Adriana Falangola Benjamin, ou simplesmente, Dona Didi, é a última representante viva da época do cinema mudo no Brasil. Nascida na Itália, chegou ao Brasil, há mais de 98 anos, com apenas 11 meses de idade. Desde então, vive no Recife e, na tarde de hoje (30), recebeu o Título de Cidadã do Recife por iniciativa do vereador Ricardo Cruz (PPS). O plenário da Câmara ficou tomado por amigos, familiares, empresários, artistas e produtores de cinema. Todos para prestigiar a querida Dona Didi.
A inserção da mulher nos espaços de poder foi o tema de uma reunião solene realizada na Câmara do Recife nesta quinta-feira (30) para encerrar as homenagens ao público feminino feitas no mês de março. O evento, de iniciativa da vereadora Natália de Menudo (PSB), lotou o plenarinho da Casa de José Mariano de mulheres e lideranças políticas e comunitárias.
O Hospital Militar de Área do Recife (HMAR) vive este ano o seu bicentenário de fundação. Uma data marcante para a unidade que prima por manter a tradição de um atendimento humanizado ao mesmo tempo em que busca a inovação em técnicas e equipamentos. Em reconhecimento aos trabalhos prestados aos recifenses, a Câmara Municipal concederá ao HMAR a Medalha do Mérito José Mariano, durante solenidade marcada para o dia 22 de junho. O presidente da Casa, vereador Eduardo Marques (PSB) entregou pessoalmente, na manhã desta quinta-feira, 30, o Decreto Legislativo de número 07/ 2017, que concede a Medalha, ao diretor do Hospital, coronel médico Ronaldo Smolentzov.
No momento em que se debate o impacto que a Medida Provisória 759, que traz novas regras sobre a regularização fundiária rural e urbana, o vereador Almir Fernando (PCdoB) realizou audiência pública na manhã desta quinta-feira, 30, para debater a questão da regularização da posse da terra para famílias de comunidade de baixa renda no Recife. “Somos muito questionados em nosso gabinete sobre a legalização da posse de terra, que na maioria das comunidades está praticamente parada. É uma luta antiga, que atravessa vários governos e não dá sinais de avanço. Com essa MP, cria-se uma nova situação e precisamos saber o que os órgãos do Estado e do município estão planejando”, observou o vereador.
Nesta quarta-feira (29), a Câmara do Recife aprovou em primeira discussão dois projetos de lei que nomeiam equipamentos públicos do município. Antes da votação de um deles – o projeto de lei nº 1/2017, de autoria do Poder Executivo –, o vereador Carlos Gueiros (PSB) levou à tribuna da Casa preocupações a respeito da conduta da Prefeitura na realização desse tipo de homenagem. A matéria em questão denomina Biblioteca Jornalista Carlos Percol a biblioteca do Centro Comunitário da Paz Escritor Ariano Suassuna, em homenagem ao comunicador morto no mesmo acidente aéreo que vitimou o ex-governador Eduardo Campos.
Paredes caídas e acúmulo de lixo. É esse o cenário em que se encontra, segundo o vereador Chico Kiko (PP), o Mercado de Areias, localizado no bairro de mesmo nome. Em discurso realizado na Câmara do Recife nesta quarta-feira (29), o parlamentar criticou o estado de abandono do centro comercial e pediu ao poder público que tomasse providências.
A Câmara Municipal do Recife indicou o vereador Hélio Guabiraba (PRTB) para fazer parte do Conselho Municipal de Defesa a Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Comdica. Ele agradeceu a indicação e disse que vai se esforçar para representar bem a Casa, e especialmente desenvolver um bom trabalho nas ações desenvolvidas pelos mais carentes. “Esse Conselho é da maior importância na formação de crianças e adolescentes em formação”. O parlamentar tomou posse na segunda-feira dia 27.
O procurador da República Pedro Jorge de Melo e Silva assassinado em Olinda em 1982 quando apurava um caso de desvio de verbas públicas, que ficou nacionalmente conhecido como o "Escândalo da Mandioca", virou um documentário chamado “Pedro Jorge: Uma Vida pela Justiça”. E o vereador Amaro Cipriano Maguari foi à tribuna hoje (29) para enaltecer o trabalho do procurador.
Um dia depois de ter participado de evento social no consulado da China, o presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Eduardo Marques (PSB), recebeu visita de cortesia de representantes da Associação da Comunidade Chinesa do Recife. Sete pessoas foram recepcionadas na Casa de José Mariano, onde compareceram com o propósito de reforçar os laços das duas instituições. “Somos de um país oriental e socialista, de cultura muito diferente. Tudo é muito difícil quando chegamos aqui e é muito importante contarmos com apoios e consolidarmos as amizades”, comentou a secretária executiva da Associação Lili Chen.
Numa solenidade festiva que lotou o plenário da Câmara Municipal do Recife, a vereadora Ana Lúcia (PRB) fez homenagem às mulheres, na manhã desta quarta-feira, 29, dando continuidade as comemorações do mês em que há um dia dedicado a elas. “Durante séculos, o papel da mulher foi marcado e restrito essencialmente às funções de mãe, esposa e dona de casa. Ao homem, estava destinado o exercício de uma profissão, de um trabalho remunerado fora do núcleo familiar. Com as atuais mudanças na legislação dos diversos países, pode-se pensar que não existe mais qualquer diferença entre homens e mulheres. Entretanto, isso fica reduzido ao âmbito da previsão legal, uma vez que a prática demonstra que há ainda muitos preconceitos em relação ao papel da mulher na sociedade”, alertou a vereadora.