Câmara celebra 18 anos da fundação do Coral do Movimento Pró-Criança
Ligado à Igreja Católica, o Movimento Pró-Criança oferece ações de educação, saúde, cultura e esporte a crianças e adolescentes da Região Metropolitana do Recife que se encontrem em situação de vulnerabilidade social. No Coral, são cerca de 50 jovens beneficiados.
Em seu discurso de homenagem, Ana Lúcia fez questão de enaltecer o papel social do grupo. “O Coral do Movimento Pró-Criança torna nossa cidade duplamente feliz, porque oferece novas perspectivas para nossas crianças e adolescentes, e porque nos presenteia com a música que eles e elas aprendem a cantar, e que encantam não só a nós, mas o nosso país inteiro e tantos outros lugares no mundo. Por isso, desejamos ao Coral um futuro de realizações e sucesso, e a todos e todas que fazem parte da sua história, a consciência da importância do trabalho que realizam”.
Aos presentes na solenidade – dentre os quais se encontrava a cantora Cristina Amaral, que já trabalhou com a instituição – a vereadora detalhou o alcance cultural do Coral. A parlamentar também salientou a atuação do maestro e fundador do grupo, Otávio Góes. “Desde a sua criação, o grupo já se apresentou em grandes eventos nacionais e internacionais”, disse. “Já cantou com grandes nomes da música brasileira, como a nossa queridíssima Cristina Amaral, já realizou inclusive uma turnê por cidades da França, e uma audiência pública em Roma, com o Papa Francisco. Mas a excelência e as grandes realizações do Coral têm um significado ainda maior, já que ele contribuiu para a transformação de vida de mais de 1,5 mil crianças”.
A reunião solene foi pontuada por apresentações musicais do Coral do Movimento Pró-Criança. No repertório, canções natalinas – como “Ó Noite Santa” e “Jingle Bells” – e a música “Cidade Grande”, também cantada por Cristina Amaral.
Após receber da vereadora Ana Lúcia o certificado da homenagem, o diretor-administrativo do Movimento Pró-Criança, Enoque Gomes, ocupou a tribuna do plenário para fazer suas colocações. Ele lembrou momentos importantes para o Coral, como a gravação do primeiro álbum em 2012, as apresentações na Europa em 2019 e a gravação do espetáculo televisionado Caixa de Natal em 2021. O diretor-administrativo também frisou o impacto social e religioso do grupo. “O Coral Movimento Pró-Criança tem seu lado social, levando um pouco de alegria, uma palavra de conforto aos mais necessitados, se apresentando em algumas alas do Hospital do Câncer de Pernambuco e em algumas paróquias mais simples, levando emoção e evangelização pela música”.
Também discursou na tribuna o coralista Artur Elias, como representante dos alunos do Coral do Movimento Pró-Criança. Ele prestou um relato sobre o papel da música no seu processo de amadurecimento pessoal. “São mais de dez anos de coral. Dez anos que eu me considero músico e vivo intensamente o Movimento Pró-Criança”.
A reunião contou, ainda, com a entrega de uma placa comemorativa ao maestro Otávio Góes. Na ocasião, ele aproveitou para fazer uma homenagem à cantora Cristina Amaral, que foi nomeada embaixadora do projeto. “Olhar para trás é ver uma linda trajetória de 18 anos, que me deixa com a certeza de que, unidos, chegaremos mais longe ainda”, pontuou o maestro.
Emocionada, a cantora não deixou de fazer seus agradecimentos na tribuna. “Eu amo esse Movimento, eu amo essas crianças. Eu me emocionei várias vezes no teatro assistindo a essas crianças cantarem. A música só traz momentos bons, a música é transformadora”.
Ao final do evento, o vereador Victor André Gomes fez elogios ao Coral, ao Movimento Pró-Criança e à cantora Cristina Amaral. O trabalho da vereadora Ana Lúcia também foi mencionado pelo parlamentar. “Ana é referência como mãe, como parlamentar, como amiga, como professora. Ana Lúcia, em todos os seus discursos aqui dentro, ensina os outros parlamentares como se deve fazer a boa política”.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 19.12.2023