Hélio Guabiraba destaca decisão do TRF5 favorável ao ex-prefeito Geraldo Julio
Em 2020, o então prefeito Geraldo Julio e então secretário de Saúde Jailson Correia foram alvos de uma ação criminal, protocolada na Justiça Federal pelo Ministério Público Federal (MPF), em Pernambuco, por três supostos crimes durante a pandemia da covid-19. A investigação apontava que os denunciados desviaram R$ 4 milhões das verbas para o combate à covid-19.
O vereador Hélio Guabiraba lembrou ter defendido, à época, a gestão municipal das acusações. “Desde o primeiro momento eu sempre acreditei neles, como a maioria desta Casa também acreditava na inocência de Geraldo Julio e de Jailson Correia. Quem conhece a história de Geraldo Julio, homem honrado, não poderia ter dúvida, em momento algum, da sua inocência”, afirmou. O empresário Paulo Magnus e outros secretários da gestão do ex-prefeito também foram inocentados da investigação com a decisão.
Segundo o parlamentar, “está comprovado, mais uma vez, que pessoas de bem são inocentadas. O ex-prefeito Geraldo Julio foi correto durante os oito anos como prefeito, e hoje posso voltar e dizer que estou de alma lavada, que não errei em defendê-lo”. Ainda durante a reunião plenária, Hélio Guabiraba chamou atenção para a propagação de notícias falsas. “Na época, a oposição caiu em cima dessa história. Vamos esperar as provas chegarem para que possamos acusar, de fato. Estamos acusando pessoas de bem. Peço aos meus pares que acusem quando tiver prova, no momento que for definido pela justiça que aquela pessoa foi ré. Hoje eu estou de alma lavada”, exaltou.
Em aparte, o vereador Rinaldo Junior (PSB) reforçou também ter saído em defesa do ex-prefeito e do ex-secretário sobre as acusações. “Eu tinha certeza de que estávamos do lado certo. O então prefeito e secretário de Saúde, em tempo recorde, montaram sete hospitais de campanha. Conseguimos salvar vidas. Por muitas vezes subi nesta tribuna e era perguntado se estava do lado certo, e estava”, disse.
Também em aparte, o vereador Almir Fernando (PCdoB) ratificou a importância da veiculação de notícias verdadeiras. “Quando for denunciar, tenha certeza do que está falando para não prejudicar ninguém. As pessoas quiseram se aproveitar de uma denúncia inverídica para prejudicar outras pessoas que têm um passado a zelar”, afirmou. A vereadora Aline Mariano (PP) lembrou de quando foi líder do governo Geraldo Julio na Casa. “Sei do trabalho importante que ele fez na cidade. O ex-prefeito Geraldo Julio deixou um legado importante, pavimentou o caminho para que o prefeito João Campos recebesse o Recife de uma forma diferente”.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 18.12.2023