Alcides Cardoso rememora luta do seu mandato em favor da Rua da Imperatriz

O vereador Alcides Cardoso (PSDB) afirmou que a votação e aprovação do projeto de lei do Executivo (PLE) número 57/2023 representou, entre outras conquistas, a vitória de uma luta do seu mandato em favor da valorização da Rua da Imperatriz, localizada no centro do Recife. “Eu venho apoiando a luta de proprietários de imóveis daquela rua há um ano e sete meses. Eles sempre quiseram ser incluídos no plano de incentivos do Recentro”, afirmou, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (11).

O Projeto de Lei do Executivo número 57/2023 tem por objetivo introduzir alterações na Lei Municipal número 18.869, de 9 de dezembro de 2O21, que instituiu o Recentro. As alterações incluem o plano de incentivos fiscais, que tem por objetivo potencializar o empreendedorismo nos bairros do Recife, Santo Antônio e São José por meio do estímulo ao desenvolvimento de atividades econômicas, moradias para fins de interesse social, construções ou intervenções destinadas à recuperação, renovação, reparo ou manutenção de imóveis situados nos sítios históricos desses bairros.

“Fico feliz que a bancada de governo tenha aderido à nossa luta em defesa daquela rua. Hoje, a Prefeitura do Recife finalmente acolheu a nossa indicação, aprovada nesta casa legislativa”, disse. Ele apresentou uma linha do tempo sobre sua atuação em favor dos proprietários de imóveis da Rua da Imperatriz e disse que no dia 19 de abril de 2022 aprovou um requerimento pedindo que aquela rua fosse incluída no Recentro.

O vereador disse também que, no dia 8 de março de 2023, reuniu-se com a chefe do escritório do Recentro, Ana Paula Vilaça, para levar a reivindicação dos proprietários de imóveis. No dia 10 de maio deste ano, “foi o mais importante dessa nossa batalha, pois realizamos uma audiência pública para cobrar, aos representantes da Prefeitura do Recife, o acolhimento de nossa questão”. Segundo ele, em decorrência da audiência pública, foi feito um estudo pela Secretaria de Finanças do Recife, que constatou a possibilidade de inclusão de projetos do Recentro.

“Finalmente a nossa reivindicação foi abraçada pelo Executivo, através do PLE, assim como pela base do Governo aqui na Câmara. Esse projeto chega para votação em plenário, inclusive, com uma emenda de minha autoria. Por isso, agradeço ao líder do Governo, vereador Samuel Salazar, por ter estudado a emenda que fiz com os ajustes necessários para incluir a Rua da Imperatriz nessa legislação”. A aprovação da lei, segundo Alcides Cardoso, não é mérito da oposição ou da bancada de Governo. “A Imperatriz tem que voltar a ser o coração do comércio, um corredor do comércio no centro do Recife”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 11.12.2023.