Notícias

“Arraes vive”. A frase, inscrita nas camisetas de diversas pessoas presentes no plenário da Câmara do Recife na manhã desta terça-feira (15), saudava a figura e as ideias do ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes (1916-2005). Exilado pela ditadura militar, ele se tornou um símbolo da esperança na democracia. Reunidos em uma solenidade requerida por sua neta, a vereadora Marília Arraes (PSB), admiradores, familiares e personalidades do mundo político prestigiaram o 99º ano do seu nascimento.

O promotor de justiça Marcellus Ugiette recebeu das mãos do vereador Estéfano Menudo (PSB) a Medalha do Mérito José Mariano, a mais alta comenda da Casa. o vereador disse que "hoje é um dia muito especial porque, além de ser minha primeira homenagem na Câmara do Recife, a pessoa agraciada é especialmente merecedora". O vereador citou Liberato Costa Júnior, ex-vereador por décadas, que o aconselhou a somente outorgar a Medalha a quem de fato a merecesse por ter sido José Mariano um libertário. Menudo seguiu à risca o ensinamento do mestre e só agora, com sete anos de legislatura, homenageou alguém com a comenda.

Para o vereador Osmar Ricardo (PT), os que pedem o impeachement da presidente toleram a presença do presidente da Câmara Federal, deputado Eduardo Cunha, afogado em um mar de lama, com contas já comprovadas na Suíça. Para ele, o presidente da Câmara Federal não tem moral para continuar no cargo.

Três projetos do Executivo (PLE 44/2015, 45/2015 e 47/2015) foram aprovados no seio da Comissão de Legislação e Justiça, no final da tarde de hoje,14. As matérias tratam, respectivamente, da alteração da Lei nº 18.092, de 17 de dezembro de 2014, para compatibilizá-la à Reforma Administrativa instituída pela Lei 18.120, de 25 de fevereiro de 2015; novos procedimentos relativos ao licenciamento urbanístico e o que dispõe sobre a Política Municipal de Saneamento Básico. Após a apreciação da Comissão, os projetos seguem em tramitação para posterior votação no plenário.

Vereadora Vera Lopes (PPS) sugeriu através de requerimento ao plenário da Câmara do Recife que o governo Municipal se empenhe em trazer para a cidade uma unidade da Rede Sara Kubistchek, sediada em Brasília, mas que já tem unidades em Salvador, Fortaleza e Belém. Para ela, é urgente e necessária uma unidade aqui para atende os casos de microcefalia, onde Pernambuco e o recife lideram no país o número de casos, mas de 800.

O Projeto de Lei do Executivo de número 40/ 2015, entrou em votação na reunião plenária desta segunda-feira, 14, mas a vereadora Isabella de Roldão (PDT) questionou o conteúdo e o regime de urgência da medida. Seguiu-se um debate sobre o assunto e Jurandir Liberal (PT) pediu que a Mesa Diretora retirasse a medida de pauta. O líder do Governo na Casa, Gilberto Alves (PTN), ressaltou que não via dificuldades em ter a votação adiada para uma maior análise dos parlamentares.

O Dia da Bíblia é comemorado no Brasil em 10 de dezembro. Na Câmara, a data foi marcada por uma reunião solene que homenageou o livro sagrado cristão e, também, entidades que desenvolvem trabalhos de evangelização, a exemplo da ONG Visão Mundial, Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), Igreja Evangélica Assembleia de Deus, Igreja Batista da Capunga, Igreja Assembleia de Deus, Ministério Novas de Paz e a Convenção Batista de Pernambuco. A reunião foi lembrada pelo autor da iniciativa, vereador Luiz Eustáquio (Rede), na tarde desta segunda-feira, 14.

O aumento dos casos de microcefalia entre recém-nascidos tem preocupado cada vez mais a população. Só em Pernambuco, 804 bebês já foram notificados com suspeita da doença. Desse total, 251 receberam a confirmação do diagnóstico, segundo critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS). Por isso, na última sexta-feira, 11, a vereadora Aimée Carvalho (PSB) e o vereador Eurico Freire (PV) realizaram uma reunião pública para discutir o assunto.

Requerimento do vereador Carlos Gueiros (PTB) pedindo a transcrição de u artigo escrito pelo ex-governador Roberto Magalhães “Uma luz na escuridão”, sobre o impeachment da presidente, suscitou controvérsia entre os parlamentares. André Régis (PSDB) disse que no artigo o ex-governador defende a saída da presidente e que o vice Michel Temer assuma o país, dando mais estabilidade.

A regulamentação dos food trucks foi debatida na manhã de hoje, no Plenarinho, e o assunto foi repercutido pelo vereador Wanderson Florêncio (PSDB). “É uma grande iniciativa que vem agitando a cidade: a comida sobre rodas. E vem dando vida às ruas trazendo animação e movimento”.