápido sífilis (2.018) e teste rápido de HCV – Hepatite C (2.018), totalizando 8.072 testes rápidos realizados nessas ações itinerantes.

A Vigilância Ambiental desenvolveu ações relacionadas ao controle do Aedes aegypti, vetor responsável pela transmissão dos vírus da Dengue, Chikungunya, Zika com grande esforço coletivo, envolvendo diversos atores, sociedade civil organizada e população. Entre as ações de combate ao Aedes aegypti 2023 a equipe de Agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Asace), promoveu a visita a 1.004.530 imóveis, o que significa um acréscimo de 26,3% quando comparado ao mesmo período de 2022. Em 2023, foram notificados 3.223 casos suspeitos de arboviroses, sendo 2.140 de dengue, 967 de chikungunya e 116 de Zika. Dentre os confirmados, 715 foram casos de dengue e 380 casos de chikungunya. Em comparação ao mesmo período do ano anterior, houve redução de 11,3% dos casos notificados de arboviroses e de 35,5% dos casos confirmados de arboviroses.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 08.11.2023.