Ivan Moraes repercute reunião com Secretário de Cultura do Recife
A questão dos cachês pagos no carnaval é um assunto que o vereador Ivan Moraes vem questionando em vários pronunciamentos e em audiência pública. “Agora, estamos com uma lista dizendo quantos artistas foram contratados, quanto foi pago a cada um e em que lugar eles se apresentaram”, afirmou. Segundo o parlamentar a Prefeitura do Recife pagou cerca de R$ 36 milhões em cachês durante o carnaval e cerca de 2.500 artistas foram contratados para o festejos carnavalescos realizados em diversos polos de animação da cidade.
Ainda de acordo com o parlamentar, houve uma distribuição equitativa de atrações nos polos de animações nas RPAs. A diferença ficou nas atrações apresentadas no centro do Recife, que é onde se concentram os grandes palcos. No centro, os cachês foram mais elevados. “Dessa forma, foi pago em média cerca de R$ 14 mil por artista e por agremiação popular. Esse valor é uma média, pois está sendo considerado o valor pago às agremiações e aos artistas nacionais”. Ivan Moraes disse que o Secretaria de Cultura se comprometeu em corrigir alguns equívocos sobre a prestação de contas para o próximo carnaval, assim como garantiu que o edital para contratação das atrações deverá ser simplificado para facilitar a participação de artistas populares.
O vereador também abordou outro tema relacionado às grandes festividades do Recife. Nesse ponto específico, tratou da festa do reveillon em Boa Viagem. “A Prefeitura do Recife está dizendo que o reveillon será gratuito. Mas, a conta será paga. Para isso, a praia será loteada pela empresa que está patrocinando a festa. E as pessoas que forem à praia de Boa Viagem, durante o reveillon, terão que consumir os produtos da empresa patrocinadora”, criticou o vereador.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 04.12.2023.