Liana Cirne debate e aprova dois requerimentos
O requerimento número 13.135/2023 dirige indicação ao prefeito João Campos para que haja a fiscalização na Escola Municipal Oswaldo Lima Filho, localizada na Avenida Domingos Ferreira, “devido a problemas graves que têm afetado a qualidade de ensino e o bem-estar dos estudantes”. O requerimento número 13.136/2023, também dirigindo indicação ao prefeito, solicita a manutenção das ciclofaixas nas seguintes localidades do Recife: Rua Marquês do Paraná, esquina com a Avenida João de Barros; Rua Marquês do Paraná, próximo à Doceria Simone Barros; e na Rua Castro Alves.
“A escola municipal está com pias e vasos sanitários danificados; assim como manifestação de roedores e baixa qualidade da merenda escolar. A escola está suja. Quero saber quem gostaria de estudar numa escola nessa situação? Por isso pedimos fiscalização e a manutenção nessa escola porque os alunos merecem estudar em ambiente limpo e adequado”,disse.
Liana Cirne agradeceu às pessoas que fizeram denúncia da situação da escola através do canal do WhatsApp do seu gabinete. “O nosso gabinete virtual também recebeu denúncias sobre a necessidade de manutenção de ciclofaixas”. A vereadora lembrou que existem pessoas que dizem que as ciclofaixas atrapalham o trânsito, mas observou “que a rua é um espaço público para as pessoas se deslocarem. O uso de bicicleta é uma das formas de as pessoas se deslocarem. A rua não existe só para carros. Há espaço para carros, pedestres e ciclistas”, disse.
A vereadora afirmou que “enquanto existir a cultura da ‘carrocracia’, teremos problemas de trânsito, inclusive com transportes mais lentos e trânsito mais engarrafados”. Diante disso, ela defendeu a necessidade de se instalar mais ciclovias nas ruas do Recife. “Para uma cultura que acha que a bicicleta é um meio de transporte menor, quero lembrar que na Avenida Caxangá passam cerca de 10 mil ciclistas por dia. Fazer a manutenção das nossas ciclovias é fundamental”, disse.
Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência - A vereadora Liana Cirne voltou à tribuna da Casa para discutir o projeto de resolução número 26/2023, de sua autoria, que cria a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A proposta foi aprovada em plenário. “Nós consideramos uma vitória imensa termos essa comissão permanente na Casa. Para nós é uma grande alegria, uma grande responsabilidade e uma grande vitória dos direitos humanos na Câmara Municipal do Recife”, destacou.
A parlamentar afirmou que o colegiado fará fiscalizações e estará em atuação junto ao Ministério Público de Pernambuco, com o objetivo de criar políticas públicas para as pessoas com deficiência. “Em Pernambuco, o percentual de pessoas com deficiência é acima do nacional, que é de 8%, e no Estado temos 10%. Para se ter noção, temos 18 milhões de pessoas com deficiência no Brasil e um milhão no Recife, que é a capital que tem mais pessoas com deficiência no País. Tendo esses números, não é possível que a gente feche os olhos para essa realidade”, disse. “Desejamos que o nosso trabalho seja proporcional à melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência da cidade, das mães atípicas e de todas as famílias”, salientou.
Em aparte, a vereadora Aline Mariano (PP) destacou a importância de a Câmara do Recife ter uma comissão que trate das pessoas com deficiência. “Temos que aplaudir essa comissão que vai se destacar muito. É um grande avanço que o Recife vai ter e eu gostaria de me somar no que puder contribuir”.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife sobre projeto que cria Comissão.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife sobre requerimentos propostos.
Em 11.12.2023.