Um suposto equívoco no veto total da Prefeitura do Recife ao projeto de lei 204/2013, de autoria do vereador André Régis (PSDB), levou o plenário da Câmara Municipal, reunido na manhã desta segunda-feira, 29, a acatar o adiamento da votação da matéria. O projeto de lei, que já tramitou no Legislativo, tendo sido aprovado pelas comissões permanentes e pelo plenário da casa, foi rejeitado pelo prefeito Geraldo Júlio que alegou “inconstitucionalidade” porque a matéria “geraria despesas ao Executivo”. No entanto, ele prevê exatamente o contrário, pois permite gerar receita e o líder do governo, vereador Gilberto Alves (PSD) pediu o adiamento da votação para analisar as razões que levaram o prefeito a vetar a matéria.
Mesmo considerando que o número de acidentes de trânsito no Recife é alarmante, o vereador Eurico Freire (REDE) destacou a redução dos casos que resultam em morte, devido a fiscalização eletrônica. Na tribuna da Casa de José Mariano, na manhã desta segunda-feira, 29, o parlamentar citou a matéria publicada no Jornal do Commercio na última quinta, que traz um levantamento da CTTU apontando a redução em 50% dos acidentes de trânsito com vitimas. “Muitas vezes a colisão ocorre, mas gera menos vítima. Hoje há 95 controladores, redutores e fotossensores instalados no Recife”.
Fred Zero Quatro, codinome artístico de Fred Rodrigues Montenegro, é um dos músicos brasileiros mais importantes da atualidade. Nascido em Jaboatão, em 1962, construiu uma carreira artística que sempre teve o Recife como base profissional e fonte de inspiração. Apesar de jornalista de profissão, foi cantor e compositor que Zero Quatro se consagrou junto à crítica e ao público. E para celebrar e reconhecer a carreira do músico, o vereador Jurandir Liberal (PT) concedeu o Título de Cidadão do Recife a Fred Zero Quatro, na tarde de hoje,25. O vereador Alfredo Santana (PRB) presidiu a solenidade.
Jennifer Kloker, Élio Meneses, Maria Alice. Os nomes dessas vítimas de homicídios de grande repercussão em Pernambuco têm um ponto em comum: seus casos foram alvo do trabalho da delegada Gleide Ângelo, que trouxe justiça às famílias de todos eles. Famosa pela investigação de crimes complexos, Gleide Ângelo foi homenageada nesta quarta-feira (24) na Câmara do Recife, onde recebeu a Medalha do Mérito José Mariano – a mais alta comenda concedida pela Casa. A iniciativa pela honraria coube à vereadora Michele Collins (PP).
Os tambores soaram fortes anunciando que a Nação Maracatu Porto Rico está com cem anos de glórias e de muita luta para sobreviver. Soa estranho que um grupo que é pura expressão de cultura popular tenha dificuldades. Mas tem. Até hoje luta para ser reconhecido como Patrimônio Imaterial e ainda não conseguiu. Quem é de luta não desiste nunca. Nesta terça-feira 23, receberam homenagem prestada pelo vereador Aerto Luna (PRP). O parlamentar foi representado, porque estava em viagem inadiável, pelo presidente da Câmara do Recife, vereador Vicente André Gomes (PSB). Em discurso emocionado pela causa negra no país, Vicente lembrou as oligarquias pernambucanas fizeram sucumbir muitos desses grupos remanescentes de quilombos.
Durante a reunião ordinária desta terça-feira, 23, o vereador André Régis (PSDB) criticou o veto total do Executivo ao projeto de Lei 204/ 2013 de sua autoria. A medida obriga a instalação de recipientes com álcool gel anti-séptico nos estabelecimentos privados do Recife, foi aprovada em duas votações no plenário da Casa e ao seguir para a Prefeitura, foi vetada. O vereador, no entanto, defendeu o seu projeto e não concordou com a justificativa apresentada para o veto.
O vereador Edmar de Oliveira (SDD) teceu duras críticas ao transporte público do Recife e Região Metropolitana, durante a reunião ordinária desta terça-feira, 23. Ele questionou o gerenciamento realizado pelo Grande Recife Consórcio de Transporte e ressaltou que via com tristeza, “o terror e a humilhação a que são submetidas as pessoas que precisam usar os ônibus e o metrô para se deslocar no horário de pico. Isso é um absurdo”, disse.
A morte sistemática de jovens negros que encontra no Recife um dos pontos principais de ocorrência motivou a vereadora Isabella de Roldão (PDT) a realizar audiência pública no plenarinho da Câmara Municipal na manhã desta terça-feira, 23. “Os dados são alarmantes. É a realidade de todo o País, que se repete no Recife. Um tema que precisa de enfrentamento, e se não estivermos juntos essa discussão vai continuar na invisibilidade”, alertou. Isabella disse que agendou a audiência porque acompanhou os trabalhos da CPI do Senado sobre o assassinato de jovens e ficou estarrecida com os resultados, inclusive com uma das conclusões, a de que os tribunais de justiça não têm registro dos processos de homicídio destacando a questão racial. “Precisamos desses dados para sabermos que encaminhamento é dado para esses casos”, afirmou.
O Dia Municipal do Voluntariado tem data garantida no calendário do Recife: criado pela Lei 18.075/2014, de autoria da vereadora Aimée Carvalho (PSB), o dia é celebrado anualmente em 28 de agosto. Para repercutir o assunto, a parlamentar subiu à tribuna da Casa de José Mariano nesta terça-feira (23).
Nesta terça-feira (23), o resultado da primeira pesquisa de intenções de voto para a Prefeitura do Recife, divulgado pelo instituto Ibope na segunda-feira (22), foi um dos principais assuntos debatidos na Câmara Municipal. O tema foi levado à tribuna primeiramente pelo vereador Jurandir Liberal (PT), mas foi comentado também pelos vereadores Marco Aurélio (PRTB), Osmar Ricardo (PT), Almir Fernando (PCdoB) e Gilberto Alves (PSD).