Vereador recebe estudantes na Câmara do Recife

Alunos da Escola Professora Nieta Tabosa, do município de Amaraji, na Zona da Mata, visitaram a Câmara Municipal do Recife na tarde desta sexta-feira (24) para conhecer o prédio histórico e o funcionamento da Casa de José Mariano. Eles foram recebidos pelo vereador Ivan Moraes (PSOL), que os conduziu para o plenário e falou da rotina do Legislativo Municipal, das atividades parlamentares e dos projetos que interferem na vida da população. Convidado pelos professores, para a visita, o Maestro Forró também se apresentou e falou da importância da cultura na formação cidadã.

Estiveram na Câmara do Recife 47 adolescentes, alunos do 8º ano do ensino fundamental 2, dois professores e um coordenador da Escola Professora Nieta Tabosa. Eles se prepararam para a visita. “Os estudantes participam do Projeto Circuito Cultural de Língua Portuguesa, que este ano tem como tema ‘Educação e Cultura formando cidadãos’. Antes de virmos, os alunos fazem pesquisas e escrevem textos sobre as pessoas que vamos homenagear. Este ano, os homenageados são Ivan Moraes e o Maestro Forró. Eles também pesquisam sobre os locais que vão visitar. No retorno à sala de aula, os alunos fazem relatórios e redações falando sobre a visita”, explicou a professora de Português Luciana Patrícia Santos.

Os estudantes fizeram perguntas, tiraram dúvidas e falaram sobres suas vidas. Eles também apresentaram os textos que escreveram na sala de aula sobre os dois homenageados da visita. Durante a conversa Ivan Moraes disse que “no Poder Legislativo é onde toda a sociedade precisa estar presente” e também afirmou que o seu objetivo, enquanto vereador, é “atender os grupos da sociedade civil que lutam pelos seus direitos, como negros, população LGBTQIA+ e mulheres”. Já o Maestro Forró falou de sua origem, o Alto José do Pinho, uma comunidade da periferia do Recife e que tem “grande representatividade cultural”.

Ao repercutir a visita dos estudantes, Ivan Moraes afirmou que funcionou como exercício de educação política. “É muito importante essa formação política para os adolescentes. Eles estão numa fase de formação em suas vidas e por isso é importante a conscientização política”, disse. O Maestro Forró, que foi surpreendido com um estudante que o imitava, se disse emocionado. “Fiquei impressionado como eles se prepararam para esta visita. Eles se aprofundaram nas pesquisas e já chegaram aqui conhecendo detalhes de nossas vidas”.

Antes de chegarem à Casa de José Mariano os estudantes visitaram o Teatro do Parque e a Ilha do Retiro. Eles também fizeram pesquisas sobre esses locais. “Desses locais, o melhor que achei foi mesmo A Ilha do Retiro”, afirmou o estudante José Manoel dias da silva, 13 anos, que gosta de futebol. Já a aluna Ana Beatriz da Silva Oliveira, 13 anos, gostou de conhecer o teatro e a Câmara.  “Eu vim poucas vezes ao Recife e essa foi a minha forma de visitar e conhecer a capital do meu Estado”.

Esse foi o segundo ano do Projeto Circuito Cultural. No ano passado, os estudantes da mesma série estiveram no Teatro Santa Isabel, no Paço do Frevo e no Cais do Sertão. De acordo com a professora de Inglês que também esteve na visita, Talita Santos, os estudantes aprendem bastante com o Projeto Circuito Cultural, pois conhecem pessoas e lugares novos.  “Eles terminam ampliando os conhecimentos e saem daqui com mais bagagem. A maioria nunca entrou numa Câmara Municipal e nem num teatro”, afirmou.

Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.

Em 24.11.2023.