Solene destaca profissionais de artes marciais

Profissionais das artes marciais foram homenageados na Câmara do Recife, na tarde desta terça-feira (21), em reunião solene de iniciativa do vereador Ronaldo Lopes (PSC). Ao total, 34 pessoas foram agraciadas, entre incentivadores e professores. A prática de artes marciais, segundo a justificativa do parlamentar, é uma atividade que vai além de meramente aprender técnicas de autodefesa. “É uma expressão de disciplina, autocontrole, respeito, liderança, superação e, acima de tudo, um verdadeiro estilo de vida. “Os profissionais de artes marciais dedicam-se a ensinar e transmitir esses valores para seus alunos”.

Também compuseram a mesa de honra da solenidade, que foi presidida pelo vereador Felipe Alecrim (PSC), o morganti Ju Jitsu e presidente da Confederação Brasileira de Morganti Ju Jitsu, Alberto Enis Nicoletti; da Secretaria de Eventos e Relacionamento da Associação Pernambucana de Morganti Ju Jitsu, Francisco Júnior; e o presidente da da Associação Pernambucana de Morganti, Henrique Enis Nicoletti. 

A solenidade em homenagem aos profissionais de artes marciais se faz necessária, de acordo com Ronaldo Lopes, para reconhecer a importância na formação de indivíduos mais confiantes, resilientes e disciplinados. “Por meio da orientação dos profissionais, muitas pessoas conseguem superar adversidades, desenvolver habilidades de autodefesa e se tornar mais fortes, tanto fisicamente quanto mentalmente. Além disso, eles desempenham um papel fundamental na preservação e disseminação das tradições culturais e históricas associadas a cada modalidade. São responsáveis por transmitir os ensinamentos ancestrais de suas respectivas artes, garantindo que esses conhecimentos sejam preservados e continuem sendo transmitidos para as futuras gerações”.

Outro ponto relevante citado pelo parlamentar, é o impacto social que os profissionais de Artes Marciais exercem em suas comunidades. “Muitos alunos se tornaram líderes exemplares, não apenas de suas comunidades, mas da vida profissional e pessoal, graças aos ensinamentos valiosos recebidos de seus mestres incentivadores. Diversas crianças carentes, residentes em comunidades que possuem pouco ou nenhum acesso ao lazer, encontram em professores dedicados o caminho para manter-se focados no seu desenvolvimento, longe das drogas e atividades ilícitas. Como morador também de uma comunidade que sou, até hoje, sou testemunha do papel fundamental que as artes marciais possuem na formação dessas crianças e jovens. A verdade é que esses mestres são verdadeiros heróis de quimono que dedicam seu tempo a esse tão nobre ofício”, disse. 

Ronaldo Lopes salientou o papel incentivador e de formação de caráter dos profissionais das artes marciais para os seus alunos. “Aqui, na tribuna, vejo diversos profissionais que com garra e determinação inspiram milhares de jovens todos os dias a lutarem por um futuro melhor. Portanto, em nome desta Casa legislativa, expresso nossa mais profunda gratidão a todos os professores incentivadores das artes marciais no Recife. Vocês não apenas formam atletas talentosos, mas o mais importante: formam caráter nobre e inspiram a cultura de respeito e integridade”.

Por sua vez, um dos homenageados, o morganti Ju Jitsu e presidente da Confederação Brasileira de Morganti Ju Jitsu, Alberto Enis Nicoletti, frisou que as artes marciais representam o papel de família. "A disciplina, o conhecimento em cima do respeito e o trabalho que faz a diferença é o que fazemos, porque é com amor; Mudamos a sociedade ao nosso redor e ajudamos a fazer a diferença na vida das pessoas. Quisera eu que metade da população fosse professor de arte marcial, porque eu teria certeza que todos aprenderiam algo: a se defender, a se portar, a estar com uma postura de disciplina", disse. 

Segundo Alberto Enis Nicoletti, o crescimento de quem pratica arte marcial é constante, sobretudo dos professores, que aprendem diariamente com os alunos. "Mais pessoas precisam fazer arte marcial, não importa qual. Os professores ruins caem no caminho: os que não têm moral, que não sabem ensinar com disciplina, carinho e amor. Arte marcial, amor, educação e disciplina estão todos juntos e, hoje, ampliamos cada vez mais com a população que se apresenta a nós com as dificuldades, e vamos nos adequando e especializando com esse novo modelo de ensinar", pontuou. 

 

Homenageados (as):

Daniel Coelho – Secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco

Professores (as):

1. Alberto Nicoletti - Morganti Ju jitsu

2. Allyfer José - Morganti Ju jitsu

3. Anderson Duarte - Morganti Ju jitsu

4. Carol Souza - Morganti Ju jitsu

5. Carolyne da Frota Cavalcante - Morganti Ju jitsu

6. Elza Nicoletti - Morganti Ju jitsu

7. Francisco Júnior - Morganti Ju jitsu

8. Henrique Nicoletti - Morganti Ju jitsu

9. Juliana Dias dos Santos - Morganti Ju jitsu

10. Kaio Araujo Alves da Silva - Morganti Ju jitsu

11. Marcos Aurélio Nascimento - Morganti Ju jitsu

12. Pedro Nicoletti - Morganti Ju jitsu

13. Renan Bergson - Morganti Ju jitsu

14. Tiago Rocha - Morganti Ju jitsu

15. Vinícius - Morganti Ju jitsu

16. Wagner Freitas de Meneses - Morganti Ju jitsu

17. Aristóteles Queiroz de Souza Alves Filho - jiu jitsu 

18. David Antônio da Silva – Karatê

19. Felipe Silva – Taekwondo

20. Giselle Gomes de Albuquerque - Taekwondo

21. Gustavo Bione de Andrade Lima - Jiu Jitsu

22. Gustavo Bezerra - Morganti Ju Jitsu

23. José Almir Pires de Oliveira - 8 Dan de Taekwondo

24. José Cesario da Silva – Mestre 6 Dan Taekwondo

25. Kleyton Oliveira Ferreira - Muay Thai

26. Marcos Vinícius Costa Silva - Rilion Gracie

27. Moisés Magno da Silva Oliveira - Muay Thai

28. Pablo Diêgo de Barros Rodrigues - Judo

29. Rafael Juliano Dias da Silva - Muay Thai 

30. Ronaldo Barboza França - 3 Dan Aikido

31. Rostan da Silva Lacerda - Jiu jitsu

Incentivadores:

32. Ana Lucia Chaves Medeiros Justino - Projeto Sinal

33. Enildo Fagundes da Silva - Federação de Karatê Interestilos de Pernambuco

 

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Clique aqui e acompanhe a solenidade na íntegra. 

Em 21.11.2023