Solene destaca profissionais de artes marciais
Também compuseram a mesa de honra da solenidade, que foi presidida pelo vereador Felipe Alecrim (PSC), o morganti Ju Jitsu e presidente da Confederação Brasileira de Morganti Ju Jitsu, Alberto Enis Nicoletti; da Secretaria de Eventos e Relacionamento da Associação Pernambucana de Morganti Ju Jitsu, Francisco Júnior; e o presidente da da Associação Pernambucana de Morganti, Henrique Enis Nicoletti.
A solenidade em homenagem aos profissionais de artes marciais se faz necessária, de acordo com Ronaldo Lopes, para reconhecer a importância na formação de indivíduos mais confiantes, resilientes e disciplinados. “Por meio da orientação dos profissionais, muitas pessoas conseguem superar adversidades, desenvolver habilidades de autodefesa e se tornar mais fortes, tanto fisicamente quanto mentalmente. Além disso, eles desempenham um papel fundamental na preservação e disseminação das tradições culturais e históricas associadas a cada modalidade. São responsáveis por transmitir os ensinamentos ancestrais de suas respectivas artes, garantindo que esses conhecimentos sejam preservados e continuem sendo transmitidos para as futuras gerações”.
Outro ponto relevante citado pelo parlamentar, é o impacto social que os profissionais de Artes Marciais exercem em suas comunidades. “Muitos alunos se tornaram líderes exemplares, não apenas de suas comunidades, mas da vida profissional e pessoal, graças aos ensinamentos valiosos recebidos de seus mestres incentivadores. Diversas crianças carentes, residentes em comunidades que possuem pouco ou nenhum acesso ao lazer, encontram em professores dedicados o caminho para manter-se focados no seu desenvolvimento, longe das drogas e atividades ilícitas. Como morador também de uma comunidade que sou, até hoje, sou testemunha do papel fundamental que as artes marciais possuem na formação dessas crianças e jovens. A verdade é que esses mestres são verdadeiros heróis de quimono que dedicam seu tempo a esse tão nobre ofício”, disse.
Ronaldo Lopes salientou o papel incentivador e de formação de caráter dos profissionais das artes marciais para os seus alunos. “Aqui, na tribuna, vejo diversos profissionais que com garra e determinação inspiram milhares de jovens todos os dias a lutarem por um futuro melhor. Portanto, em nome desta Casa legislativa, expresso nossa mais profunda gratidão a todos os professores incentivadores das artes marciais no Recife. Vocês não apenas formam atletas talentosos, mas o mais importante: formam caráter nobre e inspiram a cultura de respeito e integridade”.
Por sua vez, um dos homenageados, o morganti Ju Jitsu e presidente da Confederação Brasileira de Morganti Ju Jitsu, Alberto Enis Nicoletti, frisou que as artes marciais representam o papel de família. "A disciplina, o conhecimento em cima do respeito e o trabalho que faz a diferença é o que fazemos, porque é com amor; Mudamos a sociedade ao nosso redor e ajudamos a fazer a diferença na vida das pessoas. Quisera eu que metade da população fosse professor de arte marcial, porque eu teria certeza que todos aprenderiam algo: a se defender, a se portar, a estar com uma postura de disciplina", disse.
Segundo Alberto Enis Nicoletti, o crescimento de quem pratica arte marcial é constante, sobretudo dos professores, que aprendem diariamente com os alunos. "Mais pessoas precisam fazer arte marcial, não importa qual. Os professores ruins caem no caminho: os que não têm moral, que não sabem ensinar com disciplina, carinho e amor. Arte marcial, amor, educação e disciplina estão todos juntos e, hoje, ampliamos cada vez mais com a população que se apresenta a nós com as dificuldades, e vamos nos adequando e especializando com esse novo modelo de ensinar", pontuou.
Homenageados (as):
Daniel Coelho – Secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco
Professores (as):
1. Alberto Nicoletti - Morganti Ju jitsu
2. Allyfer José - Morganti Ju jitsu
3. Anderson Duarte - Morganti Ju jitsu
4. Carol Souza - Morganti Ju jitsu
5. Carolyne da Frota Cavalcante - Morganti Ju jitsu
6. Elza Nicoletti - Morganti Ju jitsu
7. Francisco Júnior - Morganti Ju jitsu
8. Henrique Nicoletti - Morganti Ju jitsu
9. Juliana Dias dos Santos - Morganti Ju jitsu
10. Kaio Araujo Alves da Silva - Morganti Ju jitsu
11. Marcos Aurélio Nascimento - Morganti Ju jitsu
12. Pedro Nicoletti - Morganti Ju jitsu
13. Renan Bergson - Morganti Ju jitsu
14. Tiago Rocha - Morganti Ju jitsu
15. Vinícius - Morganti Ju jitsu
16. Wagner Freitas de Meneses - Morganti Ju jitsu
17. Aristóteles Queiroz de Souza Alves Filho - jiu jitsu
18. David Antônio da Silva – Karatê
19. Felipe Silva – Taekwondo
20. Giselle Gomes de Albuquerque - Taekwondo
21. Gustavo Bione de Andrade Lima - Jiu Jitsu
22. Gustavo Bezerra - Morganti Ju Jitsu
23. José Almir Pires de Oliveira - 8 Dan de Taekwondo
24. José Cesario da Silva – Mestre 6 Dan Taekwondo
25. Kleyton Oliveira Ferreira - Muay Thai
26. Marcos Vinícius Costa Silva - Rilion Gracie
27. Moisés Magno da Silva Oliveira - Muay Thai
28. Pablo Diêgo de Barros Rodrigues - Judo
29. Rafael Juliano Dias da Silva - Muay Thai
30. Ronaldo Barboza França - 3 Dan Aikido
31. Rostan da Silva Lacerda - Jiu jitsu
Incentivadores:
32. Ana Lucia Chaves Medeiros Justino - Projeto Sinal
33. Enildo Fagundes da Silva - Federação de Karatê Interestilos de Pernambuco
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Clique aqui e acompanhe a solenidade na íntegra.
Em 21.11.2023