Alcides Cardoso cobra informações da Prefeitura do Recife
Alcides Cardoso afirmou tratar-se de "procedimentos internos da Controladoria que já deveriam ter sido concluídos há 793 dias, ou seja, deveriam estar concluídos há mais de vinte e seis meses ou dois anos e dois meses".
Ainda segundo ele, os indícios de irregularidade foram observados pela própria administração municipal. “Foi ela que viu graves indícios de irregularidades em cinco dispensas de licitação da Secretaria de Saúde nos primeiros meses de pandemia, que somam o valor de R$ 24,2 milhões”, afirmou.
“Também quero pontuar aqui que não se trata de um julgamento meu ou de alguém, não nos cabe esse papel. Quem julga é a justiça. Estou tratando de fatos que podem ser comprovados por documentos oficiais e que precisam ser esclarecidos aos recifenses”, destacou.
Em outro momento da reunião plenária, dessa vez no Grande Expediente - em que os parlamentares têm 15 minutos para discursar - o vereador Alcides Cardoso retomou o assunto. “Meu discurso é amparado por dados e documentos que comprovam a lentidão na conclusão dos processos de investigação interna da Prefeitura do Recife sobre os indícios de irregularidades sobre a dispensa de prazo da licitação da pandemia de covid-19", reclamou.
“As investigações não podem ser deixadas na gaveta sem a devida punição aos envolvidos. Retardar uma investigação em benefício de algo ou de alguém, no âmbito do poder público, pode ser considerado prevaricação. Pode ser. Eu não julguei ninguém e nem falei de ninguém. Quero dizer que encaminhei, hoje, um Ofício cobrando as investigações à Prefeitura do Recife, ao Ministério Público Federal e ao Ministério Público do Estado de Pernambuco”.
No aparte, o vereador Fred Ferreira (PSC) recordou que o País passou por um momento difícil durante a pandemia e que as ações da gestão municipal devem ser analisadas. “Outros julgamentos e outras investigações estão acontecendo e o que é errado tem que ser condenado. Estaremos de olho. Parabéns pela sua atitude e vamos estar aqui em 2024 colocando isso em pauta porque foi dinheiro público”.
O vereador Felipe Alecrim (PSC) ressaltou o papel da oposição. “O nosso dever, além de legislar e fiscalizar, é ser voz ativa do povo da cidade do Recife. Então quando você [Alcides Cardoso] traz à tona aquilo que de fato é a realidade, é importante para que a população possa compreender que nós estamos atentos e vamos cobrar dos poderes instituídos que se faça a justiça”.
Já o líder do governo na Câmara do Recife, vereador Samuel Salazar (MDB) disse que "já houve um julgamento em instância superior, inclusive em órgão colegiado, e os investigados foram inocentados e não temos o restabelecimento da mesma forma que se vendeu aquela manchete. Então, às vezes, a forma como a gente usa a tribuna de forma sensacionalista pode prejudicar a vida das pessoas. Insisto aqui que tenha muita cautela e muito cuidado. É importante a gente poder estabelecer esse debate, fazer esse contraditório e a gente tem esse poder de fazer esse contraponto aqui, na Casa de José Mariano, um espaço do debate e parlamento principal”.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 19.12.2023