O vereador Fred Ferreira (PL) cobrou à Prefeitura políticas públicas para as pessoas em situação de rua e reclamou do aumento do número de usuários de drogas em ruas do bairro de Boa Viagem, na Zona Sul da cidade. O pronunciamento do parlamentar ocorreu na manhã desta terça-feira (9), na reunião plenária da Câmara do Recife. “Sabemos que Boa Viagem é um cartão postal do nosso Estado e do nosso Município", salientou. "Há uma falta de atenção da Prefeitura e os usuários de drogas estão cada vez mais aumentando em Boa Viagem. Esse não é um problema de agora e eu não sou o primeiro vereador a discutir essa questão”.
A fiscalização realizada pelo vereador Eduardo Moura (Novo), no último sábado (6), no terreno da antiga Vila da Aeronáutica, na Zona Sul, onde estão sendo construídos dois habitacionais, foi repercutida durante a reunião plenária da Câmara do Recife, desta terça-feira (9). Ele disse que a obra estava embargada, reclamou por ter sido barrado no local e afirmou que a prerrogativa de fiscalizar a administração municipal não foi respeitada. A vereadora Kari Santos (PT) e o vereador Rinaldo Junior (PSB) questionaram o parlamentar e defenderam a construção dos empreendimentos - uma parceria da Prefeitura do Recife com o programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal.
Com elogios à trajetória profissional do diretor-executivo do Instituto Primeira Infância Plantar Amor (Pipa), Rogério Morais, a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) debateu voto de aplausos e congratulações, de sua autoria, “pelas relevantes contribuições dadas por ele para as políticas públicas voltadas para a primeira infância no Recife”. A concessão, prevista no requerimento número 8215/2025, foi debatida, também, pelo vereador Carlos Muniz (PSB), na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (9). O requerimento foi aprovado no plenário.
Ao lamentar a morte da menina Alicia Valentina, de 11 anos, que sofreu traumatismo craniano após atos de violência cometidos pelos colegas de uma escola de Belém de São Francisco, município do Sertão do São Francisco, a vereadora Flávia de Nadegi (PV), colocou a Frente Parlamentar em Defesa da Primeira infância, da qual é representante, para acompanhar o caso. “O bullying é uma realidade que mata e precisamos trabalhar políticas públicas para impedir que novos casos ocorram”, disse, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (9). A garota morreu no domingo à noite, no Hospital da Restauração, para onde foi socorrida. “Esse caso escancara a violência escolar, que é pouco debatida em casas legislativas”, disse a parlamentar.
Sob a presidência do vereador Samuel Salazar (MDB) e com a participação da vereadora Flávia de Nadegi (PV) e do vereador Fred Ferreira (PL), a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara do Recife reuniu-se em caráter extraordinário nesta segunda-feira (8). O colegiado apresentou quatro emendas ao parecer pela aprovação do projeto de lei do Executivo nº 22/2025, que altera dispositivos da Lei Municipal nº 19.401, de 4 de julho de 2025, que dispõe sobre a remuneração de servidores e empregados públicos da Administração Direta e Indireta do Município do Recife; da Lei Municipal nº 16.934, de 29 de dezembro de 2003; e do Anexo Único da Lei Municipal nº 14.728, de 8 de março de 1985; e cria cargos públicos.
O projeto de lei Ordinária nº 182/2025, que denomina Paulo Giroldo Cavalcanti da Silva a quadra de esportes de Jardim Planalto, localizada na Avenida Tempo Feliz, no bairro do Sancho, Zona Oeste, foi aprovado em segunda votação no plenário da Câmara do Recife, na reunião Ordinária desta segunda-feira (8). A proposta é de autoria do vereador Eduardo Mota (PSB), e foi discutida por ele na tribuna da Casa com aparte do vereador Samuel Salazar (MDB). Agora, o projeto de lei segue para a sanção do prefeito João Campos.
Foi aprovado por unanimidade o projeto de lei nº 278/2025, de autoria do vereador Carlos Muniz (PSB), que declara de utilidade pública o “Instituto Pipa - Primeira Infância, Plantar Amor Desenvolvimento Tecnológico”. Na tribuna, o autor da matéria fez questão de ressaltar a proposição, que também foi discutida pelos vereadores Luiz Eustáquio (PSB), Tadeu Calheiros (MDB), Samuel Salazar (MDB) e Júnior de Cleto (PSB).
As manifestações de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no último domingo (7), Dia da Independência, foram alvo de comentários negativos do vereador Luiz Eustáquio (PSB) nesta segunda-feira (8). Na tribuna da Câmara Municipal, o parlamentar se pronunciou durante a reunião plenária para fazer uma defesa da soberania nacional, frente à presença de uma bandeira dos Estados Unidos da América (EUA) de grande dimensão no ato organizado pela direita na avenida Paulista, em São Paulo (SP). Após ler a íntegra do Hino Nacional brasileiro, ele criticou o uso do símbolo estrangeiro em meio às pressões do governo dos EUA sobre o Judiciário brasileiro, que julga Bolsonaro por tentativa de golpe de estado. “Eu fico imaginando os brasileiros que morreram naquela luta pela independência; eu fico imaginando aqueles que lutaram. Mas também entendo que, naquela época, infelizmente também teve brasileiros traidores da nação, que lutaram contra o Brasil e foram derrotados. Nós não podemos permitir que essas coisas continuem acontecendo”.
O acúmulo de lixo nas ruas do Recife, o serviço de remoção que deve ser feito pela Prefeitura Municipal e a falta de educação ambiental por parte da população, que insiste em jogar entulhos em vias públicas, foram temas de debate ocorrido na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (8). Os temas foram abordados a partir da discussão de requerimentos de autoria do vereador Felipe Alecrim (Novo) e o debate contou com a participação do vereador Luiz Eustáquio (PSB).
Na manhã desta segunda-feira (8), o vereador Chico Kiko (PSB) destacou, na tribuna da Câmara do Recife, durante a reunião plenária, o requerimento número 8130/2025, de sua autoria, que concede voto de aplausos e congratulações ao maestro Lourenço Maurício da Luz Neto, em virtude dos trabalhos realizados na formação musical e cultural de alunos da cidade. “Entre os anos de 2016 e 2024, o professor e maestro Lourenço Maurício da Luz Neto presidiu a Associação de Bandas, Fanfarras e Regentes de Pernambuco (Abanfare). Eu estou sendo muito justo em prestar essa simples homenagem ao maestro porque além de ensinar a tocar instrumentos, Lourenço também ajuda a tirar muitas crianças e adolescentes da rua. É uma importante história de vida com um significativo legado na formação musical de centenas de jovens e adultos do Recife”. A matéria foi aprovada.